Veja alguns dos fatores que mais podem influenciar e quais as opções disponíveis para você escolher!
As opções de ferramentas de prototipagem disponíveis no mercado continuam a aumentar. A Figma, por exemplo, foi uma das ferramentas que mais cresceu nos últimos anos, atingindo uma avaliação de US$ 10 bilhões em menos de 5 anos
Quem sabe o que estará disponível daqui um mês ou um ano?
Antes de irmos aos principais fatores e quais as melhores ferramentas de prototipagem, vamos entender rapidamente um pouco sobre o seu conceito!
O que é prototipagem?
A definição de um protótipo é uma amostra, modelo ou lançamento inicial de um produto construído com o objetivo de testar conceitos ou processos. Ou seja, a prototipagem serve para avaliar um novo produto ou projeto e a sua usabilidade antes de investir tempo e dinheiro em seu desenvolvimento.
A principal finalidade de uma prototipagem é validar o design com antecedência, coletando feedbacks do mercado, que orientarão os esforços no desenvolvimento do produto.
Em geral, a prototipagem funciona para:
- descrever melhor a intenção do seu design final;
- defender suas decisões com o feedbacks dos clientes;
- economizar tempo e dinheiro fazendo as alterações necessárias durante o desenvolvimento;
- trazer confiança para apresentar um produto ou projeto adequado ao mercado.
< Leia também: UI e UX Design: diferenças e semelhanças / >
A criação de protótipos é essencial no processo de design, uma vez que serve para revisar os conceitos básicos do projeto desde a fase inicial de desenvolvimento, além de permitir compartilhar feedbacks com toda a equipe.
Com as ferramentas de prototipagem para design de UX (User Experience), é possível desenvolver um modelo interativo de sites e aplicativos para identificar qualquer problema no fluxo.
Como escolher uma ferramenta de prototipação?
O que levar em consideração ao escolher Marvel, Invision, Axure ou outra ferramenta de prototipagem? Estes são os principais fatores influenciadores que podem impulsionar a escolha da plataforma ideal, em ordem de importância:
- intenção do protótipo;
- familiaridade e disponibilidade;
- tempo e esforço para produzir um protótipo funcional;
- criando protótipo utilizável para teste;
- curva de aprendizado;
- preços;
- capacidade de criar os próprios Widgets GUI (Graphical User Interface);
- recursos de design colaborativo e remoto;
- soluções e padrões integrados para transições;
- Widgets de GUI incorporados;
- Criação de código fonte utilizável.
Você pode notar a presença de “criação de código fonte utilizável” e que está na parte inferior da lista de prioridades. Este é um ponto um pouco complicado, já que a criação de protótipos que são reutilizáveis para a produção final não é algo comumente feito ou recomendado e há várias razões para isso.
14 melhores ferramentas de prototipagem
As opções abaixo formam uma lista das melhores ferramentas de prototipagem que podem ajudar a apresentar melhor suas ideias de design. Ela serve para diminuir as suas opções à medida que escolhe o que melhor acomoda seu projeto e restrições de tempo.
Porém, tenha em mente que é difícil encontrar uma ferramenta que faça tudo. Às vezes, precisamos usar as melhores partes de um software antes de transferir nosso trabalho para uma plataforma com recursos diferentes.
A sugestão é descobrir o que você precisa para a apresentação na qual está focando, identificar o seu público e determinar a fidelidade que precisa. Às vezes é necessário desenvolver algo do zero, enquanto em outras você só precisa estabelecer o link entre as telas.
A seguir, confira as melhores ferramentas de prototipagem!
1. Figma
Uma das preferidas de muitos usuários e cada vez mais em alta, o Figma foi uma das primeiras ferramentas de prototipagem baseadas em navegador.
Com ele, é possível criar layouts de alta fidelidade e coletar comentários ou anotações sobre os projetos para trazer as ideias da equipe à vida.
< Indicação de leitura: Figma: o que é e como utilizar a ferramenta de design / >
2. Marvel App
O Marvel App é fácil de usar e faz um ótimo trabalho com transições simples. Tudo que você precisa é de um papel, caneta e um telefone para começar o seu projeto.
