O que é a renda fixa pós-fixada? Confira as principais opções e vantagens!

Você já ouviu falar em renda fixa não é mesmo? Mas o que é a renda fixa pós-fixada? Quais os principais investimentos dessa categoria e quais as suas vantagens? É isso que veremos neste post!

No mundo dos investimentos, as aplicações de renda fixa são aquelas que apresentam um rendimento atrelado a um indexador específico, fornecendo assim uma regra para que o valor de retorno seja calculado.

Nesse contexto, temos dois modelos principais, os títulos pré-fixados e os pós-fixados. No primeiro, a porcentagem de rendimento é conhecida desde o início, sem variações ao longo do tempo. Já no segundo, o título é atrelado a algum índice flutuante, passando por oscilações até o seu vencimento.

Apesar da imprevisibilidade, a verdade é que a renda fixa pós-fixada é considerada uma opção mais segura de investimento, capaz de proteger as aplicações de flutuações de mercado. Mas por que isso acontece?

Para explicar isso, é preciso reforçar a definição sobre o termo e dar mais detalhes sobre seu funcionamento. Se interessa por investimentos mais conservadores ou quer aprender sobre opções para montar uma reserva de emergência? Então continue lendo!

O que é renda fixa pós-fixada?

Entendemos que a renda fixa pós-fixada é aquela em que o rendimento dos títulos não é conhecido no momento da aplicação. Isso acontece porque eles são atrelados a índices flutuantes, que variam de acordo com o cenário econômico e financeiro.

Em geral, títulos pós-fixados são influenciados por três índices, que são:

  • Taxa Selic: é a taxa referencial de juros no Brasil, definida pelo COPOM a cada 45 dias;
  • CDI: sigla para Certificado de Depósito Interbancário, trata-se de uma taxa referente à transações e empréstimos feitos entre instituições financeiras, também tomando como referencial a Selic;
  • IPCA: é o índice que mede a inflação no país.

Por conta dessa influência da economia, temos a garantia de que o dinheiro aplicado nunca perderá seu valor por conta desses fatores, já que acompanha os índices determinados.

Pare de perder dinheiro com a poupança, aprenda a investir em renda fixa hoje mesmo!

um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Principais opções de renda fixa pós-fixada

Agora que temos uma definição mais clara sobre o que é a renda fixa pós-fixada, vamos conhecer as principais opções de investimento que seguem esse modelo.

É importante frisar que muitas aplicações de renda fixa podem ser encontradas com rendimento pré-fixado, pós-fixado ou mesmo com a combinação deles, que é conhecido como modelo híbrido.

Confira alguns exemplos interessantes:

  • Tesouro Selic: como o próprio nome indica, é uma variedade de investimento no Tesouro Direto que toma como indexador a taxa Selic para fazer a remuneração ao investidor;
  • Tesouro IPCA: modelo com rendimento obtido a partir da soma de uma taxa fixa e a variação da inflação apontada pelo IPCA;
  • CDB pós-fixado: títulos emitidos por instituições financeiras para bancar suas atividades, podendo ocorrer no modelo pós-fixado com base em um índice percentual com atualização constante, como a Selic e o CDI.

Outras opções de investimento em renda fixa pós-fixada podem ser encontradas nos debêntures, LCI e LCA.

As LCI são Letras de Crédito Imobiliário, enquanto as LCA são Letras de Crédito do Agronegócio. Na prática, esses investimentos compreendem a oferta de títulos para captação de recursos que serão aplicados no financiamento de empreendimentos privados nesses setores.

Vantagens dos títulos pós-fixados

Mas afinal de contas, quais as vantagens em escolher a renda fixa pós-fixada para fazer os seus investimentos? Ao longo do texto, já demos pistas sobre a resposta para essa pergunta, mas é importante deixar tudo claro e detalhar os motivos para tal.

Ao contrário do que se imagina, os rendimentos pós-fixados são teoricamente mais seguros que as variações pré-fixadas. Isso acontece exatamente por eles acompanharem as flutuações da economia, de forma que protegem a aplicação de eventuais desvalorizações.

De modo geral, uma aplicação pré-fixada vai render um valor conhecido desde o início. Porém, caso ocorra um aumento repentino na taxa de juros ou na inflação, esse rendimento se manterá e pode desvalorizar, ou seja, o investidor pode receber menos do que aplicou no fim das contas.

Já na renda fixa pós-fixada, como o rendimento flutua de acordo com esses índices macroeconômicos, ele dá ao menos a garantia de que o valor investido irá acompanhar essas variações, protegendo principalmente dos efeitos da inflação.

Também é relevante apontar que títulos pós-fixados atrelados à taxa Selic podem ter o rendimento elevado após altas na inflação, considerando que o aumento dos juros costuma ser implementado pelo Banco Central para frear o aumento nos preços.

Esse alinhamento ao cenário econômico coloca a renda fixa pós-fixada como uma opção interessante para criar reservas de emergência, já que mantém o seu valor e pode até crescer se houver alta na inflação, o que não é nada incomum.

Como escolher entre renda fixa pré e pós-fixada?

Podemos dizer que, se a inflação estiver em alta, o investimento em renda fixa pós-fixada é opção mais interessante, principalmente se o indexador utilizado for a taxa Selic. Conforme explicamos, a alta dos juros é uma forma de frear o consumo e, consequentemente, diminuir a inflação.

Quando a inflação começa a cair, é comum que a Selic também apresente quedas, mesmo que modestas. Nesse momento, o investimento pré-fixado pode ser o mais indicado.

Além da situação econômica na hora da aplicação, o perfil do investidor e o seu objetivo também costumam pesar na decisão. Quando se tem uma meta específica para rendimento e o modelo pré-fixado a atinge, essa pode ser a melhor opção.

No entanto, investidores conservadores, moderados ou mesmo aqueles que estão começando a investir e que desejam uma opção mais assertiva para sua carteira, podem encontrar na renda fixa pós-fixada um investimento mais protegido e sem surpresas negativas.

Dito isso, é relevante lembrar que uma carteira diversificada é sempre a alternativa mais segura. Observar investimentos isolados é uma coisa, montar uma carteira rentável é outra.

Por isso, a recomendação é equilibrar suas aplicações em diferentes modalidades, permitindo aproveitar o melhor dos dois mundos, enquanto se protege dos riscos.

A previsibilidade pré-fixada pode dar uma segurança para honrar vencimentos de aplicações pós-fixadas, da mesma forma que a tranquilidade de manter o valor investido apesar da inflação permite evitar perdas significativas.

E então, compreendeu o que é renda fixa pós-fixada e quais as vantagens de incluir esse tipo de investimento na sua carteira? Se curtiu, não deixe de compartilhar o post com seus amigos investidores!

A Xpeed School foi criada para otimizar a nossa relação com o dinheiro, dando suporte para melhorar a educação financeira e guiar os primeiros passos de quem deseja investir. Conheça nossas escolas e confira os cursos disponíveis.

Aqui você encontra uma grande variedade de programas educativos, com temas de alta relevância e explicados de forma estruturada para garantir a compreensão do aluno.

Com o curso “Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco”, que poderá guiar você nos primeiros passos pelo mundo dos investimentos, totalmente focado nas alternativas de aplicações mais seguras e previsíveis.

um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img