Análise ambiental: o que é e como fazer esse planejamento na empresa

A análise ambiental pode ser utilizada na criação de planejamentos estratégicos, na tomada de decisões, entre outras situações.

Você concorda que acompanhar todas as mudanças da sociedade e entender como elas podem impactar o seu negócio não é uma tarefa fácil? Entretanto, essa tarefa pode ser um pouco mais simples se você utilizar a análise ambiental como uma ferramenta aliada!

A análise ambiental é uma metodologia de fácil aplicação, mas muito completa e super importante para trazer um panorama dos pontos positivos e pontos negativos, tanto internos quanto externos, que podem atingir de forma direta a sua empresa. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a análise ambiental corporativa? Continue a leitura deste artigo e descubra como ela é importante para o sucesso do seu negócio!  

O que é a análise ambiental?

A análise ambiental é uma prática que faz parte do ambiente corporativo e tem como objetivo principal analisar os ambientes internos e externos nos quais uma empresa está inserida. 

Em outras palavras, podemos dizer que a análise ambiental consiste em um processo para identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que podem influenciar diretamente a empresa. 

Para que serve a análise ambiental corporativa?

Dentro de uma empresa, a análise ambiental corporativa é muito utilizada na montagem de planejamento estratégico, já que é possível traçar objetivos a médio e longo prazo considerando os contextos futuros identificados.

Para exemplificar como ela é aplicada no dia a dia, trouxemos abaixo algumas situações:   

Tomada de decisões

Na hora de tomar decisões, fazer uma análise ambiental ajuda a empresa a fazer as escolhas certas e diminuir os riscos de fazer uma escolha errada. Isso porque a análise observa diversos aspectos e traz uma visão ampla sobre o que está sendo debatido. 

Lançamentos de produtos

A análise ambiental ajuda a identificar tendências e oportunidades que poderiam ser aproveitadas. Por isso, ela é importante para guiar a empresa na hora de um lançamento, já que pode trazer insights importantes e guiar a equipe para executar o melhor trabalho. 

Planejamento estratégico

Analisar os cenários em que a empresa está inserida é importante para traçar as metas e objetivos do negócio a médio e longo prazo. Com a análise ambiental, o planejamento estratégico fica mais simples e descomplicado. 

Setores da empresa que se beneficiam da análise ambiental

Por ser uma ferramenta de fácil aplicação, muitos setores utilizam a análise ambiental corporativa para entender melhor a sua realidade. Dentre eles estão:

  • Financeiro: observadas as movimentações do mercado financeiro, identifica ameaças e cria plano de contenção para diminuir os danos;
  • Marketing: acompanha tendências do mercado, identifica novas oportunidades, planeja lançamentos, sendo um ótimo recursos para os analistas de Marketing Digital;
  • Recursos Humanos: identifica os pontos fortes e fracos da instituição para criar plano de ações para melhorá-los. 

Benefícios de realizar a análise ambiental corporativa

Quando bem executada, a análise ambiental traz uma série de benefícios para um negócio, independente do seu segmento. Confira alguns dos principais benefícios:

  • Acompanhar tendências (positivas ou negativas) que podem impactar o negócio;
  • Antecipar ameaças e criar de planos de contingências para evitar grandes crises;  
  • Identificar oportunidades de expansão para o negócio;
  • Mapear situações que podem prejudicar a empresa;
  • Melhorar a comunicação entre as equipes. 

Como fazer uma análise ambiental na sua empresa?

Agora que você sabe o que é uma análise ambiental corporativa e como ela é importante para um negócio, que tal aprender como fazer a sua própria análise?

Ambiente interno

Quando falamos de ambiente interno, estamos nos referindo ao ambiente que está sob controle da empresa. Por exemplo:

  • Concorrentes, clientes e fornecedores;
  • Funcionários;
  • Política de vendas;
  • Recursos disponíveis para investimentos;
  • Sistema de gestão empresarial

Em resumo, é nesse ambiente que se encontram as forças e as fraquezas do negócio. 

Ambiente externo

Já quando falamos de ambiente externo, estamos nos referindo a fatores e situações que estão fora do controle da empresa. Estamos falando de:

  • Clima;
  • Crises locais ou internacionais;
  • Economia;
  • Legislação;
  • Política.

Nessas situações, é quando a empresa consegue identificar as ameaças e as oportunidades que podem atingir diretamente o seu negócio. 

Quando é recomendado fazer a análise ambiental?

Uma análise ambiental corporativa é indicada em diversas situações, tais como: criar um planejamento estratégico para melhorar o seu desempenho ou identificar forças e fraquezas do negócio.  

Metodologias que auxiliam na análise ambiental

Existem diversas metodologias ágeis que podem facilitar a análise ambiental corporativa. Abaixo, falamos um pouco mais sobre algumas dessas ferramentas:

Análise Swot

SWOT é a sigla para Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Em síntese, a análise swot é um diagrama onde é possível representar visualmente os fatores internos e externos que influenciam a empresa. 

Representação da análise SWOT
Análise SWOT ajuda a identificar as forças e fraquezas para criar um planejamento estratégico eficiente.

Pestel

Pestel é a sigla para Political (político), Economical (econômico), Social (sociocultural), Technological (tecnológico), Environmental (ambiental) e Legal (legal). Com essa análise é possível identificar algumas variáveis externas que impactam o negócio

Representação da análise Pestel
Análise Pestel pode ser uma grande aliada na análise ambiental corporativa.

Forças de Porter

Criada pelo economista Michael Porter, a metodologia 5 forças de Porter ajuda a identificar as cinco forças que devem ser comparadas em relação à concorrência.

As cinco forças de Porter são:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação com os fornecedores;
  • Poder de negociação dos consumidores;
  • Ameaças de produtos ou serviços que podem substituir o seu;
  • Entrada de novas empresas no seu mercado de atuação. 

Diagrama de Ishikawa  

Em contraste a análise Pestel, o diagrama de Ishikawa é uma metodologia mais focada nos ambientes internos e na gestão de processos. Essa metodologia ajuda a identificar os seguintes pontos:

  • Máquinas;
  • Materiais;
  • Mão de Obra;
  • Meio ambiente;
  • Método;
  • Medida.
Diagrama Espinha de Peixe
Diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe é uma ótima metodologia para fazer a análise ambiental.

Desafios de fazer uma análise ambiental corporativa

Sem dúvidas, o principal desafio na aplicação desta metodologia é mantê-la sempre atualizada e compatível com a sua realidade, já que muitos fatores do ambiente interno e externo mudam constantemente. 

Importância da análise ambiental para a sua empresa

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, aproximadamente 50% das empresas brasileiras fecham em até 3 anos por falta de gestão.

Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, fazer uma análise ambiental corporativa é importante para ter uma visão completa da realidade da sua empresa. Assim, é possível desenvolver estratégias para potencializar as suas forças e traçar planos para solucionar as fraquezas.        

Conclusão

Ao longo deste artigo falamos sobre a análise ambiental e como ela pode impactar o seu negócio. Com as dicas que trouxemos, você pode utilizar essa ferramenta como uma alternativa para definir os seus objetivos e traçar estratégias para alcançá-los.    

Para cuidar do seu negócio e acelerar ainda mais os seus resultados, invista no Bootcamp Online Analista de Processos de Negócios da XP Educação! Com ele, em apenas 10 semanas você aprende tudo sobre gestão de processos e como otimizar a sua produção.

Continue Aprendendo

spot_img