Também está disponível para iOS e Android com a possibilidade de tirar fotos do seu rascunho e linkar.
3. Balsamiq
O software de wireframe Balsamiq apresenta mais fidelidade no próximo passo após o papel.
A biblioteca de widgets do wireframe do Axure é mais bem avaliada, mas as duas ferramentas de prototipagem online funcionam de forma parecida.
4. Keynotopia
A plataforma Keynotopia oferece uma vasta biblioteca de modelos de wireframe e é ideal para criar protótipos em Apple Keynote, PowerPoint e Google Slides.
É uma das maiores coleções de kits de interface do usuário para projetar mockups, wireframes e protótipos de aplicativos interativos em 30 minutos ou menos.
5. Justinmind
A ferramenta Justinmind ganhou bastante fama nos últimos tempos e muitos a acham parecida com o Axure.
Um de seus recursos de destaque é poder selecionar a plataforma para a qual você está projetando desde o início.
6. Axure
Com o Axure, é possível partir para a alta fidelidade, mas o ideal é para wireframes. Talvez seja a ferramenta de prototipagem mais popular no UX, sendo amplamente utilizada desde 2002, ainda mais graças a suas inúmeras funcionalidades.
7. AfterEffects
O famoso software de animação e efeitos especiais da Adobe, AfterEffects, possui uma curva de aprendizado longa, mas tem uma vasta quantidade de opções para personalização.
É uma das ferramentas preferidas de profissionais de Motion Design.
8. Framer
A ferramenta de prototipagem online Framer também pode ter uma curva de aprendizado difícil para os menos experientes e sem tantos conhecimentos avançados, mas é muito eficaz no que se propõe e com um grande potencial.
Ela é mais voltada a usuários que trabalham com aplicações da Apple e pode ser integrada ao Sketch.
9. Proto.io
A Proto.io dá vida à sua ideia em pouco tempo com uma solução de prototipagem para todas as suas necessidades, criando interfaces de alta fidelidade que podem ser executadas no seu dispositivo.
É uma das ferramentas de prototipação ideais para designers de UX, empreendedores, gerentes de produto e profissionais de marketing.
10. Origami Studio
Disponível para Mac e criado pelo próprio Facebook, o Origami Studio é ideal para apresentar animações para aplicações e funciona facilmente entre Sketch e o Figma.
A ferramenta é usada principalmente em apps iOS, embora também seja compatível com protótipos interativos no Android com a integração Apple Quartz Composer.
11. Adobe XD
Embora ainda esteja em versão beta, tem muitos recursos promissores para o motion design, além de suporte para Mac e Windows.
O nome da Adobe é muito forte e a empresa sempre pode surpreender, mesmo tendo perdido tanto espaço dentro do design de interfaces.
12. Flinto
O Flinto se diferencia com as suas transições que permitem organizar cada elemento de forma muito rápida e eficiente, sendo uma das melhores ferramentas de prototipagem para ajustar entre várias páginas e telas no celular.
Também faz algumas animações mais básicas.
13. Invision app
Com uma boa variedade de quadros com transições simples, o Invision possui recursos e um espaço de trabalho para que as equipes colaborem melhor em tempo real, alinhem-se mais rapidamente e avancem juntas.
14. Webflow
O Webflow oferece aos designers e desenvolvedores o poder de projetar, construir e lançar sites sensíveis visualmente, enquanto escrevem um código fonte bastante limpo.
< Não deixe de ler: o que é User Experience? Como seguir carreira em UX? / >
Agora que você já sabe quais são as melhores ferramentas de prototipação, o que acha de procurar uma carreira com possibilidades de crescimento na área de User Experience e tecnologia?
No Multi+, você encontra cursos e bootcamps que podem personalizar a sua jornada com acesso a dezenas de cursos e conteúdos exclusivos, com os principais profissionais do mercado. Aproveite a oportunidade e seja Multi+!
Conheça alguns de nossos cursos na área de User Experience: