A humanização no mercado corporativo é cada vez mais relevante para atrair os melhores colaboradores e conquistar os melhores resultados. Investir nos mais diversos tipos de feedback faz com que seu time trabalhe com mais qualidade e satisfação.
Lembre-se que os funcionários são a alma de um negócio (people first), sem eles é impossível prosperar e aumentar sua receita.
Por isso, você precisa se atentar à comunicação que está fazendo com seus colaboradores e incentivar a cultura de feedback no dia a dia e plano de carreira de todos.
Continue a leitura deste artigo e entenda melhor sobre esse conceito de feedback, além de conferir uma lista com os 15 principais tipos existentes para você utilizar no dia a dia da sua gestão. Vamos lá?
O que é feedback?
Originário da palavra em inglês traduzida como “comentários”, seu significado leva como princípio essa tradução. O feedback nada mais é do que um recurso em forma de conselho específico sobre uma questão específica.
Ou seja, é uma conversa opinativa entre duas ou mais pessoas, para criticar de forma positiva ou negativa determinada situação. Por isso, é muito utilizada no mercado de trabalho, como forma de não só avaliar um profissional, como também orientá-lo para o melhor caminho.
Qual a importância do feedback?
Assim, o benefício de contar com um feedback na sua empresa é bem claro, pois ele reforça a qualidade do trabalho dos funcionários, bem como estimula melhores comportamentos e engajamento dos times, sem contar a produtividade em si.
Só que quando falamos disso, não existem apenas os positivos, ainda tem os negativos e o feedback construtivo. A ideia é sempre contribuir não só com o profissional como com a empresa como um todo.
O feedback também é uma forma de reconhecimento do profissional. Segundo pesquisa da International Stress Management Association, 89% das pessoas sofrem com o estresse da falta de reconhecimento no trabalho. Sem feedback, as pessoas ficam no escuro e infelizes. E você não quer isso com seu time, certo?
A partir daí, é importante entender não só seus benefícios, como os diversos tipos existentes. Vale a pena ressaltar que essas diferenças não se referem às questões que abordam, mas sim aos métodos que eles são utilizados, conforme você vai conferir no próximo tópico.
15 tipos de feedback para você aplicar no dia a dia com a equipe
Agora que você já entendeu a definição e as vantagens vem o diferencial: quais os tipos de feedback escolher para usar no seu time?
Existem diversos modelos, conheça aqui alguns dos mais comuns no mercado.
1. Feedback formal
Um dos mais comuns e conhecido pelas pessoas. Até parece que você nunca recebeu um desse, pois ele é o mais utilizado quando está se candidatando ou recrutando novas pessoas para uma empresa.
O feedback formal tem um papel mais de avaliação de desempenho, sendo construído de forma planejada e organizada. Assim, dentro dele não há muito espaço para descontração e flexibilidade. Ou seja, não se deve utilizar gírias e outras expressões mais coloquiais da língua.
Ele é comumente utilizado quando não há vínculo entre pessoas, ou seja, quando ainda não há intimidade o suficiente. Além disso, ele é uma maneira de demonstrar respeito em situações de hierarquia.
2. Feedback informal ou contínuo
Outro feedback comum é o informal, principalmente porque ele é utilizado de forma amigável.
Também conhecido como feedback contínuo, ele pode acontecer a qualquer momento, sendo que sua essência é a descontração e a maneira de falar sem prejudicar ninguém.
Para alguns, é ótimo, principalmente quando é positivo; mas, quando é negativo, pode incomodar a muitos.
Por isso, ele precisa ser compartilhado da maneira certa, com cuidado e cautela.
3. Feedback Peer to Peer/Ponto a Ponto
Como seu próprio nome diz, é aquele que uma pessoa dá a outra. Por isso, também pode ser visto como um feedback informal. Ele normalmente ocorre entre colegas de equipe, podendo ser positivo ou negativo em relação ao seu trabalho ou algo que aconteceu no cotidiano.
