A área que envolve o Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM) é uma das mais emergentes e de crescimento mais rápido no setor de TI, assim como no setor de negócios. Dessa forma, a carreira em BPM surge como uma opção empolgante para os profissionais, pois abrange os domínios de tecnologias e negócios.
Diversos clientes corporativos implementam ativamente as soluções de BPM. Sendo assim, observam na prática uma melhoria na maneira como gerenciam várias etapas do negócio.
Da mesma forma, muitas empresas estão aumentando sua capacidade produtiva, identificando melhorias, conquistando vantagens competitivas, entregando projetos dentro do prazo e custo estabelecidos, sem sair do escopo acordado.
Ao longo do artigo de hoje, você entende como construir uma carreira em BPM, incluindo habilidades necessárias e caminhos a trilhar.
O que é o BPM?
O BPM, ou Business Process Management (Gestão de processos de negócios), é uma maneira de analisar e controlar os processos que estão presentes em uma organização. É uma metodologia que utiliza diferentes ferramentas e técnicas para garantir que os processos sejam eficientes e ágeis.
O termo gerenciamento de processos de negócios abrange como estudamos, identificamos, modificamos e monitoramos processos de negócios para garantir que eles sejam executados sem problemas e possam ser aprimorados ao longo do tempo. Podemos dizer, portanto, que é uma jornada.
A ideia de BPM é melhor pensada como uma prática de negócios, abrangendo técnicas e métodos ágeis estruturados.
Não é uma tecnologia, embora existam tecnologias no mercado que carreguem o descritor por conta do que elas permitem: identificar e modificar processos existentes para entregar soluções otimizadas no médio e longo prazo.
Tendências na carreira em BPM
Voltemos então à carreira em BPM, nosso foco. Com todos os novos desenvolvimentos acontecendo no mundo da Indústria 4.0 , o BPM é um domínio empolgante para se trabalhar.
Para construir uma carreira na indústria de BPM, você, profissional, precisa da capacitação técnica, mas as habilidades analíticas são mais cruciais.
Então, conhecer tecnologias (uma ou mais) é fundamental. Para exemplificar, vamos citar apenas uma delas: o Bizagi .
O Bizagi possui uma plataforma (parte free/parte paga), disponível em diversas línguas, com três produtos:
Produtos-chave do Bizagi
- Bizagi BPMN Modeler: é um aplicativo freeware para diagramar, documentar e simular graficamente processos no formato padrão Business Process Model and Notation (BPMN);
- Bizagi Studio: é uma solução freeware Business Process Management que permite às organizações criar (automatizar) processos de negócios e fluxos de trabalho;
- Bizagi Engine: pega os processos previamente modelados e automatizados e os executa em toda a organização.
Veja, no vídeo abaixo, como o Bizagi entrega sua proposta de valor aos profissionais de gestão de processos de negócios!
Ferramenta complementar: BPMN
Complementando a tecnologia, conhecer BPMN (Business Process Model and Notation) é imprescindível. A Notação para Modelagem de Processos de Negócios é o padrão que fornece às empresas a capacidade de entender seus procedimentos (processos) de negócios em uma notação gráfica, e dará a capacidade de comunicar esses procedimentos.
Isso garante que as empresas se entendam e participem de seus negócios, além de permitir que as organizações se ajustem rapidamente às novas circunstâncias.
A beleza de um trabalho na carreira em BPM é que ele dá oportunidade de trabalhar em áreas específicas de tecnologia e negócios.
Quais as habilidades necessárias para iniciar uma carreira em BPM?
Se você pensa em seguir carreira na área, é preciso conhecer as características essenciais para a função. São habilidades analíticas, necessárias para solucionar problemas e para pensar em soluções para os clientes. A seguir, falamos sobre cada uma delas.
1- Conhecimento nos domínios dos negócios
Com o crescimento da maturidade e da complexidade da gestão de processos de negócios, aumenta também a necessidade do profissional conhecer diversas áreas. Apenas alguns exemplos são: saúde, varejo, supermercado, bancos, seguros, energia, automóveis, mineração, educação, finanças, entre outras.
2- Saber buscar as informações
Um dos primeiros passos para o gerenciamento de processos de negócios é o entendimento dos melhores caminhos para encontrar informações.
Podemos dizer que este é o ponto de partida. Muito do restante envolve primeiro solicitar as informações necessárias e, depois, ter essas informações comunicadas em um formato imediatamente utilizável.
