Melhores formas de investir seu 13º salário

O décimo terceiro, também conhecido popularmente como “gratificação natalina”, é uma remuneração adicional paga ao trabalhador no final do ano, que está prevista como direito pelas normas trabalhistas do regime CLT. 

Ele tem o objetivo de proporcionar aos colaboradores uma renda extra no final do ano, contribuindo para as despesas típicas desse período, como compras de presentes e celebrações. Porém, essa também é uma ótima oportunidade para aumentar seus rendimentos por meio de investimentos, sabia?

Continue lendo para descobrir as melhores formas de investir o seu décimo terceiro!

Como funciona o pagamento do décimo terceiro?

O 13º salário é calculado com base na média salarial do trabalhador ao longo do ano — e, para obter o valor, é preciso dividir essa quantia por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados.

Além disso, ele pode ser pago em até duas parcelas. A primeira deve ser paga entre fevereiro e novembro e é equivalente a 50% do salário do mês anterior ao pagamento. A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro e é calculada com base no salário de dezembro, descontando eventuais deduções e encargos sociais.

Ou seja, os 50% restantes irão ter deduções de Imposto de Renda, INSS ou outras variáveis que costumam ser descontadas no salário do trabalhador.

→ Leia também: Como calcular o décimo terceiro proporcional sobre os dias em atividade?

Por que investir o seu décimo terceiro salário?

Não aumentar os seus gastos no final do ano e guardar o seu décimo terceiro salário é uma estratégia interessante para aumentar o seu patrimônio. Esse dinheiro extra pode ser convertido em investimentos que, a longo prazo, te permitirão ter uma boa reserva de emergência para realizar outros planos maiores.

Por exemplo, se você tem metas financeiras específicas, como comprar uma casa, fazer uma viagem ou começar uma pós-graduação, investir parte do décimo terceiro pode ajudar a alcançar esses objetivos.

Inclusive, essa prática ajuda a preservar o poder de compra do seu dinheiro ao longo do tempo, especialmente se os investimentos tiverem rendimentos que superem a taxa de inflação.

Como investir o 13º salário?

Depois de receber a primeira parcela e adiantar os pagamentos e compras que você tinha planejado para o final do ano, por que não aproveitar a segunda para realizar um investimento? Confira algumas das principais oportunidades para aumentar o seu patrimônio:

Reserva de Emergência

Antes de começar a investir, é importante ter uma reserva de emergência, que servirá para situações extraordinárias e que te deem segurança financeira caso algo aconteça. Desta forma, ela deve cobrir seus gastos essenciais por pelo menos 3 a 6 meses. 

Pode ser interessante destinar parte do décimo terceiro para começar a construir ou reforçar essa reserva.

É importante ressaltar que esse dinheiro deve ser facilmente acessível. Isso significa que os fundos devem estar em ativos líquidos, como uma conta poupança, conta corrente ou investimentos de curto prazo, que podem ser convertidos em dinheiro rapidamente.

Afinal, o objetivo principal da reserva de emergência não é buscar altos rendimentos, mas sim proporcionar segurança financeira. Portanto, normalmente, ela é mantida em ativos de baixo risco e baixa volatilidade.

Preferencialmente, se escolher deixar a sua reserva em um local que permita o saque imediato, busque contas com rendimentos a partir de 100% do CDI ou em fundos que garantam essa funcionalidade.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, um tipo de investimento de renda fixa que é oferecido por bancos e é uma opção popular entre os investidores que buscam segurança e previsibilidade de retorno. 

A remuneração do CDB pode ser pré-fixada (juros definidos no momento da aplicação) ou pós-fixada (atrelada a algum indicador, geralmente o CDI, Certificado de Depósito Interbancário). Em alguns casos, também pode ser uma combinação de pré e pós-fixado.

Esse tipo de investimento possui um prazo de vencimento, que pode variar de alguns meses a alguns anos. Ao final desse período, o investidor recebe de volta o valor investido, acrescido dos juros acordados e com os impostos já deduzidos.

Por conta disso, a liquidez pode variar bastante. Afinal, os CDBs com prazos mais curtos permitem resgates rápidos, enquanto os de períodos mais longos podem ter restrições de saque antes do vencimento.

→ Leia também: O que é CDB? Saiba como funciona esse investimento de renda fixa

Fundos de Investimento

Outra maneira de investir o seu décimo terceiro é por meio dos Fundos de Investimento, que são ativos de aplicação coletiva que permitem o aporte de diversos investidores. Essa modalidade proporciona acesso a uma carteira diversificada, já que podem contar ações, títulos de renda fixa, câmbio, entre outros, dependendo da estratégia.

A liquidez dos fundos pode variar conforme a sua política. Alguns fundos permitem resgates diários, enquanto outros podem ter prazos de carência. Em geral, os resgates são efetuados a valor de mercado.

É essencial analisar as características específicas de cada Fundo de Investimento, considerando o perfil de risco, prazo de investimento e os objetivos do investidor antes de tomar uma decisão. 

Previdência Privada

Você já pensou em começar a investir na previdência privada? Aproveite a segunda parcela do seu décimo terceiro para garantir sua aposentadoria e estabilidade financeira no seu futuro.

A Previdência Privada pode ser do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) — e a escolha entre eles depende da sua situação tributária. 

No PGBL, as contribuições são dedutíveis do Imposto de Renda, mas o imposto incide sobre o total resgatado. Por outro lado, no VGBL, não há dedução fiscal em cima das contribuições, mas o imposto é aplicado apenas sobre os rendimentos.

Em ambos casos, o Imposto de Renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento do benefício. A alíquota de imposto segue a tabela regressiva, onde quanto maior o tempo do investimento, menor a alíquota. Por conta disso, é importante considerar o prazo de investimento ao escolher entre PGBL e VGBL.

Isso porque a Previdência Privada é um investimento de longo prazo, e o resgate antecipado pode resultar em perda de rentabilidade e em alguns casos, em pagamento de taxas. O ideal é planejar a previdência para o longo prazo, considerando o período até a aposentadoria.

→ Leia também: O que é previdência privada e como começar a investir? [GUIA]

Ações

Investir o décimo terceiro em ações é uma boa estratégia para quem já está acostumado com o mercado financeiro e se sente preparado para tomar certos riscos. Afinal, ao se tornar acionista, é preciso ter em mente que o valor das ações pode flutuar diariamente com base em diversos fatores, incluindo desempenho da empresa, condições econômicas e eventos de mercado.

Diversificar investimentos em diferentes ações e setores pode ajudar a reduzir o risco. Isso pode ser feito por meio de uma estratégia de portfólio equilibrado — e com ajuda de um Assessor de Investimentos que entende os movimentos do mercado e o que é melhor para a sua carteira.

Invista seu décimo terceiro em sua própria carreira

Quando se fala em investimentos, certamente você pensou em aplicar dinheiro no mercado financeiro. Porém, por que não colocar essa remuneração no seu futuro?

Ao investir em estudos para aprimorar sua carreira, é possível gerar mais rendimentos dentro de alguns anos, sabia? Afinal, isso te dá a chance de entrar em um mercado de trabalho mais qualificado e que ofereça salários mais altos.

E sabe o que é melhor? Que a XP Educação está com a campanha Investback ativa! Funciona assim: nós investimos 50% dos seus estudos, e você só precisa contribuir com a outra metade do valor de uma pós-graduação.

Essa é a sua chance de usar o seu décimo terceiro como investimento para conseguir um emprego ainda melhor no futuro! Quer saber mais? Fale com nosso time de consultores e tire suas dúvidas.

Continue Aprendendo

spot_img