No UX Writing a palavra tem poder. Se bem escolhida e posicionada, ela irá facilitar a vida de leitores. Imagine que um aplicativo ou site é uma conversa com um usuário, por isso, lembre-se o conteúdo deve vir em primeiro lugar, não o design. Mas o UX e o design trabalham em conjunto. Assim, nasce o UX Writing ou escrita baseada no usuário.
Em outros termos, é a arte de escrever simples em busca de uma comunicação assertiva, limpa e satisfatória para os consumidores. O profissional habilitado que domina a língua portuguesa (ou outro idioma da plataforma que trabalha), ferramentas e metodologias é chamado UX Writer.
O UX Writer será o responsável por tornar alguma interface mais intuitiva e agradável de usar, que no que lhe concerne, aumentará a confiança e satisfação dos usuários com toda a experiência.
No Brasil, a área possui estudos e oportunidades que iniciaram nas últimas décadas com a necessidade de “falar melhor” para cada tipo de público com o advento da internet.
Quem são essas pessoas com quem você conversará? Qual o vocabulário e a linguagem delas? Será que exite uma forma melhor de dizer isso sem gerar nenhuma dúvida? Esses questionamentos devem ser feitos para melhor elaboração ou ajuste da plataforma.
Deu para entender um pouco do que é o UX Writing? Que tal completar esse conhecimento, entendendo mais das características, o que faz um UX Writer e quais as diferenças entre UX e outras áreas da comunicação.
Aproveite a leitura!
Quais as principais características do UX Writing?
O ponto de partida é a escolha do termo certo. Aqui a palavra é usada como orientação. Os pilares são a concisão, clareza e semântica. Contudo, é importante ressaltarmos a importância da semântica, pois, por mais concisa e clara que uma frase seja, sem semântica ela não completa o seu objetivo de entendimento, ou seja, o UX não orientaria a pessoa.
Vale lembrar que o universo semântico é focado nos usuários e transportado às empresas e não o contrário, sendo assim, trata-se de uma abordagem de design centrado no usuário.
O que faz o UX Writing?
Um time de UX Writing deve ser composto por um ou mais profissionais de UX, que atuaram em conjunto para aplicar boas práticas de usabilidade e navegabilidade em produtos digitais.
Esses ficarão responsáveis pela contribuição também em relação à arquitetura da informação e a orientação por mensagens claras, microtextos, taxonomia e quaisquer mensagens que colaborem na experiência do usuário dentro de alguma plataforma.
UX Writer: o que é e o que faz?
O UX Writer será responsável por redigir, revisar e validar o conteúdo de e-mails, notificações, artigos de uma área de ajuda e outros tantos canais de comunicação com o usuário.
De certa forma, os profissionais têm a tarefa de entregar a mensagem de um produto de dentro para fora.
As principais atividades quem um profissional de UX desempenha são:
- escrever bem e dominar o idioma da plataforma digital;
- estudar e entender para quem ele está criando as mensagens (entender seu público) e saber qual linguagem esse grupo utiliza;
- traçar hipóteses e realizar testes com as frases ou expressões para tentar emular a eficiência e fazer escolhas com base em teste;
- ficar atento aos tipos de emoções que as escolhas das palavras farão o público sentir;
- com Marketing, e redatores de outras mídias, seguir o estilo da empresa (tom de voz e afins).
UX Writing e Copywriting são a mesma coisa?
Definitivamente, não. O copywriting é a redação publicitária com foco em palavras chamativas para atrair consumidores realizar uma chamada de ação, geralmente querendo converter (vender).
Geralmente, o profissional integra uma equipe de marketing ou criação sendo responsável por criar campanhas, e-mails, social media, sites e outros.
Já em UX Writing há a utilização de palavras claras para explicar coisas e orientação em relação ao uso de um produto ou navegação. O profissional fica dentro de uma equipe de produto e realiza atividades relacionadas ao site, aplicativo, chatbots, botões, feedbacks de erros e acertos.
Não confunda os termos e as aplicabilidades.
Qual a diferença de UX Writing e outras escritas?
Em síntese, o UX Writing é a escolha de palavras e expressões para incluir em produtos digitais, como aplicativos, chatbots, design instrucional, após análise semântica oral e escrita em relação aos usuários.
Enquanto, o copywriting é a redação publicitária com intuito de gerar uma ação e o webwriting é a redação de textos corridos para sites e portais.
Como começar a aplicar UX?
Para incorporar o UX na estratégia de negócio em uma empresa, o profissional deve pesquisar e entender o contexto do produto digital. Posteriormente, montar estruturas com a escrita sucinta construindo um conteúdo escaneável com o auxílio de ferramentas e metodologias.
Outros aspectos também devem ser pensados como: definir cores e tipografia, checar a utilização de links para outras páginas, revisar e testar.
A empresa com o olhar para a área irá ajudar os usuários a criar uma associação positiva com a marca e pode levar, gradualmente, a um crescimento notável nos negócios.
<Leia mais: Aplique a UX para melhorar processos de tarefas internas />
Cursos de UX Writing
Confira abaixo uma seleção de cursos para você se aprofundar na área de UX Writing:
- UX / UI: Fundamentos para o design de interface pela Universidade de São Paulo
- UX writing and content design da HUB
- User Experience da Eu Capacito
Livros sobre UX
Há alguns autores se destacaram, sendo Torrey Podmajersky com o livro “Redação estratégia para UX” e Bruno Rodrigues com “Em busca de boas práticas de UX Writing”.
Redação estratégica para UX
A profissional traz a discussão e indicação de estratégias para conversão, engajamento e suporte aos usuários, além de maneiras de fazê-los retornar à experiência. Além apontar sobre a utilização de frameworks e padrões para conteúdo, métodos para avaliar sua eficiência e processos para criar a colaboração necessária ao sucesso. Também ensina sobre estruturação de toda a voz da marca de modo que a marca seja facilmente reconhecida por seu público.
Em busca de boas práticas de UX Writing
O brasileiro traz o resultado do estudo de um ano e meio em que mergulhou profundamente no universo da comunicação ‘on-line’ brasileira. É uma obra fundamental para quem deseja ingressar no fascinante — e desafiador — mundo da Experiência do Usuário (User Experience).
Melhores práticas em UX Writing
De acordo com especialistas da área, as principais metodologias são:
- Aprender e interagir com frequência com testes, pesquisas e auditorias;
- Considerar o conteúdo desde o início do projeto;
- Analisar como o usuário está se sentido;
- Diminuir o esforço cognitivo;
- Estabelecer consistência e confiança;
- Falar a linguagem da sua audiência.
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