Todos os dias sentimos os impactos da inflação nas nossas vidas. Seja ao fazer alguma compra no mercado ou shopping, na passagem, ou ao investir.
Mas, afinal, você sabe o motivo dessa “palavrinha” ter tanto significado na vida da população? E qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil? Se a sua resposta foi não, veio ao lugar certo!
Para começar a nossa conversa, é preciso entender que a inflação é um termo que indica o aumento dos preços. Nesse aumento se enquadra todo tipo de produto e serviço.
Essa elevação nos preços é calculada pelos índices de inflação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o órgão responsável por produzir essas análises mensais e anuais no País.
O IBGE produz ao todo seis índices de inflação. São eles:
- IPCA;
- INPC;
- IPCA-15;
- IPCA-E;
- IPP;
- SINAPI.
No entanto, dois deles são os mais importantes, pois analisam o impacto do aumento dos preços na população geral. Nesse caso se destacam os índices IPCA e INPC.
Entender sobre os índices de inflação e, principalmente, qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil, é muito importante para saber quando e como investir. Continue a leitura para conhecer todos os detalhes do tema.
Índice que mede a inflação no Brasil: IPCA ou INPC, qual o oficial?
Antes de descobrir qual o índice de inflação real no Brasil, é preciso compreender o que difere os dois mais importantes do País. Por que apenas um entre IPCA e INPC é mais considerado para avaliar a inflação?
Vamos começar desvendando cada sigla dos índices.
O índice IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Já o INPC tem como correspondência: Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
No nome, o que difere os dois é a palavra “amplo”. Enquanto um calcula a realidade dos preços em uma perspectiva populacional maior, outro é mais restrito a um grupo.
Dito isto, você já deve ter entendido qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil, né? Isso mesmo, o IPCA.
Com o IPCA, é analisada a variação do custo de vida médio das famílias com renda de um a 40 salários mínimos por mês. Enquanto que com o INPC essa análise é feita entre famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos.
Como é feito o cálculo do IPCA?
O índice de inflação IPCA, como já foi dito mais acima, é calculado pelo IBGE. Criado em 1979, foi só no ano 2000 que este índice passou a ser o oficial da inflação no País.
Além de ser o índice oficial que mede a inflação, o IPCA também baseia as metas de inflação e serve para revisar a Taxa Selic. Essas duas outras análises são feitas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Comitê de Política Monetária (Copom), respectivamente.
Entendendo qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e a importância do IPCA, vamos direto ao assunto: como é feito o cálculo da inflação real no Brasil?
Essa análise é feita coletando o preço dos produtos e serviços presentes na lista da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A pesquisa é feita nas principais cidades urbanas do País. O que, por mês, equivale a análise de quase 400 mil produtos e serviços e 30 mil lojas visitadas.
Para ter um efeito comparativo válido, a pesquisa é feita mensalmente nos mesmos estabelecimentos. Assim podemos avaliar o retrato da inflação na vida da maioria da população brasileira.
Os produtos pesquisados são divididos em grandes grupos. Cada um deles possui um peso diferente no índice de inflação a depender da importância para a vida da população. Confira os grupos e seu peso na tabela abaixo.
Entender sobre qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil é muito importante, também, para reconhecer o melhor momento para investir. Afinal, o aumento dos preços de produtos e serviços impacta diretamente nessa decisão. Continue a leitura para saber mais sobre o tema.
Valor da inflação para o mercado financeiro no Brasil
A inflação não pesa somente na hora de comprar alimentos, roupas, pagar a escola ou a gasolina, ela aparece também no momento de investir. Afinal, quanto mais se paga nos produtos e serviços, menos se tem para guardar.
Em 2021, o valor da inflação no Brasil vem sofrendo uma alta. A partir do momento que essa alta se torna constante, cria-se um clima de incertezas no âmbito econômico e também no de investimentos.
De acordo com os últimos dados de novembro/2021 da pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa de inflação para 2021 é de 10,15%. Até setembro/2021 este número era de 5,8%. Para 2022 a estimativa é que o IPCA esteja a 5%.
No entanto, estima-se que a taxa Selic tenha alta, de 9,25% até o fim de 2021, para 11% em 2022. Essa expectativa significa que há um movimento para controlar a inflação.
Mas há saída para garantir a rentabilidade de seus investimentos! Confira a seguir como fazer isso, mesmo que o índice de inflação para 2021/2022 esteja alto.
Inflação no Brasil: como proteger seus investimentos?
Já percebeu a importância de saber qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e seu funcionamento, né? Agora, como se preparar para a alta dos preços?
Bom, como disse alí em cima, o índice de inflação para 2021/2022 está com tendência de alta. Assim como há um aumento da Selic. Mesmo que esse retrato atual gere incertezas, é possível contornar os riscos.
Como? Andando junto com a inflação.
Nestas situações os investimentos de renda fixa são uma boa opção. O motivo é que além de estarem ligados ao IPCA, eles têm a porcentagem fixa de rendimento anual.
Entre os investimentos de renda fixa mais propícios para os momentos de inflação alta, estão:
- tesouro direto: tipo de título público, onde se “empresta” dinheiro para o governo, que te paga com juros correspondente ao período do empréstimo;
- renda fixa privada: são as emitidas por bancos e financeiras, CDBs, LCIs, LCAs e debêntures, são alguns exemplos;
- fundos imobiliários: o investimento é aplicado em ativos do mercado imobiliário;
- fundos de inflação: rendimento aliado ao índice IPCA.
Para entender um pouco mais sobre os investimentos em renda fixa, veja o vídeo abaixo para investir sem medo! Dê o play agora mesmo!
Agora que você já sabe qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e como a alta do IPCA afeta a vida da população, chegou o momento de evoluir mais no conhecimento!
Inscreva-se agora no curso: “Renda fixa: ganhos com baixo risco”, da Xpeed School, a escola da XP, e tenha sucesso ao investir!