A infraestrutura de Desktop Virtual impacta diretamente o trabalho da equipe de TI e, consequentemente, de todo o funcionamento de uma empresa.
A gestão de custos nas empresas tem ganhado cada vez mais força e importância estratégica. Principalmente quando o assunto é segurança e facilidade de uso e de acesso às ferramentas tecnológicas. Por isso, a infraestrutura de Desktop Virtual, conhecida como VDI, é a opção escolhida para promover o alto desempenho de todos os setores.
Em suma, ela é a melhor aliada da equipe de TI e, consequentemente, da empresa como um todo. Antigamente, implementar e/ou integrar sistemas era um obstáculo imenso para qualquer negócio. O custo era alto e o trabalho, no mínimo, desafiador.
Alguns exemplos desses desafios são:
- o tempo que uma empresa demora para disponibilizar no mercado uma nova unidade de negócios;
- o tempo que a organização leva para colocar uma nova estação de trabalho em funcionamento para novos colaboradores.
Nessas situações é a equipe de TI (Tecnologia da Informação) que precisa resolver e assumir responsabilidades para instalar e gerenciar todos os softwares utilizados pela corporação, sem atrasar os processos e os planejamentos corporativos.
Mas, como fazer isso de modo rápido, eficiente, seguro e econômico? Pelo Virtual Desktop Infrastructure (VDI) ou Infraestrutura de Desktop Virtual. Leia até o final e entenda o que é e como esse ambiente funciona na prática.
O que é infraestrutura de Desktop Virtual ?
A infraestrutura de Desktop Virtual, chamada de virtual desktop infrastructure (VDI) em inglês, é o conjunto de máquinas virtuais que fornece e gerencia desktops virtuais de modo remoto. Ou seja, é um servidor que permite que os colaboradores acessem serviços, sistemas e aplicativos corporativos de qualquer lugar.
Ela é a forma mais eficiente e econômica que a equipe de TI tem para gerenciar a segurança de toda a infraestrutura virtual de uma empresa, mantendo-a em funcionamento contínuo.
O ambiente de VDI de informática possibilita a criação de um data center virtual que reúne e integra dados, aplicativos e desktops empresariais aos colaboradores por meio da internet. Tudo é feito por meio de um servidor host.
A VDI pode ser:
- persistente: o colaborador se conecta ao mesmo desktop e pode personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Nesse caso, os desktops virtuais em ambiente de VDI funcionam igual a um desktop físico pessoal, como o notebook que você tem em casa;
- não persistente: a conexão é feita em desktops genéricos, sem salvar alterações. É usada em empresas com muitos colaboradores que acessam o computador para tarefas básicas, repetitivas ou limitadas, sem precisar de um desktop personalizado.
< Leia também: Cloud Computing: tudo o que você precisa saber para ingressar na área com o pé direito />
Como funciona a VDI?
No ambiente de Desktop Virtual, a área de trabalho do colaborador se encontra em uma imagem padronizada que fica armazenada no data center central da companhia, podendo ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar.
Num ambiente de VDI, o único item indispensável é o equipamento cliente, em geral um thin client, que tem a grande vantagem de ser instalado por alguém sem nenhum conhecimento técnico.
Afinal, só é necessário conectar o thin client em uma tomada elétrica e um cabo de rede, pois, todo o restante da configuração, é controlado pelo software central de gestão do ambiente de Desktop Virtual .
Por se tratar de um ambiente centralizado, a utilização do investimento feito no ambiente de VDI é melhor aproveitado do que aquele feito em um ambiente tradicional com um desktop para cada funcionário.
Pois, nesse caso, temos o compartilhamento dos recursos dos servidores e a possibilidade de que a “sobra” de recursos de um usuário possa ser direcionada para atender às necessidade de outro.
Esse tipo de possibilidade também apresenta melhor um indicador muito importante, que é o Custo Total de Propriedade, ou TCO na sigla em inglês, que indica quanto custa para a empresa ser dona de determinada tecnologia ou de determinado equipamento.
De forma resumida, a infraestrutura de Desktop Virtual funciona por meio de máquinas virtuais (VMs) que são controladas por um software centralizado. Essas máquinas hospedam um sistema operacional, como o VDI Microsoft.
Benefícios da infraestrutura de Desktop Virtual
Num ambiente de VDI, o funcionário tem a liberdade e a flexibilidade de trabalhar de lugares distintos do seu ambiente principal.
Imagine que um colaborador trabalhe em Belo Horizonte e um dos seus projetos esteja em uma situação crítica, gerando uma viagem de última hora para Fortaleza. Ao chegar lá, ele loga no ambiente virtual da empresa e tem acesso à mesma tela e à mesma configuração usada na sua estação de trabalho.
Ou seja, ele não perde tempo reconfigurando a área de trabalho virtual e entendendo um novo sistema.
Além disso, o uso do Desktop Virtual nas empresas proporciona a redução de custos e de tempo de implantação de sistemas e aplicativos. O que era feito durante dias, é resolvido em poucas horas.
E mais: não é preciso que um funcionário de TI se desloque, ele pode resolver tudo de seu sistema que integra outras máquinas virtuais.
< Saiba mais: Conheça os 10 mitos da computação em nuvem />
Exemplo de ambiente de VDI
Quando falamos em disponibilizar uma nova estação de trabalho para um colaborador, por exemplo, deve-se pensar em um equipamento que possua a capacidade para atender às demandas da função específica (CPU, memória, HD, etc), licenciamento dos softwares, manutenção, spare parts (equipamentos sobressalentes), atualização tecnológica etc.
Isso levando em consideração que os fabricantes mudam constantemente suas linhas de produtos, o que dificulta a padronização do ambiente e, consequentemente, aumenta o custo de manutenção do mesmo.
Portanto, a Virtual Desktop Infrastructure é uma grande aliada na redução do tempo de implantação de um novo ambiente produtivo, além de permitir o aumento da produtividade dos profissionais a partir da padronização do seu desktop, independentemente de onde ele esteja fisicamente.
Ainda no que diz respeito à diminuição do tempo para a ativação de novas unidades produtivas, um conjunto de ferramentas e novos conceitos, tais como NFV, SDN e SD-WAN, podem complementar a VDI e trazer ganhos ainda maiores na operação de ambientes complexos ou altamente distribuídos.
Percebeu que o uso de uma infraestrutura de Desktop Virtual impacta toda a organização?
Por isso, é importante aprender e conhecer todas as novas possibilidades tecnológicas e potencializar o trabalho dos colaboradores.
Se deseja se especializar em Gestão de Operação de TI, Gestão de TI ou outra área da tecnologia da informação, faça parte da plataforma XPE Multi+, que disponibiliza dezenas de cursos e conteúdos relevantes para mergulhar de cabeça e se destacar no mercado.