Durante os últimos meses, a palavra “metaverso” ganhou força e atraiu o interesse de milhares de pessoas. Uma das principais razões para isso foi o Facebook, que mudou o nome de sua empresa para Meta baseado nesse conceito. Embora pareça algo muito diferente, o mercado financeiro já observava essa tendência com ativos digitais. Porém, após o anúncio de Mark Zuckerberg, começaram a surgir as criptomoedas metaverso.
Aproveitando o crescente interesse por esse tipo de investimento, diversas empresas passaram a criar e utilizar ativos ligados ao metaverso. Mas o que é esse conceito? Quais são as principais criptomoedas relacionadas a ele? Preparamos, neste texto, tudo o que você precisa saber a respeito do tema e se preparar para um novo futuro. Aproveite!
O que é Metaverso
Apesar de ter sido anunciado pelo dono do Facebook, o termo metaverso apareceu pela primeira vez em um livro de ficção científica lançado em 1992. A publicação, intitulada “Snow Crash”, mostrava que as pessoas utilizavam o metaverso para escapar da realidade. Assim, viviam em um mundo virtual por meio dos seus avatares.
Na prática, o conceito anunciado por Zuckerberg é exatamente igual. A diferença é que a ideia do empresário é digitalizar todos os hábitos das pessoas, desde fazer uma simples compra até mesmo trabalhar e socializar com as pessoas. Tudo isso no mundo virtual. E como isso vai funcionar?
A ideia é que o metaverso funcione com as tecnologias que já conhecemos, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e… criptomoedas! É com elas que toda e qualquer transação poderá ser feita. É por isso que o metaverso é um dos projetos mais promissores que existem hoje em dia. Grandes empresas além do Facebook também já têm planos semelhantes, como a Microsoft.
Essa visão futurista é um dos principais motivos que fazem os ativos atrelados a ela atraírem cada vez mais investidores. Já imaginou a valorização das criptomoedas caso o plano dessas empresas realmente dê certo?
>>> Muitas pessoas ainda ficam receosas de fazer investimentos em criptomoedas. Porém, o hábito das pessoas realmente mudou para o ambiente digital ao longo do tempo. Com o mercado financeiro não é diferente. Mas será que vale a pena? No vídeo a seguir, a especialista Clara Sodré faz uma análise simples e direta que pode ajudar na sua decisão. Confira abaixo e tire todas as suas dúvidas:
Por que as criptomoedas Metaverso estão crescendo
As criptomoedas associadas ao metaverso e a games de blockchain foram as que mais valorizaram em 2021. Se olharmos apenas o desempenho do token GALA, por exemplo, houve uma valorização de incríveis 52.000%. Mas por que isso acontece?
Ao analisar racionalmente, não há um motivo específico que não seja apenas especulação de mercado. Muitas vezes, um ativo está mais em evidência que outro por conta de notícias e rumores. Isso faz com que o interesse das pessoas aumente de repente, na esperança de que a criptomoeda seja a nova Bitcoin.
Mas além da valorização, por que será que novos ativos surgem a cada ano? Há vários aspectos que contribuem para isso. Um deles é que a maioria utiliza a tecnologia blockchain em seu desenvolvimento. Isso permite segurança e rapidez maiores em transações, pois contam códigos únicos para cada uma delas.
Outro fator importante é que as pessoas que codificam essas transações — conhecidas como mineradores — recebem com os próprios ativos para fazer isso. Ou seja: são recompensadas pelo próprio esforço e, ao mesmo tempo, responsáveis por movimentar as validações.
Um último ponto — e não menos importante — é que estão atreladas a games. A modalidade play-to-earn tem ganhado cada vez mais relevância entre os jogadores, que são recompensados com esses ativos digitais. Essa é uma forma de estimular o uso das criptomoedas, que têm ganhado cada vez mais destaque entre jovens.
>>> Com um assunto tão novo como as criptomoedas, muitas pessoas ainda ficam receosas de investir, seja nessa ou em outras modalidades de investimento. Se você é uma delas, saiba que a Xpeed pode lhe ajudar. Com o curso “Superando o medo de investir” você terá mais tranquilidade e firmeza nas decisões. Linguagem simples e construída com objetivo de esclarecer por onde começar. Faça sua inscrição clicando na imagem abaixo:
Metaverso: criptomoedas promissoras para o futuro?
