A margem de contribuição (MC) é uma métrica importante para qualquer empresa, pois ela influencia a análise de negócios de empreendedores e investidores.
Neste contexto,é válido destacar que uma companhia que não calcula esse indicador pode ter dúvidas sobre os lucros obtidos, como também pode não discernir sobre a viabilidade do empreendimento. Isso significa que é preciso fazer com urgência uma revisão das finanças antes de entrar no prejuízo.
Mas, afinal, o que é margem de contribuição? Como calcular a margem de contribuição total, unitária e índice? É o que você irá descobrir ao ler este artigo!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição, também conhecida como ganho bruto, é a quantia que resulta entre a diferença do custo variável e do preço de venda de um produto.
O valor deve ser suficiente para contribuir com os custos e as despesas fixas, além de gerar lucro.
Ter conhecimento da MC das vendas é fundamental para o planejamento de qualquer negócio, influenciando diretamente a tomada de decisões.
Sobretudo ao considerar que, durante a precificação de um produto ou serviço, pode ser estabelecida uma meta de MC.
Para ficar ainda mais claro, entenda o significado de cada termo:
- Margem: é uma “borda” que protege os seus custos e despesas variáveis, ou seja, todo o valor gasto com a mercadoria;
- Contribuição: ação de contribuir. Ela paga os seus custos e despesas fixas e, assim, gera lucro entrando no caixa.
Para que serve a margem de contribuição?
As vendas de produtos e as contratações de serviços geram receita para as organizações. E, para que uma companhia se mantenha no mercado, o volume total deve ser suficiente para cobrir os custos da empresa e de suas atividades empresariais, tais como:
- comercialização;
- produção;
- prestação de serviços;
- salário dos funcionários;
- juros;
- amortização, etc.
Todas essas despesas podem ser classificadas como fixas (não variam de acordo com as vendas) ou variáveis.
Na contabilização dos números do negócio, após somar todas as receitas, é preciso subtrair as despesas e os custos para encontrar os resultados.
Para identificar esse indicador econômico, em específico, deve-se diminuir todas as despesas variáveis do faturamento da companhia.
Dessa forma, será possível descobrir a quantia de recursos disponível para pagar os custos e as despesas fixas. Ao final, o valor restante será destinado aos lucros do negócio, distribuído entre investidores e sócios ou reinvestindo.
Com isso, a margem difere da margem de lucro, pois a quantidade encontrada ainda é usada para pagar os custos de operação da companhia.
Sendo assim, podemos concluir que a MC serve para a análise de investidores e gestores.
Ao estudar os números, é possível avaliar se as operações da empresa se sustentam e remuneram todas as partes envolvidas.
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Como calcular a margem de contribuição?
Margem de contribuição unitária
O valor unitário corresponde ao quanto cada produto ou serviço contribui individualmente para o pagamento de todas as despesas e gastos fixos da empresa.
A fórmula utilizada para o cálculo é:
MC unit. = PV – (CV + DV)
Sendo assim:
PV: preço de venda unitário;
CV: custo variável unitário;
DV: despesa variável unitária.
Margem de contribuição total
Já a margem total é o volume total de todas as receitas somadas, subtraindo os custos e as despesas fixas.
A fórmula utilizada para o cálculo é:
MC = Receita – (CV + DV)
Sendo:
Receita: (preço de venda x quantidade vendida);
CV: custo variável ou custo das mercadorias vendidas;
DV: despesa variável.
Índice de margem de contribuição
O Índice de Margem de Contribuição (IMC) identifica o quanto do preço de venda de um produto cobre custos e despesas fixas, além do lucro.
A fórmula utilizada para o cálculo é:
IMC = MC / PV
Sendo:
MC: margem de contribuição.
PV: preço de venda.
Exemplo de cálculo
Supomos que uma empresa de confeitaria tenha vendido 2 mil unidades de uma caixa de brigadeiros por R$20 cada. Seus custos unitários totalizaram R$5 e as despesas variáveis resultaram em R$6.
Neste caso, calcula-se a MC total, unitária e o índice da seguinte forma:
Receita total = 2 mil x R$20 = R$40 mil.
Gastos variáveis totais = (R$5 x 2 mil) + (R$6 x 2 mil) = R$ 22 mil.
Gastos variáveis unitários = R$5 + R$6 = R$11.
Com base nesses dados, os valores são:
MC = R$40 mil – R$22 mil = R$18 mil.
MC unit = R$20 – R$11 = R$ 9.
IMC = 9 / 20 = 45%.
Ou seja, cada item contribui com 45% do seu preço de venda para a cobertura de despesa e custo fixo, além de separar o lucro.
Do total faturado, o empreendimento terá R$18 mil para arcar com os gastos fixos e obter lucro.
Como a margem de contribuição influencia os investimentos?
Identificar a margem de contribuição é fundamental para medir o quanto a organização agrega valor aos negócios.
Isso porque o índice é uma forma de avaliar a saúde financeira de uma empresa. Afinal, a MC deve cobrir as operações empresariais e, ainda, resultar em saldo positivo.
Caso esse papel não seja cumprido, as contas podem não fechar e, ao invés de lucro, será um período de prejuízos.
E como isso se aplica aos investimentos?
O investidor pode — e deve — tornar essa métrica um dos seus critérios de avaliação da viabilidade do investimento.
Assim, é possível analisar se a companhia em questão tem condições de se sustentar e, ao mesmo tempo, trazer retornos para seus acionistas.
Portanto, atente-se às informações divulgadas pelas empresas que você deseja investir.
E, agora que você já sabe o que significa, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos sobre análise de mercado.
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