Você já ouviu falar em Keyvisual? Se você trabalha, ou deseja trabalhar, com design, é essencial conhecer o KV. Basicamente, o Key Visual é uma forma de fazer com que marca seja reconhecida através dos elementos visuais que são aplicados em todas as peças desenvolvidas pela marca.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de KV, as diferenças entre um KV e uma identidade visual, mostrar exemplos do Key Visual aplicado em campanhas de grandes marcas e tirar todas as dúvidas sobre o tema.
O que é Keyvisual?
Técnica muito usada em agências de marketing ou publicidade, o Key Visual consiste em uma única peça, chamada peça piloto ou peça conceito, que serve como um guia visual para uma campanha publicitária. Dessa forma, o KV ajuda a identificar quais elementos devem estar presentes nos materiais produzidos para essa campanha.
Por exemplo, paleta de cores, fontes, tipografia e até mesmo o tom da comunicação devem estar presentes no Key Visual. Além disso, o KV é montado em parceria com um redator, que ajuda na produção textual para as peças e atua diretamente no tom da campanha.
Normalmente, o Key Visual está mais relacionado à marca do que a sua identidade visual ou logo, que já são populares. E, apesar de o KV não ser obrigatório e ser mais comum em campanhas grandes que demandam muitas peças da equipe de direção de arte, um KV facilita na hora da criação e faz com que os materiais tenham uma maior coesão.
Importância do Key Visual para uma empresa
O KV é importante porque ele representa o branding da empresa, ou seja, toda a imagem e o sentimento de identificação do público com a marca que ela trabalhou para construir está sendo representada a partir dessa peça conceito.
Por isso, ter um guia para orientar a campanha faz com que a empresa não se perca durante o processo de comunicação e consiga transmitir tudo o que ela deseja de forma criativa e eficaz.
Importância dos elementos visuais
De acordo com um estudo sobre a velocidade de processamento no sistema visual humano, o nosso cérebro leva apenas 100 milissegundos para entender o significado de uma imagem. Por isso, investir em elementos gráficos para manter um padrão de identificação da sua marca é tão importante.
Abaixo, citamos alguns dos principais elementos:
- Cores: elas são importantes para a identificação da marca e também porque existe uma psicologia das cores, que é capaz transmitir os sentimentos e as emoções desejadas ao seu público;
- Fontes: ter uma fonte muito utilizada nas peças da marca ajuda para que ela seja identificada rapidamente;
- Grafismos: ajudam a reforçar o conteúdo da marca e podem ser ilustrações, colagens, pinturas, depende do objetivo da sua mensagem;
- Iconografia: facilitam a comunicação e emitem uma mensagem através de símbolos. Por exemplo, pense nas sinalizações de trânsito com ícones de “proibido estacionar”.
Diferença entre KV e Identidade Visual
Agora, que você já sabe o que é um Key Visual, surgiu a dúvida de qual é a diferença entre um KV e uma identidade visual? Se sim, pode ficar tranquilo que nós vamos explicar com todos os detalhes!
Identidade visual
Ao contrário do KV, desenvolvido para uma campanha pontual, a identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos (cores, formatos, grafismos, etc.). Eles são responsáveis por criar a identidade da marca, mostrar os seus valores e transmitir ao mundo como eles querem ser vistos.
KV
O Key Visual é a peça que define como os elementos gráficos que pertencem à identidade visual serão aplicados em uma campanha de marketing. É importante destacar que, apesar de usar elementos da identidade visual, no KV é permitido inovar, ir além dos padrões da marca e testar novas possibilidades.
Em resumo: a identidade visual define quais elementos serão usados. Enquanto o KV define como os elementos serão usados em determinada campanha.
Como criar um Keyvisual de impacto?
Pode parecer simples, por se tratar de uma única peça, mas criar um Keyvisual exige dedicação e estudos por parte dos envolvidos. Abaixo, separamos 5 dicas que te ajudarão na hora de criar o seu KV.
Conheça a marca
Primeiramente você precisa conhecer a marca para qual está trabalhando. Afinal, o seu KV faz parte da representação daquela empresa para o público.
Portanto, antes de montar o seu Key Visual estude quais são os valores, a missão e o público que a marca quer atingir. Além disso, entenda quais são os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.
