Conheça Avalanche (AVAX): a criptomoeda tendência para 2023

Em 2022, a AVAX chegou a ter uma valorização de 16% em apenas 24 horas. Espera-se que nos próximos anos, a criptomoeda tenha uma boa valorização.

Quem acompanha o mercado financeiro já percebeu que a Avalanche Avax, uma nova plataforma de Blockchain para contratos inteligentes, é uma tendência e vem despertando o interesse de grandes investidores. 

Ela é uma plataforma inovadora que busca, por meio do desenvolvimento de DApps (Aplicativos Descentralizados), resolver queixas frequentes do mercado de criptomoedas. Por exemplo, a escalabilidade e a velocidade com que as transações são processadas. 

Para conhecer mais sobre a Avalanche Avax e entender como ela funciona, continue a leitura deste artigo! 

O que é a Avalanche (AVAX)?

Avalanche (AVAX) é uma plataforma Blockchain voltada para a criação de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Já a AVAX é o principal token da plataforma, utilizado como moeda para as subnets criadas na Avalache e também para pagamentos de taxas. 

A Avalanche vem se destacando como a principal concorrente da Ethereum (ETH), até então a Blockhain mais conhecida para contratos inteligentes. Isso porque ela oferece taxas menores e dá aos usuários, a chance de criar sub-redes que utilizam da mesma segurança da plataforma Avalanche. 

Como a Avalanche crypto surgiu?

Criada por Emin Gün Sirer (CEO), Kevin Sekniqi (COO) e Maofan “Ted” Yin (Chief Protocol Architect), figuras importantes da Ava Labs, a Avalanche surgiu em 2020 com o propósito de oferecer mais crescimento, sem comprometer a segurança da Blockchain.   

A princípio, a maior parte da tecnologia Avalanche estava sendo desenvolvida pelo cientista da computação turco, Emin Gün Sirer. Entretanto, logo depois a Avalanche se tornou um trabalho também Seknigi e Ted, profissionais renomados da área de Tecnologia da Informação (TI) e entusiastas das criptomoedas.  

Para que serve a Avalanche?

Com a plataforma Avalanche é possível fazer uma infinidade de serviços, tais como:

  • Blockchains capazes de interagir com outras dentro de um mesmo sistema e totalmente personalizadas de acordo com as necessidades do usuário; 
  • Criar contratos inteligentes que podem ser utilizados como DApps (aplicativos descentralizados) e são compatíveis com Ethereum;
  • Emitir ou lançar ativos, empréstimos e NFTs.

Já com a Avax, o token da Avalanche, é possível fazer staking (obter renda através dos ativos) dos tokens, fazer pagamentos das taxas de rede e fornecer uma unidade contábil criada na Avalanche.      

Qual o diferencial da Avalanche com relação a outras criptomoedas?

O grande diferencial da Avalanche é que ela é uma plataforma compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), mas que não possui altas taxas de transação, como acontece com a sua concorrente direta a Ethereum.  

Como funciona a Avalanche?

Considerada uma Blockchain Proof of Stake (PoS), a Avalanche é composta por três Blockchains separadas, mas que se comunicam entre si e são validadas por uma rede primária. 

Segurança blockchain na Avalanche Avax
A Avalanche Avax apresenta três tipos de Blockchains em seu sistema.

Abaixo, falamos de três Blockchains que compõem a Avalanche e a função de cada uma: 

1. The Exchange Chain (X-Chain)

Focada na criação e negociação de ativos digitais, a X-Chain permite a emissão de outros tokens além da Avax. Entretanto, as taxas de criação e transação dos tokens precisam ser pagas em Avax. 

2. The Platform Chain (P-Chain)

A P-Chain serve para rastrear subnets já existentes, coordenar os validadores de rede e criar novas subnets, que podem ser validadas e utilizadas para concessão de Blockchains personalizadas. 

3. The Contract Chain (C-Chain)

Com a C-Chain é possível criar contratos inteligentes e DApps compatíveis com a EVM, o que acelera a velocidade com que os processos são executados pela Avalanche.  

Vantagens e desvantagens de investir na AVAX

Apesar de ser uma plataforma diferenciada, já que os usuários da Avalanche podem personalizar sua Blockchain da forma que acharem melhor, ela tem seus prós e contras. Confira na tabela abaixo alguns pontos positivos e negativos que devem ser levados em consideração na hora de investir na Avax:

VantagensDesvantagens
Escalabilidade e velocidade para DAppsTransações podem demorar mais que o normal se os validadores não concordarem com o status atual da sua conta
Alto volume de negociaçãoNão há garantia para transações conflitantes
É uma plataforma de baixo custoNão possui muitas opções de NTFs 
Quadro de vantagens e desvantagens da Avax

Projeções futuras da AVAX no mercado financeiro

De acordo com especialistas, a Avax é uma das criptomoedas mais promissoras do mercado. Apesar de algumas oscilações naturais, já que os investimentos são voláteis, quem investe na Avax tem grandes chances de sair no lucro nos próximos anos devido aos investimentos feitos pela Ava Labs na Avalanche.   

Vale a pena investir na Avalanche?

Devido às grandes altas que a Avalance Avax vem tendo nos últimos meses de 2022, ela tornou-se uma das melhores apostas do mercado de criptomoedas, assim como a moeda Bitcoin e a sua concorrente direta Ethereum.

Para exemplificar, em agosto a cripto Avax teve aumento de 16% em 24 horas, passando o valor de negociação de 31,26 dólares para 33 dólares, após o anúncio de que 180 milhões de dólares serão injetados no programa de incentivo chamado “Avalanche Rush”.   

Então, se você tem dúvidas se vale a pena investir na Avalanche, a resposta é: sim, vale a pena! Entretanto, é preciso se atentar a alguns pontos antes de fazer um investimento em algo tão volátil como as criptomoedas. 

Por exemplo, considere o seu perfil de investidor e o quanto você está disposto a correr o risco de perder dinheiro. Além disso, é importante ter sempre em mente que a Avalanche é uma plataforma recente, ainda em fase de expansão. Apesar do trabalho para atrair mais investidores e expandir o seu ecossistema, algumas dessas ações podem não ocorrer tão bem quanto o esperado.  

Como começar a investir na Avalanche (AVAX)?

Assim como as demais moedas digitais, para investir em criptomoedas Avalanche Avax o mais indicado é fazer a compra do ativo por meio de uma exchange. Ou seja, você precisa apenas ter conta em uma corretora e ter dinheiro disponível na conta para executar a ordem de compra do token. 

Conclusão 

A Avalanche Avax é uma das criptomoedas com mais chance de alta nos próximos anos. Logo, se você quer investir em um ativo com poucas chances de perder o seu dinheiro, a Avax pode ser a cripto certa para você! 

Mas, antes de começar a investir, recomendamos o Curso de Criptoinvestidor da XP Educação. Nele, você pode aprender sobre a Avalanche Avax e outras criptomoedas consideradas promissoras por especialistas do mercado financeiro. Aprenda com quem domina o mercado! 

Continue Aprendendo

spot_img