Em um contexto de mercado totalmente tecnológico, a cada dia aumenta a demanda por profissionais de TI mais experientes e capacitados. A grande questão surge em como encontrar esses perfis em um mercado tão competitivo e que necessita de rapidez para execução de suas demandas. Nesse sentido, o outsourcing de TI tem sido uma das práticas mais comuns pelas empresas.
Além de praticidade para encontrar equipes mais eficientes de forma rápida, existem outras vantagens como a redução de custos e a própria qualidade do trabalho para o desenvolvimento das estratégias estipuladas. 📈
Neste artigo você vai conferir os principais detalhes sobre esse modelo de trabalho e contratação, aprofundamento dos seus benefícios e por que você deveria investir na sua empresa. Continue a leitura e descubra! 👇
O que é Outsourcing de TI?
O outsourcing nada mais é do que a terceirização dos serviços de TI. Ou seja, é a empresa contratar uma equipe de fora especializada nos assuntos que necessita, dependendo da situação, pode ser, até mesmo, o setor inteiro.
Realiza atividades como a de gestão e suporte do parque tecnológico, possibilitando que a equipe interna da empresa foque em outros assuntos, como no seu core business (negócio principal).
Ele é um tendência no mercado atual, pois é uma prática que conta com a ajuda de empresas especializadas do setor para realizar os trabalhos, o que contribui para mais eficiência no atingimento dos resultados.
Portanto, é uma prática em que a empresa contratante realmente não precisa se preocupar com a execução das tarefas, mas sim acompanhar o que está sendo realizado pelo parceiro. 🤝
Como é aplicado o Outsourcing de TI nas empresas?
Conforme já explicado, o outsourcing de TI é a terceirização da gestão e do controle de sistemas de tecnologia de uma empresa.
A terceirização de serviços tem sido uma forma de serviço muito utilizada nos últimos anos, pois tem apresentado um melhor custo-benefício, além de aumentar a produtividade para o negócio.
Para sua aplicação pelas corporações, normalmente há uma negociação mediante ao oferecimento de um pacote de serviços por parte da empresa de outsourcing (terceirizada) e do pagamento fixo mensal de uma taxa, por parte da companhia contratante.
Nesse sentido, funções normalmente escolhidas para essa prática são: 👇
- Manutenção de computadores;
- Suporte técnico;
- Data center;
- Hospedagem e armazenamento;
- Redes e internet;
- Manutenção de hardware;
- Gestão e atualização de sistemas;
- Manutenção e programação de sistemas;
- Segurança da informação.
Quais os benefícios do outsourcing de TI?
Quando pensamos em benefícios do outsourcing de TI diversos vem à tona. Confira os principais: 👇
Melhor custo-benefício
Ao contar com um setor de TI especializado, capacitado e atualizado existem mais chances dos resultados serem alcançados.
E como investir em novos colaboradores pode gastar bem mais do que o esperado, contratar uma equipe de fora permite controlar melhor os custos da área e ter maior clareza quanto ao destino do investimento que está sendo realizado.
Mais agilidade para resolver demandas
Como você passa a ter profissionais mais capacitados e prontos para a execução, fica mais fácil e rápida a resolução de problemas.
Monitoramento e disponibilidade
Sabemos que gerir todo o setor de TI pode ser um trabalho complexo e, principalmente, que demanda bastante tempo para realizar.
E a monitoração das atividades da área é uma das preocupações que comprometem o tempo e faz com que vários funcionários declinem tarefas que poderiam proporcionar avanços internos e externos para a companhia.
Com o outsourcing isso é evitado e melhorado.
Reduz erros operacionais
Tendo profissionais com mais expertise na área, diminui a tendência de erros e outros riscos operacionais.
Além de que, se acontecerem, também são mais fáceis de detectar e resolver, diminuindo a ocorrência de problemas que podem prejudicar sua operação.
Padronização
Contratar essa equipe de fora permite uma padronização do trabalho, o que contribui para mais agilidade e eficácia.
Pense bem, se peças e equipamentos estão padronizados, eles oferecem uma manutenção mais assertiva, bem como impede as incompatibilidades entre hardware e software ou qualquer integração de sistemas.
Segurança de dados
Um dos maiores focos em qualquer gestão, com o outsourcing de TI isso é ainda mais evidente, pois além das atividades de monitoramento, um profissional capacitado provedor pode tornar o sistema de computadores da sua empresa mais seguro, protegendo os dados e se prevenindo de ataques cibernéticos ou que comprometem a cibersegurança.
Aumento da eficiência
Complementando tudo que já foi dito, melhores profissionais e com mais especializações tendem a trazer mais eficiência em qualquer trabalho.
Exemplos de Outsourcing de TI
Dentro dessa prática de terceirização dos serviços, existem alguns modelos que servem de exemplo de sua execução.
Hardware as a Service (HaaS)
Esse modelo está focado em fornecer ao cliente equipamentos de TI adequados à sua realidade, sem que seja necessário realizar altos investimentos. 💸
Ou seja, tem uma proposta de garantir um pacote com instalação de máquinas, configurações, suporte técnico e manutenção.
Software as a Service (SaaS)
Aqui estamos falando de uma empresa que realiza uma assinatura para acesso de softwares que precisa.
Sabe o Pacote Office que você tanto usa? Ele é um modelo de SaaS, assim como existem outras ferramentas, como as de CRM e Marketing em outras empresas.
Desktop as a Service (DTaaS)
Imagine ter um desktop virtual que pode ser acessado de diversos dispositivos através de um ambiente protegido?
O DTaaS permite isso com o intuito de disponibilizar em uma nuvem todos os serviços que você precisa. A acessibilidade e a flexibilidade são suas maiores características.
Device as a Service (DaaS)
Esse já possui uma solução mais completa, pois que entrega equipamentos e serviços a um cliente de forma personalizada.
Ou seja, você contrata uma solução que envolve computadores e tablets, com todos os programas necessários, a uma parcela mensal.
Workplace as a Service (WaaS)
Esse modelo se baseia na necessidade de garantir o acesso flexível aos ambientes de trabalho, independentemente do equipamento utilizado ou da localização geográfica.
PC as a Service (PCaaS)
Por último, existe esse modelo conhecido pela entregabilidade de um parque tecnológico.
Ou seja, com ele o cliente passa a ter desktops, notebooks, tablets e outros dispositivos de última geração prontos para o trabalho, além de softwares atualizados e preparados para o uso.
Tudo de forma que você resolva seus problemas, execute seus processos e encontre as melhores soluções possíveis.
Afinal, vale a pena implementar o Outsourcing em processos de TI?
A resposta é: com certeza! Com a modernização do mercado, e a exigência das empresas serem ágeis e inovadoras, contar com uma equipe especializada no que você precisa pode fazer a diferença no desenvolvimento da sua empresa.
Investir em boa infraestrutura e em colaboradores com competência para gerir o setor de Tecnologia da Informação é essencial para obter sucesso nas suas operações. ⭐
Lembre-se que com o outsourcing de TI, os CEOs fazem com que a área deixe de ser apenas um departamento de suporte no dia a dia, e resolução de problemas da empresa, e passa a ser algo mais essencial e assertivo aos objetivos do negócio. 🎯
Portanto, ter uma gestão de TI de sucesso só depende de você e de suas escolhas.
O Outsourcing de TI é uma das práticas que pode melhorar sua empresa e suas tomadas de decisões. Para encontrar outras, que tal conhecer no curso sobre Gestão de TI que oferecemos? Clique e saiba mais sobre ele. 🚀