Quando se fala em função do Banco Central, é preciso entender que o principal órgão regulador da economia do país desempenha atividades para a administração do brasileiro.
São diversas atribuições ao longo dos seus quase 60 anos de história, mas nada se compara a uma instituição que, além de cuidar das finanças do país, alinha as demandas de bancos centrais internacionais.
Para conhecer a verdadeira função do Banco Central, continue acompanhe o artigo, pois aqui vamos a explicar os seguintes tópicos:
- O que é o Banco Central?;
- Quais são as funções do Banco Central do Brasil?;
- Qual a função do Banco Central na regulação da economia?;
- Qual é o impacto do Banco Central nos investimentos?
Boa leitura!
O que é o Banco Central?
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal nascida em 1964 com a proposta de regularizar as relações comerciais do país. Essa função do Banco Central mostra que o órgão não é subordinado a outros poderes, e, sim, tem poder absoluto para aplicar políticas que garantam o equilíbrio econômico.
Por essa razão, o BC é a instituição de maior autoridade do país.
Mas nem sempre foi assim. Antes da década de 60, a Casa da Moeda e o Banco do Brasil desempenhavam papéis semelhantes, no entanto, não havia uma estrutura organizada para cumprir as demandas que surgiam no país.
Desse modo, o Bacen foi desmembrado do Banco do Brasil, tornando-se então um papel fundamental para a nossa economia. Isso porque ele também regulamenta as normas das instituições financeiras e outras políticas monetárias, como balancear a inflação anual, por exemplo.
Essas atividades fazem com que o Banco Central seja um aliado dos cidadãos, garantindo sua segurança de práticas abusivas.
Além disso, ele permite uma concorrência leal entre as empresas do mercado. No mesmo sentido, além das instituições bancárias, as corretoras e gestoras de valores passam pelo “crivo” do Bacen e devem estar devidamente registradas e autorizadas pela instituição.
>>> Leia também: Qual é o índice que mede a inflação oficial no Brasil?
Quais são as funções do Banco Central do Brasil?
Como citamos, a função do Banco Central é fortalecer a estabilidade dos preços, bem como fomentar um sistema financeiro eficiente.
No entanto, são diversas atividades relacionadas à economia que o Bacen desempenha. A partir de agora vamos conhecer detalhadamente uma por uma:
1. Emissão de moeda
Uma das funções mais importantes, o Banco Central faz uma exigente análise antes de ordenar a impressão de novas cédulas. O órgão realiza uma atividade periódica para saber se existe a necessidade de criar mais dinheiro para suprir a economia do país.
Após a aprovação do pedido de produção, o novo lote é encomendado para a Casa da Moeda do Brasil (CMB).
O mais recente exemplo é a criação da nota de R$200, lançada oficialmente em 2 de setembro de 2020. A moeda foi criada com dois objetivos.
Em primeiro lugar, a pandemia do coronavírus provocou as pessoas a fazer reservas de cédulas em casa, diante do distanciamento e fechamento parcial das instituições bancárias. No segundo caso, foi a importância de completar o pagamento do auxílio emergencial.
Vale ressaltar que a liberação para circulação do dinheiro depende da demanda e do ritmo de produção. Enquanto uma parte vai para o bolso da população, o montante fica em poder do governo.
2. Banco dos Bancos
O BC tem como premissa regularizar e monitorar os sistemas de transferência de fundos para garantir a liquidez do sistema bancário. Em outras palavras, ele se responsabiliza por fornecer crédito aos bancos ou intervir em situações em que falta liquidez.
Além do mais, o órgão vigia o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e opera por meio do Sistema de Transferência de Reservas (STR).
3. Supervisor do sistema financeiro
Aqui o papel do Banco Central é criar normas para que o sistema financeiro do país se solidifique, considerando as mudanças na política e economia mundial. Entre as principais tarefas nessa ordem estão a emissão de resoluções e a prevenção de atividades cambiais ilícitas.
4. Banqueiro do governo
Tratando-se do governo, o Banco Central conserva as contas mais simbólicas, além de armazenar moedas estrangeiras. Dentre as responsabilidades, o Bacen regula a movimentação orçamentária, administra as reservas de moedas internacionais, atua nos leilões de títulos públicos representando o Tesouro Nacional e o país em acordos internacionais.
>>> Aprenda mais: O aumento da Selic é bom ou ruim para os investimentos?
Afinal, qual a função do Banco Central na regulação da economia?
A inflação é um dos grandes medos da economia brasileira, uma vez que ela interfere substancialmente nos preços dos produtos. Nesse contexto, o Banco Central tem como premissa garantir o equilíbrio financeiro, conduzindo as políticas monetária, cambial e de crédito.
Portanto, para controlar a inflação, o BC estipula a quantidade de dinheiro circulante no país. Por essas e outras, ele tem o papel fundamental na criação e emissão de novas notas de dinheiro.
Mas isso não significa que as instituições bancárias não possam criar ou oferecer seus produtos como desejam. Pelo contrário, elas têm total liberdade de sua linha de produção, a função do Banco Central é regular as normas adotadas para proteger injustiças para o cidadão brasileiro.
Um exemplo é a Resolução n.º 3919/2010, que determina um pacote básico e gratuito de serviços bancários para que todos os clientes tenham direito de usufruí-lo, independentemente da instituição bancária.
>> Tenha um guia ideal para sempre que precisar saber mais sobre o mundo dos investimentos. Faça o download agora:
Como as decisões do Banco Central impactam os investimentos?
Como vimos, o Banco Central avalia o cumprimento das normas das instituições bancárias, podendo puni-las por eventuais ocorrências, o que, em consequência, afeta alguns investimentos. É o caso do Tesouro Direto, ligado diretamente à inflação.
Isso significa que, se não planejado, você pode perder o dinheiro investido, mesmo que a função do Banco Central seja equilibrar a inflação. Desse modo, fique sempre atento às movimentações do mercado e do BC.