Outsourcing de TI vale a pena? Saiba tudo sobre esse conceito

Quanto mais mão-de-obra especializada melhores os resultados, certo?

Em um contexto de mercado totalmente tecnológico, a cada dia aumenta a demanda por profissionais de TI mais experientes e capacitados. A grande questão surge em como encontrar esses perfis em um mercado tão competitivo e que necessita de rapidez para execução de suas demandas. Nesse sentido, o outsourcing de TI tem sido uma das práticas mais comuns pelas empresas.

Além de praticidade para encontrar equipes mais eficientes de forma rápida, existem outras vantagens como a redução de custos e a própria qualidade do trabalho para o desenvolvimento das estratégias estipuladas. 📈

Neste artigo você vai conferir os principais detalhes sobre esse modelo de trabalho e contratação, aprofundamento dos seus benefícios e por que você deveria investir na sua empresa. Continue a leitura e descubra! 👇

O que é Outsourcing de TI?

O outsourcing nada mais é do que a terceirização dos serviços de TI. Ou seja, é a empresa contratar uma equipe de fora especializada nos assuntos que necessita, dependendo da situação, pode ser, até mesmo, o setor inteiro. 

Realiza atividades como a de gestão e suporte do parque tecnológico, possibilitando que a equipe interna da empresa foque em outros assuntos, como no seu core business (negócio principal).

Ele é um tendência no mercado atual, pois é uma prática que conta com a ajuda de empresas especializadas do setor para realizar os trabalhos, o que contribui para mais eficiência no atingimento dos resultados

Portanto, é uma prática em que a empresa contratante realmente não precisa se preocupar com a execução das tarefas, mas sim acompanhar o que está sendo realizado pelo parceiro. 🤝

Como é aplicado o Outsourcing de TI nas empresas?

Conforme já explicado, o outsourcing de TI é a terceirização da gestão e do controle de sistemas de tecnologia de uma empresa.

A terceirização de serviços tem sido uma forma de serviço muito utilizada nos últimos anos, pois tem apresentado um melhor custo-benefício, além de aumentar a produtividade para o negócio. 

Para sua aplicação pelas corporações, normalmente há uma negociação mediante ao oferecimento de um pacote de serviços por parte da empresa de outsourcing (terceirizada) e do pagamento fixo mensal de uma taxa, por parte da companhia contratante. 

Nesse sentido, funções normalmente escolhidas para essa prática são: 👇

  • Manutenção de computadores;
  • Suporte técnico;
  • Data center;
  • Hospedagem e armazenamento;
  • Redes e internet;
  • Manutenção de hardware;
  • Gestão e atualização de sistemas;
  • Manutenção e programação de sistemas;
  • Segurança da informação.

Quais os benefícios do outsourcing de TI?

Quando pensamos em benefícios do outsourcing de TI diversos vem à tona. Confira os principais: 👇

Melhor custo-benefício

Ao contar com um setor de TI especializado, capacitado e atualizado existem mais chances dos resultados serem alcançados. 

E como investir em novos colaboradores pode gastar bem mais do que o esperado, contratar uma equipe de fora permite controlar melhor os custos da área e ter maior clareza quanto ao destino do investimento que está sendo realizado.

Mais agilidade para resolver demandas

Como você passa a ter profissionais mais capacitados e prontos para a execução, fica mais fácil e rápida a resolução de problemas.

Monitoramento e disponibilidade

Sabemos que gerir todo o setor de TI pode ser um trabalho complexo e, principalmente, que demanda bastante tempo para realizar.

E a monitoração das atividades da área é uma das preocupações que comprometem o tempo e faz com que vários funcionários declinem tarefas que poderiam proporcionar avanços internos e externos para a companhia. 

Com o outsourcing isso é evitado e melhorado.

Reduz erros operacionais

Tendo profissionais com mais expertise na área, diminui a tendência de erros e outros riscos operacionais

Além de que, se acontecerem, também são mais fáceis de detectar e resolver, diminuindo a ocorrência de problemas que podem prejudicar sua operação.