Como você pode ter visto, o interesse pelas criptomoedas do metaverso tem crescido cada vez mais. Mas quais são as mais promissoras para o futuro? Listamos a seguir algumas que você pode ficar de olho e os motivos para isso. Confira:
1. The Sandbox (SAND)
Lançado em 2012, o projeto visava concorrer com o sucesso Minecraft, um jogo muito popular entre os jovens. Porém, ao longo do tempo a empresa responsável fez uma reformulação e passou a figurar no universo das NFTs, tornando-se um jogo colaborativo. Foi nessa mudança que surgiu a SAND, criptomoeda que é utilizada dentro do The Sandbox, um jogo onde se pode ter uma vida online.
O ativo é semelhante a plataformas mais conhecidas, como a Decentraland (MANA) e a Axie Infinity (AXS). Com a chegada do metaverso, houve uma valorização de 900% somente em outubro de 2021.
2. Illuvium (ILV)
Construído totalmente por meio de uma plataforma blockchain, o Illuvium é um game de batalha que visa recompensar seus usuários com a NFT do jogo, o ILV. Assim como muitos outros jogos parecidos, ele é baseado no modelo play-to-earn, onde os ganhadores das batalhas recebem as NFTs.
Muitos especialistas de mercado observam o ativo com atenção, pois veem o game como a próxima etapa do multiverso. Tudo isso porque o jogo possui uma interatividade em 3D, considerado uma evolução importante em comparação a seus principais concorrentes, como a AXS.
3. My Neighbor Alice (LICE)
Assim como outros projetos ligados ao metaverso, o My Neighbor Alice é um jogo de construção virtual onde jogadores conseguem fazer um terreno personalizado. Nele, é possível fazer diversos serviços como pescaria, agropecuária, entre outros. Para deixar os terrenos ainda melhores, os jogadores podem utilizar NFTs.
E é por meio desses ativos que muitas pessoas podem ver retorno sobre o investimento. Isso porque, caso você possua um NFT que desperte o desejo de outros jogadores, pode ter uma valorização e vender com lucro. Por exemplo: animais, decorações, avatares, casas, entre outros. Tudo isso através da ALICE, que é a moeda oficial do jogo.
4. Ultra (UOS)
O Ultra tem o propósito de ser uma plataforma de games dentro do metaverso. Para quem está habituado com esse meio, seria uma Steam. Ou seja: os usuários podem consultar títulos, baixar e fazer compras dos games favoritos. Tudo isso por meio da moeda UOS, que utiliza a tecnologia de blockchain, descentralizando todas as transações.
Um dos diferenciais da plataforma é que ela não depende de um jogo específico, pois ela é responsável por compilar vários games. Se você quiser investir nesse ativo, precisa procurar por uma corretora de criptomoedas. Agora, se você quiser uma alternativa para captar essa cripto, pode fazer a mineração como em outros ativos similares.
5. Netvrk (NTVRK)
Focado em realidade virtual, esse ativo é uma grande aposta para todo o mercado. Ligado ao metaverso, ele foi um dos que mais apresentou valorização no ano de 2021, captando algo em torno de US$ 200 milhões. O grande desafio é o ativo provar realmente o seu valor.
Feita por meio de blockchain, a plataforma tem ferramentas que permitem os usuários a criar, compartilhar e monetizar suas ideias.
6. Star Atlas (ATLAS)
Um dos lançamentos mais aguardados de 2021, o Star Atlas foi desenvolvido todo na plataforma Solana. A ideia é que os jogadores lucrem conforme participem do game, que leva o nome de Score. Por meio de naves espaciais, os usuários precisam fazer missões em um universo, gerando recompensas em forma de cripto ativos. No caso específico deste jogo, a moeda que gira a economia no game é a ATLAS.
Riscos e cuidados para os cripto investidores
Por ter uma alta volatilidade, ou seja, valoriza e desvaloriza muito rápido, o ideal é não centralizar a maior parte dos seus investimentos nesses ativos. Isso porque, ao fazer isso, você se expõe a um risco maior. Da mesma forma que você pode ter bons lucros, o prejuízo pode ser proporcional.
Muitas vezes você poderá pensar que tem uma ótima oportunidade, mas caberá somente a você avaliar a exposição da sua carteira de forma racional. Diversificar os recursos é a maneira mais fácil de garantir lucros, principalmente no longo prazo. Investir de forma consciente, sem deixar se levar pela emoção, é a forma mais prudente de tomar suas decisões.
Investir, sobretudo, é uma questão de conhecimento. Para ajudar, separamos os conceitos essenciais que você precisa saber para investir na bolsa de valores. Preparamos um material incrível para você consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade. Baixe agora mesmo o Guia da Bolsa para Investidores e tenha tranquilidade na hora de fazer as suas aplicações. Clique na imagem abaixo e faça o download!