Falar sobre o que é circuit breaker é entender as oscilações da Bolsa de Valores. De fato, esse é um cenário associado a algum momento de crise, mas com grande probabilidade de contorno monetário.
O circuit breaker já foi acionado, por exemplo, durante reduções acentuadas na Bolsa de Valores por conta das alterações no preço do petróleo. Ele vem justamente para mudar alguma situação problemática e suavizar as negociações dos investidores.
Caso você já tenha se assustado quando ouviu falar em circuit breaker, mantenha a calma, pois este recurso é de extrema segurança. Basta entender suas regras e funcionamento, e é isso que faremos ao longo deste artigo. Vamos lá?
O que é circuit breaker?
Circuit breaker é um mecanismo de segurança que paralisa as operações da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, quando as aplicações sofrem quedas bruscas de preços, interferindo no rendimento dos investidores.
A ferramenta possibilita o balanceamento do mercado, ou seja, equilíbrio no número de ordens de venda e de compra. Logo, é esperado que o circuit breaker amenize a situação em vista de um retorno quantitativo e natural.
Para que serve circuit breaker?
Podemos entender que o circuit breaker serve para proteger os investidores dos efeitos negativos das suas negociações.
Imagine apostar na bolsa com um investimento de alto risco e, em poucos minutos, ver o seu dinheiro desvalorizar de forma acentuada? Provavelmente você não está preparado para situações atípicas, e isso acontece pelos seguintes motivos:
- você não sabe direito como investir na Bolsa de Valores;
- você não está acompanhando a queda no momento ocorrido;
- você não entende sobre a possibilidade de circuit breaker.
Logo, o circuit breaker automaticamente serve como um recurso extra de segurança para realizar as aplicações de forma segura. A paralisação dos acordos permite que os investidores se planejem estrategicamente e mudem o jogo durante o momento turbulento do mercado.
Quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Aproveite o nosso curso com materiais exclusivos pra você
Como funciona o circuit breaker?
O circuit breaker funciona a partir de três regras atreladas ao percentual de queda do Ibovespa. Elas se dividem da seguinte forma:
10% do Ibovespa
O primeiro circuit breaker acontece quando o Ibovespa tem queda de 10% sobre o valor do fechamento do dia anterior. Quando o mecanismo é acionado, todas as negociações são interrompidas por 30 minutos consecutivos.
15% do Ibovespa
Após os 30 minutos iniciais, geralmente o mercado volta ao funcionamento normal, em equilíbrio ou evolução. No entanto, se o Ibovespa permanecer em queda e acumular um percentual de 15% de desvalorização, inicia-se um novo circuit breaker com mais 1 hora de interrupção.
20% do Ibovespa
Da mesma forma que a etapa inicial, caso o Ibovespa continue em queda e chegar a 20%, a B3 suspende as atividades temporariamente, avisando aos investidores um novo prazo para a abertura do mercado.
Resumindo, lembre então as regras de queda e tempo de paralisação:
- 10% referente ao dia anterior – 30 minutos;
- 15% referente ao dia anterior – 1 hora;
- 20% referente ao dia anterior – Suspensão por tempo indeterminado
Vale ressaltar dois pontos importantes sobre o circuit breaker:
- 1. As normas não são utilizadas nos últimos 30 minutos de ação do pregão da B3;
- 2. Em caso de circuit breaker na última hora do pregão, no dia seguinte, ou seja, na reabertura do mercado, poderá ocorrer uma nova paralisação de 30 minutos.
Percebeu como é importante entender para que serve o circuit breaker? Com esse conhecimento, fica muito mais fácil acompanhar o mercado e perceber quais são suas alternativas durante a possibilidade de prejuízo na Bolsa de Valores.
Quando ocorre o circuit breaker?
De forma geral, as interrupções acontecem somente em situações extremas. Isto é, quando algo surge repentinamente e o mercado não sabe como agir, interferindo no andamento dos procedimentos.
Hoje, o mercado está mais preparado para essas crises e sabe como contornar as quedas, mas nem sempre foi assim.
Em 9 de março de 2020 foi a última vez que a B3 chamou o circuit breaker para regularizar o mercado. O motivo da queda foi a baixa do preço do petróleo devido à desunião entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia na tentativa de cortar a produção da commodity.
Outro adendo é que os investidores já sentiam oscilações na Bolsa devido à pandemia do Coronavírus, fator que já impacta negativamente o mercado.
Outros momentos ficaram marcantes. Em 1997, a Bolsa de Valores de Hong Kong registrou queda de 10,4% derrubando outras Bolsas em todo o mundo. Países como Tailândia, Malásia, Filipinas e Coreia do Sul foram os mais afetados.
Em 1998, a ferramenta de circuit breaker foi integrada em 45 situações para controlar o mercado da Rússia, que declarou não conseguir pagar suas dívidas internas e externas.
Já em maio de 2017, a delação do dono da JBS, Joesley Batista, levou a uma crise política com denúncias de diversos representantes, como o então presidente do Brasil, Michel Temer. Nesta ocasião, o Ibovespa caiu mais de 10%.
O que é circuit breaker? Dica extra
Situações à parte, o ideal é manter a calma durante a agitação do mercado e preparar-se para o acionamento do circuit breaker em necessidades extremas.
Mas antes de qualquer problema futuro, que tal entender mais sobre o mundo dos investimentos, afinal, a volatilidade do mercado leva ao estresse e, consequentemente, à perda de vontade de aplicar o dinheiro.
Nesse sentido, a Xpeed apresenta o curso Cenários e Investimentos: Macroeconomia para Investidores, de Alexandre Dumas. São aulas diversificadas e de fácil compreensão sobre os impactos das políticas econômicas do país, esmiuçando conceitos como inflação, taxas de juros e PIB, por exemplo.
Conte com a Xpeed School para alavancar a sua visão de mundo sobre investimentos e Bolsa de Valores.
Aproveite também para dividir seu conhecimento, compartilhando esse texto em suas redes sociais! Afinal, seus amigos e colegas também gostarão de entender o que é circuit breaker!