Quando começamos a estudar algo novo, é normal que um dos nossos primeiros questionamentos sejam “quais livros posso ler para aprender mais sobre o assunto?”. Se você está começando a estudar sobre User Experience e está com essa dúvida, neste artigo listamos seis livros User Experience (UX) indispensáveis para quem está começando na área!
UX é a sigla para um termo inglês que se refere a experiência do usuário e abrange diversos cargos. Por exemplo, UX Designer (o mais conhecido na área de UX), UX Writer e UX Research. Independente do cargo que você escolher, os livros deste artigo ajudarão você a ter uma compreensão da área como um todo e ampliar os seus horizontes na área. Salve as dicas e tenha uma boa leitura!
Livros User Experience: por que manter a leitura em dia?
A maioria das pessoas têm mais facilidade para aprender na prática, isso é fato comprovado pela ciência. Entretanto, não é por isso que se deve abandonar a leitura e o estudo da teoria como uma das formas de aprendizagem.
Na área de User Experience, manter a leitura em dia é fundamental para se manter por dentro das novidades e não ficar para trás em um dos segmentos mais promissores do mercado de trabalho.
Além disso, a leitura é um dos meios mais confiáveis para encontrar informações e uma excelente fonte de pesquisa para referência e inspiração para projetos. Afinal, a maioria dos autores são profissionais experientes e com vasta bagagem na área.
Confira abaixo os seis livros selecionados para você começar a estudar sobre User Experience.
1. The Elements of User Experience – Jesse James Garrett
Publicado pela primeira vez em 2002 por Jesse James Garrett, cofundador da agência de design Adaptive Path, o livro “The Elements of User Experience” é considerado uma leitura indispensável para quem quer começar a estudar sobre UX.
Em resumo, o livro é um dos pioneiros quando se fala de experiência do usuário e aborda os 5 elementos do UX. São eles: Estratégia, Escopo, Estrutura, Esqueleto e Superfície.
Para exemplificar como esses elementos funcionam, Garrett utiliza a seguinte imagem:
Cada elemento desempenha um papel:
- Estratégia: é uma etapa de conversa e alinhamento para entender as dores do usuário e definir qual produto será desenvolvido;
- Escopo: etapa de validação do plano desenvolvido anteriormente e definição das especificações do produto;
- Estrutura: dividido entre Design de Interação e Arquitetura de Informação, a estrutura é o momento de pensar como o usuário vai interagir com o produto e definir os fluxos de navegação;
- Esqueleto: é o wireframe do produto, onde é definido a interface e o design da navegação;
- Superfície: é a solução desenvolvida para solucionar um problema. Ou seja, o produto final que o usuário tem contato.
De modo geral, esse livro User Experience serve como referência para quem está iniciando na área e não sabe por onde começar a desenvolver um projeto, já que ele traz um passo a passo de como montar um projeto.
2. HOOKED: Como construir produtos e serviços formadores de hábitos – Nir Eyal
Você sabe porque tem preferência por certos produtos em comparação a outros? Ou porque todos os dias entra nas redes sociais, mesmo com outras coisas mais importantes para fazer? Existe um fator importante para isso: o hábito.
No livro “HOOKED: Como construir produtos e serviços formadores de hábitos” o autor Nir Eyal fala sobre um modelo de negócio chamado Hooked, utilizado por muitas empresas para estimular e engajar os clientes à marca.
Em síntese, o Modelo Hooked consiste em 4 etapas que são explicadas por Eyal ao longo do livro User Experience:
- Gatilho: é o fator motivacional que faz a primeira dar o primeiro passo para executar uma atividade. Por exemplo, um CTA de “clique aqui” ou o tédio pode ser o gatilho;
- Ação: determina o que você vai fazer após ser impactada com o gatilho. Por exemplo, finalizar uma compra ou mandar mensagem para alguém;
- Recompensa: se refere ao que você ganha após executar uma ação. Nem sempre essa recompensa está relacionada a dinheiro, podendo ser likes nas redes sociais, sensação de felicidade, etc;
- Investimento: são os motivos que garantem que o usuário volte a procurar o seu produto ou serviço. Por exemplo, se for um app, as notificações relevantes ou as configurações de preferência podem ser esse motivo decisivo.
3. Don’t Make Me Think – Steve Krug
Ao acessar um site ou baixar um aplicativo, a primeira coisa que você espera é que a página seja intuitiva e que você consiga navegar sem dificuldades, certo? É sobre isso que fala o livro “Don’t make me think”, lançado nos anos 2000 pelo profissional de UX, Steve Krug.
“Uma navegação clara e bem pensada é uma das melhores oportunidades que um site tem para criar uma boa impressão.”
Steve Krug
Em todo o livro, Krug aborda princípios da navegação intuitiva e do design da informação. Além disso, ele traz dicas de como desenvolvedores web e UX designers podem descomplicar a usabilidade e melhorar a experiência dos usuários.
4. Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar – Steven Johnson
A obra de Steven Johnson “Cultura da Interface: Como o computador transforma a nossa maneira de criar e comunicar”, publicada em 1997, é uma excelente fonte de informação para quem busca entender como a forma de comunicação mudou ao longo dos anos com o surgimento de novas tecnologias.
No livro, o autor faz um resgate histórico de como a cultura e a tecnologia se relacionam com a arte. Além disso, Johnson traz reflexões de como os avanços tecnológicos influenciaram o design de interface, que agora precisa ser mais dinâmico e muito mais visual do que textual para prender a atenção do usuário.
5. Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience – Jeff Gothelf e Josh Seiden
Inspirados pelas metodologias ágeis e pela teoria de desenvolvimento Lean, Jeff Gothelf e Josh Seiden lançaram o livro “Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience” em 2013.
Em resumo, o livro faz uma introdução ao Lean UX, abordando princípios e técnicas importantes para executar o processo Lean UX e integrá-lo às organizações. O Lean UX é um processo que permite o foco total na experiência do usuário, sem tanta preocupação com prazos de entrega.
Durante a leitura, Gothelf e Seiden levantam alguns pontos importantes para a execução do Lean UX. Por exemplo, como tornar a sua equipe mais produtiva e fazer com que eles se concentrem para obter resultados positivos, como integrar a voz e os desejos do cliente durante o projeto, como identificar as mudanças necessárias para a integração do Lean UX, etc.
6. Redação Estratégica Para UX: Aumente Engajamento, Conversão e Retenção com Cada Palavra – Torrey Podmajersky
“Como escolher as melhores palavras? E como saber se vão funcionar?”. Essas são duas perguntas que estão na sinopse do livro “Redação Estratégica Para UX” que resumem bem o dilema de quem trabalha com redação.
A autora do livro, Torrey Podmajersky, discute ao longo de 184 páginas quais são as melhores estratégias para converter, engajar e dar todo suporte aos usuários de um produto ou serviço.
Para exemplificar o que está sendo dito, Podmajersky criou empresas fictícias e foi aplicando as estratégias nos exemplos dessas empresas. Além disso, ela também traz os seus planos de trabalho para empresas que ela já prestou consultoria para que o leitor possa tomá-lo como base.
De modo geral, é um livro bem didático e extremamente prático para quem trabalha com redação estratégica.
Conclusão
Estudar sobre UX nunca é demais! Por ser uma área relativamente nova e que vem ganhando espaço nos últimos anos, quanto mais informações sobre a experiência do usuário você tiver, maiores são as suas chances de crescer na área.
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