4. Autofeedback
É uma opinião que você dá a si mesmo de forma autônoma. Também é comum esse tipo de feedback em uma avaliação de desempenho, que além de seus colegas e lideranças te avaliarem, você também se faz uma análise.
Lembre-se que todos nós temos a capacidade de perceber nossos pontos fracos e buscar uma maneira de melhorar, podendo também pedir ajuda a colegas e líderes. Por isso, é interessante você sempre praticá-lo.
5. Feedback 360º
Semelhante a avaliação 360 graus, é um tipo de feedback que envolve um retorno a respeito de todos os aspectos de um colaborador: das competências ao comportamento.
Por isso, normalmente ele demanda a autoavaliação, a avaliação de gestores e a avaliação de colegas de trabalho.
É comum que seja feito anualmente para avaliação de desempenho.
6. Feedback construtivo
Seu objetivo foca no trabalho e não na pessoa que está sendo avaliada ou criticada. Assim, ele tende a servir de guia para melhorias e deve ser criado a partir de observações feitas ao longo do trabalho e resultados do funcionário.
Nem sempre ele é positivo, mas quando for negativo é importante demonstrar todos os pontos analiticamente e propor soluções. Normalmente ele é mais rígido, então se atentar no melhor momento para utilizá-lo.
7. Feedback destrutivo
Esse existe apenas para haver uma oposição do construtivo. Dessa forma, ele foca em avaliar negativamente uma pessoa, de natureza bem pessoal apontando falhas sem soluções e servindo apenas para desmotivar um funcionário.
Por isso, deve ser evitado ao máximo.
8. Feedback em tempo real
Como seu próprio nome deduz, ele costuma ser feito de forma contínua, além de informal e imediato.
O feedback em tempo real impede que essas situações se acumulem, fazendo com que seus liderados recebam elogios, críticas e incentivos imediatamente, logo que concluem suas tarefas.
9. Feedback positivo ou elogio
Quem não gosta de elogio? Além de ser bom, ele nos motiva. Por isso, todos nós precisamos de elogios, principalmente, para saber que estamos fazendo um bom trabalho.
10. Feedback negativo ou crítica
Embora muitos não gostem, ele também é importante pois suas críticas servem de parâmetro para melhorias.
No entanto, é necessário fazer críticas com cuidado, para evitar que os funcionários se sintam mal. Lembre-se que só há partilha se for construtiva, não como uma forma de rebaixar alguém.
11. Feedback de avaliação
Normalmente é utilizado para atualizar um funcionário sobre seu atual desempenho, sendo extremamente útil pois mantém os funcionários informados sobre as expectativas que seus líderes possuem, a segurança no trabalho e o seu desempenho.
12. Feedback de entrevista
É aquele temido para quem está se recolocando no mercado. Ele consiste em um retorno objetivo aos candidatos de determinada vaga.
Assim, ele muito mais do que uma recusa, o responsável deve dizer a razão pelo candidato não ter sido escolhido.
13. Feedback sanduíche
O feedback sanduíche se refere a algo positivo e, em seguida, dizer algo negativo, para depois chegar com um positivo.
É um tipo de feedback que a recomendação é ser evitado, pois carece de objetividade.
14. Feedback ascendente
Todos os feedbacks sobre os quais falamos até aqui são descendentes, ou seja, de cima para baixo. O feedback ascendente é de baixo para cima, ou seja, de liderados para líderes.
Assim, ele funciona como um retorno dos colaboradores sobre o trabalho e o que vem sendo passado, falando de desempenho, atitudes e do trabalho como um todo.
15. Feedforward
O feedforward é uma forma de enxergar os feedback a partir de um plano que é traçado para uma ação que pode desenvolver habilidades que serão necessárias no futuro.
Como o aprendizado contínuo ajuda na evolução a partir do feedback?
Portanto, investir numa cultura de feedback contribui para que sua gestão atraia e retenha os melhores talentos, além de atingir os melhores resultados.
Um ponto importante na hora de abordar feedbacks é a necessidade de aprendizado contínuo, ou seja, sempre que tiver críticas propor soluções e melhorias para crescimento do funcionário.
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