Para isso, você pode elaborar um briefing com perguntas objetivas e mais abrangentes sobre a empresa que devem ser respondidas de maneira sincera pelo seu cliente. A partir dele, você consegue começar a elaborar o KV com mais objetividade.
Analise as informações
Com as respostas do briefing em mãos, é o momento de você analisar as informações obtidas. Essa análise é importante porque as respostas são as expectativas do seu cliente em relação ao projeto que vão guiar o seu KV.
Por exemplo, é a partir das respostas que você começa a pensar se a campanha faz mais sentido para mídia online ou offline, quais formatos e elementos podem ser utilizados, qual a linguagem melhor para o seu público, entre outras questões que devem ser consideradas na hora da criação.
Busque inspirações
Depois que a análise for concluída, é hora do brainstorming! Aproveite o momento para pesquisar referências para o seu projeto, salvar as ideias que a equipe mais curtiu e começar a dar vida ao projeto.
Uma dica legal para essa fase é salvar as ideias e as inspirações em um mesmo local. Assim, fica mais fácil visualizar todas as ideias.
Feedback da equipe
Com a primeira versão do KV finalizado, aconselhamos você a apresentar o seu projeto para outras pessoas, assim elas podem analisar e sugerir melhorias. Por exemplo, se você trabalha em uma agência, é interessante mostrar à pessoa responsável pelas redes sociais, pois ela é quem tem uma maior noção do que funciona melhor nas redes.
Após o feedback, se necessário, faça os ajustes na peça e prepare-se para a última parte do seu Key Visual.
Apresente e defenda a sua ideia de keyvisual
Por fim, chegou a hora de apresentar a ideia e a peça que você desenvolveu para o cliente. Para uma apresentação de sucesso, lembre-se de incluir no seu material o porquê das suas escolhas.
Esse é o momento de vender a sua ideia e o seu trabalho. Por isso, não tenha medo de mostrar todo o seu domínio sobre o assunto. Afinal, você quem trabalhou no projeto e desenvolveu a ideia, é você quem o conhece melhor do que qualquer outra pessoa.
Key Visual para construir campanhas de marketing
O Key Visual é muito utilizado em campanhas de marketing, pois ajuda a marca a ter uma comunicação coesa, sem mudar o tom e os aspectos visuais da comunicação. O principal objetivo do KV em uma campanha é gerar rápida identificação do usuário com o material e causar aquela sensação de que ele já viu aquele material antes.
Cases de sucesso do uso de Keyvisual
Agora que já entendeu o que é keyvisual, vamos para alguns cases de sucesso.
Coca-Cola sem açúcar
O projeto tinha como objetivo transmitir aos adolescentes que, apesar da nova versão sem açúcar, a Coca-Cola não perdeu nem sabor, nem frescos – duas grandes características da marca. Para isso, eles criaram o “sabor do NÃO” e desenvolveram todo o KV acima desse conceito sem perder a identidade visual tão marcante da Coca-Cola.
Grendene Kids Festival
Keyvisual criado a partir do briefing que expressava o desejo da marca de seguir pela mesma linha das campanhas criadas por festivais de música. Por isso, o uso de muitas cores e elementos para representar palco e luzes presentes em shows.
Qual profissional trabalha com Keyvisual?
Dentro de uma agência de marketing, todos podem ter contato e trabalhar brevemente com o Key Visual. Porém, o profissional que trabalha diretamente na criação de KVs é o designer. O diretor de arte é o responsável por dar vida às ideias da equipe.
Por isso, se você deseja trabalhar na área, é preciso ter domínio de programas do pacote Adobe, tais como InDesign e Illustrator. Além disso, é interessante ter uma graduação em Design ou áreas relacionadas.
O mercado de trabalho é bom?
Cada vez mais as pessoas estão entendendo a importância de ter uma apresentação profissional do seu produto ou serviço. Por isso, quem trabalha com Design encontra um mercado em ascensão.
Apesar da média salarial no Brasil, segundo o portal Vagas, estar em torno de R$2.000, muitos designers com anos de experiência recebem salários acima da média, principalmente se tiverem especializações em UI Design ou UX Design.
Uma outra forma de se destacar também é atuando como freelancers. Dependendo do nível de experiência e da complexidade do seu projeto Keyvisual, é possível em apenas um único trabalho conseguir muito mais que os dois mil reais que é o salário médio da profissão.
Por isso, vale a pena investir na área e investir também em um bom networking com empresas e clientes microempreendedores.