Análise gráfica de criptomoedas: o que você precisa saber para começar?

Aprender como fazer análise gráfica de criptomoedas é um grande diferencial para quem quer ganhar dinheiro e se destacar em um mercado que não para de crescer, ainda mais diante da relevância que tem ganhado a âmbito nacional, contando com um número cada vez maior de adeptos.

De acordo com uma matéria da Forbes, o Brasil já é o 5º país no mundo com mais investidores em criptomoedas, ficando atrás apenas de Índia, EUA, Rússia e Nigéria. São mais de 10 milhões de brasileiros investindo no mercado cripto, o que equivale a cerca de 5% da população.

Você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

No entanto, para operar esse tipo de ativo, é preciso conhecer pelo menos os pontos básicos deste mercado. Foi pensando nisso que preparamos este post, onde apresentamos os principais conceitos e mostramos o que é importante saber para fazer uma boa análise gráfica de criptomoedas. Aproveite a leitura!

Como fazer análise gráfica de criptomoedas?

A análise técnica ou análise de gráficos de criptomoedas é parte essencial do dia a dia de um trader, tendo o importante papel de guiar sua leitura do mercado ao determinar as tendências de um ativo. Logo, fazer uma boa análise pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo em suas operações.

Não há uma receita de bolo, mas sim um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para tentar prever os próximos movimentos do mercado, e assim, aproveitar os momentos de alta para lucrar.

>>> Há várias formas de ler e interpretar diferentes gráficos no mercado financeiro. Inclusive já abordamos o assunto neste post: 5 principais tipos de gráficos trading: quais são, como utilizá-los?

Mas, o primeiro passo para uma análise gráfica de criptomoedas é entender os principais elementos que compõem um gráfico, conforme veremos a seguir.

Como funciona um gráfico de criptomoeda?

Um gráfico de preços é uma representação do histórico de negociações de compra e venda realizadas pelos investidores em um ativo em determinado período.

Há vários tipos de gráficos, cada um possui uma forma de transmitir a informação. O mais utilizado no mercado financeiro é o gráfico de velas ou candlestick.

Cada candle ou vela representa um período de negociação, que pode ser alterado pelo usuário conforme suas necessidades, podendo ir de 1 minuto até 1 ano.

As barras mais grossas (velas) indicam os preços de abertura e fechamento do ativo no período analisado, enquanto as barras mais finas (pavios) representam os preços máximos e mínimos que o ativo alcançou no intervalo. 

como fazer análise gráfica de criptomoedas - gráfico Ethereum (ETH) no intervalor de uma hora
Gráfico de preços da criptomoeda Ethereum (ETH) no intervalo de 1 hora. Fonte: poocoin.app.

No caso da imagem acima, a cor verde revela que o ativo valorizou durante o intervalo analisado, ou seja, seu preço no fechamento do período foi maior do que na abertura. Enquanto isso, a cor vermelha aponta que a moeda sofreu uma desvalorização, logo, o preço no fechamento é menor do que na abertura. 

Quanto maiores forem os candles, mais volátil é o ativo. Por outro lado, quanto menor eles forem, mais estável é a criptomoeda.

Algumas estratégias se aproveitam justamente dessa alta volatilidade para gerar lucro, como é o caso do scalping trade. No entanto, isso também significa que o risco inerente à operação é maior, por isso, esse tipo de operação é recomendada apenas para investidores experientes.

>>> Quer aprimorar sua estratégia de análise gráfica de criptomoedas? Então, confira este post: Como analisar candlesticks? 19 padrões do gráfico de velas

Qual o melhor tempo para análise gráfica de criptomoedas?

Primeiramente, você deve ter em mente que gráficos de criptomoedas costumam variar muito mais do que o de outros ativos, como o de ações, por exemplo. Isso ocorre por conta da maior volatilidade desse mercado, que pode sofrer oscilações bruscas em curtos períodos de tempo.

Compreender isso é importante para que você entenda a função de cada tipo de gráfico na análise cripto.

Um gráfico de semanas ou meses pode ser útil para identificar possíveis sazonalidades do ativo e sua evolução ao longo do tempo. Já o de dias, possibilita uma visão ampla do mercado atualmente, além de mostrar como o gráfico reagiu a eventos específicos, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, por exemplo.

A visualização em períodos de 1 hora confere uma noção precisa das oscilações do ativo ao longo do dia, enquanto que os de 1, 5, 10 e 15 minutos oferecem um panorama mais específico do ativo, momento a momento. 

A melhor opção sempre irá depender de sua estratégia. Um day trader pode se beneficiar de um gráfico de 1 hora ou de 30 minutos. Já um scalper, irá precisar analisar intervalos muito mais curtos para operar com propriedade.

Para além da análise de gráficos de criptomoedas

Criptomoedas costumam ser mais do que simples moedas virtuais, muitas delas são projetos, o que significa que pertencem a um ecossistema, dentro do qual, possuem uma função e finalidade específicas. Porém, nem todas as altcoins são assim.

Algumas delas são o que conhecemos como “moedas memes” ou simplesmente “meme coins”. É o caso da Dogecoin e da Shiba Inu. Elas surgem como piada e acabam viralizando e valorizando. É claro que dá para ganhar dinheiro com elas, no entanto, não costumam possuir uma grande função ou utilidade para além disso.

Considerando que criptomoedas são extremamente voláteis, para se ter maior segurança ao operar neste mercado pode ser interessante conhecer mais a fundo os projetos nos quais pretende investir, buscando entender o que há por trás deles.

A melhor maneira de se alcançar isso é analisando seu whitepaper, um documento que traz todos os detalhes sobre o ecossistema ao qual o cripto ativo pertence.

É claro que isso já cai um pouco na parte de análise fundamentalista, mas, é um movimento importante para que você de fato entenda o que pode ocasionar uma tendência de alta ou de baixa em algum ativo específico.

Como aperfeiçoar suas habilidades em análise gráfica de cripto?

A análise técnica é uma das principais ferramentas de trabalho do bom investidor. Um olhar atento, somado a uma análise gráfica criteriosa, pode revelar grandes oportunidades de lucro. Você já deu o primeiro passo e agora deve estar querendo saber mais, não é mesmo? 

Pois saiba que o caminho para o sucesso como trader, seja no mercado cripto ou na bolsa de valores, requer prática e, é claro, muito estudo. Aprender novas técnicas e estratégias contribui para que você tenha uma visão mais ampla do mercado, o que ajuda a identificar boas oportunidades e a operar com maior segurança.

Pensando nisso, apresentamos o curso: Introdução ao Universo de Trading, com ênfase nos conceitos básicos. Além de se aprofundar nos principais termos do mercado financeiro, você irá aprender as melhores estratégias para analisar diferentes tipos de gráficos e operações. Torne-se um profissional do trade!

Você gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos e familiares, para que todos saibam como a análise gráfica de criptomoedas funciona.

Continue Aprendendo

spot_img