Padronização

Contratar essa equipe de fora permite uma padronização do trabalho, o que contribui para mais agilidade e eficácia.

Pense bem, se peças e equipamentos estão padronizados, eles oferecem uma manutenção mais assertiva, bem como impede as incompatibilidades entre hardware e software ou qualquer integração de sistemas.

Segurança de dados

Um dos maiores focos em qualquer gestão, com o outsourcing de TI isso é ainda mais evidente, pois além das atividades de monitoramento, um profissional capacitado provedor pode tornar o sistema de computadores da sua empresa mais seguro, protegendo os dados e se prevenindo de ataques cibernéticos ou que comprometem a cibersegurança.

Aumento da eficiência

Complementando tudo que já foi dito, melhores profissionais e com mais especializações tendem a trazer mais eficiência em qualquer trabalho.

Exemplos de Outsourcing de TI

profissional capacitado de outsourcing de ti
Outsourcing de TI vale a pena?. Fonte: Getty Images.

Dentro dessa prática de terceirização dos serviços, existem alguns modelos que servem de exemplo de sua execução. 

Hardware as a Service (HaaS)

Esse modelo está focado em fornecer ao cliente equipamentos de TI adequados à sua realidade, sem que seja necessário realizar altos investimentos. 💸

Ou seja, tem uma proposta de garantir um pacote com instalação de máquinas, configurações, suporte técnico e manutenção. 

Software as a Service (SaaS)

Aqui estamos falando de uma empresa que realiza uma assinatura para acesso de softwares que precisa.

Sabe o Pacote Office que você tanto usa? Ele é um modelo de SaaS, assim como existem outras ferramentas, como as de CRM e Marketing em outras empresas.

Desktop as a Service (DTaaS)

Imagine ter um desktop virtual que pode ser acessado de diversos dispositivos através de um ambiente protegido? 

O DTaaS permite isso com o intuito de disponibilizar em uma nuvem todos os serviços que você precisa. A acessibilidade e a flexibilidade são suas maiores características.

Device as a Service (DaaS)

Esse já possui uma solução mais completa, pois que entrega equipamentos e serviços a um cliente de forma personalizada

Ou seja, você contrata uma solução que envolve computadores e tablets, com todos os programas necessários, a uma parcela mensal. 

Workplace as a Service (WaaS)

Esse modelo se baseia na necessidade de garantir o acesso flexível aos ambientes de trabalho, independentemente do equipamento utilizado ou da localização geográfica.

PC as a Service (PCaaS)

Por último, existe esse modelo conhecido pela entregabilidade de um parque tecnológico. 

Ou seja, com ele o cliente passa a ter desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos de última geração prontos para o trabalho, além de softwares atualizados e preparados para o uso. 

Tudo de forma que você resolva seus problemas, execute seus processos e encontre as melhores soluções possíveis. 

Afinal, vale a pena implementar o Outsourcing em processos de TI?

A resposta é: com certeza! Com a modernização do mercado, e a exigência das empresas serem ágeis e inovadoras, contar com uma equipe especializada no que você precisa pode fazer a diferença no desenvolvimento da sua empresa.

Investir em boa infraestrutura e em colaboradores com competência para gerir o setor de Tecnologia da Informação é essencial para obter sucesso nas suas operações. ⭐

Lembre-se que com o outsourcing de TI, os CEOs fazem com que a área deixe de ser apenas um departamento de suporte no dia a dia, e resolução de problemas da empresa, e passa a ser algo mais essencial e assertivo aos objetivos do negócio. 🎯

Portanto, ter uma gestão de TI de sucesso só depende de você e de suas escolhas

O Outsourcing de TI é uma das práticas que pode melhorar sua empresa e suas tomadas de decisões. Para encontrar outras, que tal conhecer no curso sobre Gestão de TI que oferecemos? Clique e saiba mais sobre ele. 🚀

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