3- Soft Skills
Cada vez mais valorizadas, as habilidades não-técnicas vêm ganhando espaço no momento das contratações e parcerias. Habilidades de comunicação e escrita, interpessoais, gerenciais, de liderança e resolução rápida de problemas são algumas delas.
4- Proficiência no inglês
Com a crescente internacionalização de empresas e o uso de ferramentas desenvolvidas em outros países, conhecer o idioma inglês e saber se comunicar por meio dele nos níveis prático e instrumental é essencial.
5- Dados corporativos e Analytics
Estudo de dados corporativos usando análise estatística para encontrar tendências e históricos, evidências para tomada de decisões. Com esta habilidade, é possível ajudar os clientes a prever e melhorar os negócios no futuro.
Associados ao domínio, temos a matemática, a pesquisa operacional e a estatística e probabilidade. Alguns campos dentro da área de Analytics são:
- gerenciamento de decisão empresarial;
- análise de marketing;
- ciência preditiva;
- análise de risco;
- análise de fraudes
6- BI – Business Intelligence – inteligência de negócios
Com a habilidade de business intelligence, o profissional está apto a lidar com a vasta quantidade de dados que realmente tenham valor para as empresas, fazendo com que a tomada de decisão seja mais assertiva.
Considerar maneiras por meio das quais uma empresa pode desenvolver novas políticas em relação à coleta de dados e às metodologias de análise de dados, incluindo a garantia da integridade do uso de dados também faz parte desta característica.
7- Conhecimento em CRM
O Gerenciamento de Relacionamento com Clientes (Customer Relationship Management – CRM) envolve todos os aspectos de interação que uma empresa tem com seu cliente, sejam relacionados a vendas ou ao serviço, por meio de qualquer mídia.
É principalmente o processo de gerenciamento e resolução de todos problemas dos clientes. Para uma boa gestão de relacionamento com o cliente, é necessário ter, também, ampla compreensão da indústria de atuação, bem como do produto e do portfólio de serviços para auxiliar e possibilitar a rápida resolução.
8- Serviços de TI e Help Desk e Service Desk
Com esta habilidade, o profissional que segue carreira em BPM se familiariza com o funcionamento da Gestão de TI, incluindo o suporte em produtos e sistemas de tecnologia para responder efetivamente às consultas dos clientes, que podem ser simples ou de natureza complexa, diagnosticando-as e, assim, encontrando a melhor solução;
9 – Governança
O processo de governança pode ser definido como o sistema pelo qual as entidades são direcionadas e controladas. Um BPM com habilidades em governança está preocupado com a estrutura e os processos de tomada de decisão, responsabilidade, controle e comportamento.
A governança influencia na maneira como os objetivos de uma organização são definidos e alcançados, como o risco é monitorado e tratado e como o desempenho é otimizado.
É uma abordagem sistemática que incorpora o planejamento estratégico, o gerenciamento de riscos e o gerenciamento de desempenho. Como a cultura, é um componente central de uma organização de sucesso.
10- Compliance
O termo Compliance, ou Conformidade, descreve a capacidade de agir de acordo com um pedido, conjunto de regras ou solicitação. O profissional familiarizado às regras de compliance sabe identificar os riscos que uma organização enfrenta e aconselha sobre eles.
Além disso, é capaz de projetar e implementar controles para proteger uma organização contra esses riscos, bem como monitorar e relatar a eficácia desses controles no gerenciamento da exposição de uma organização aos riscos.
11- Gestão da Qualidade
A gestão da qualidade é o ato de supervisionar diferentes atividades dentro de uma organização. Seu objetivo é garantir que os produtos e serviços oferecidos, bem como os meios utilizados para alcançá-los, sejam consistentes. Isso ajuda a alcançar e manter um nível desejado de qualidade dentro da organização.
Como ingressar na carreira em BPM?
Agora você já conhece algumas das habilidades-chave para iniciar uma carreira em BPM. O processo pode parecer longo (e é!), mas é possível começar com passos menores e igualmente certeiros.
Que tal participar de um evento completamente imersivo, como o Bootcamp de Processos de Negócios da XP Educação? É a sua oportunidade de se projetar na área, experimentar processos rotineiros, testar habilidades e identificar oportunidades de desenvolvimento!
Trace seu caminho, potencialize sua carreira e boa sorte.