Community Manager: saiba tudo sobre a carreira profissional

Como liderar uma comunidade de fãs? Community Manager faz a comunicação da corporação em todos os aspectos. Conheça mais sobre a atuação do profissional

Um Community Manager, também chamado de gerente de comunidade, é o responsável pelo envolvimento de determinado público com uma marca.

Entenda que a relevância é tudo ao construir a relação com tal comunidade. Quanto mais relevante for seu conteúdo, mais valor direto seus usuários obterão.

O profissional dessa área realiza atividades de curadoria de conteúdo, sendo um banco de conhecimento da sua comunidade, o guardião das informações e a referência quando as pessoas têm dúvidas.

Entenda tudo sobre o assunto ao longo do texto. Boa leitura!

O que é Community Manager?

O Community manager, em português gerente de comunidade, é uma pessoa responsável pela construção, manutenção e engajamento de comunidades online. Esses grupos ficam relacionados em volta de algum assunto, proposito ou interesse em comum.

Muitas buscam por especialistas da área para firmar uma presença no mercado digital e para a captação de clientes no ambiente online.

Quem é o Community Manager?

O profissional tem como responsabilidade a criação, planejamento, gerenciamento e monitoramento dos resultados de uma marca/empresa com as pessoas. Esse relacionamento tem como intuito fortalecer os laços e transformar os clientes em fãs/defensores.

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(Fonte: Getty Images)

Principais características de um Community Manager

O perfil desse profissional exige que a pessoa tenha capacidade analítica, seja sensível, tenha olhares para atender ao que os seguidores querem ver ou ouvir. Como fazer isso? Transformando informações úteis em fortalecimento da marca.

Nike, Nubank e Facebook são empresas que possuem um Community manager no quadro de colaboradores para gerar ou reforçar o relacionamento com seus clientes.

Quais as principais atividades do Community Manager?

As atividades podem variar conforme o nicho de atuação e do tamanho da empresa. Conheça logo abaixo o que faz um Community Manager:

  • Criação de uma comunidade;
  • Aquisição de membros para interação;
  • Construção da brand persona;
  • Colaboração na criação de brand voice;
  • Criação de processos;
  • Produção de estratégia de conteúdo;
  • Analisar as métricas e KPIs;
  • Participar da promoção de eventos ou encontros digitais;
  • Criação e nutrição do relacionamento com clientes, membros e parceiros;
  • Auxílio na divulgação de informações relacionadas à empresa, bem como lançamento de produtos ou ofertas especiais;
  • Ter o contato com influencers e líderes de opinião, para interagir ou promover a marca;
  • Fazer a gestão das opiniões e reclamações dos clientes;
  • Realizar a abertura de novos canais de atendimento.

Muito coisa, né? Isso são as atividades de um Community Manager!

Quanto ganha um profissional Community Manager?

Aliás, qual é o salário de Community Manager? Ele/ela pode ganhar valores variados conforme a empresa, setor e enfim. Segundo o site Vagas.com, o profissional ganha em média R$ 3,3 mil no Brasil.

Válido pontuar que os dados são uma média, ou seja, pode variar de região para região.

Qual a diferença do Community Manager e Customer Success?

O CM cuida mais da parte de interlocução, responsável pela construção, fomento e estimulação de toda uma comunidade.

Já o CS (Customer Sucess) tem a função de prestar atendimento para um cliente na resolução de um problema, atender uma chamada, compreensão quando tiver algo errado com um produto ou serviço da empresa.

Qual a diferença entre um Social Media e Community Manager?

Enquanto o profissional Social Media tem limitações na atuação, pois o foco é nas redes sociais, o Community Manager faz a comunicação da corporação em todos os aspectos.

Para você entender as distinções, saiba que as principais atividades de um Social Media são:

  • Gerenciar cronogramas de ativação em plataformas de mídias sociais;
  • Produzir conteúdos específicos para diferentes formatos;
  • Interagir com os usuários por meio de mensagens individuais ou em comentários publicados;
  • Monitorar menções relacionadas à marca;
  • Acompanhar métricas e resultados conforme o objetivo.

Como se tornar um Community Manager?

As descrições do cargo de gerente de comunidade exigem um conjunto de habilidades essenciais, como experiência com envolvimento do público e habilidades interpessoais, como pensamento criativo.

Se você deseja exercer a função terá que desenvolver os seguintes aspectos abaixo.

Habilidades de comunicação

Fortes habilidades de comunicação são essenciais para a construção de uma comunidade digital. Você deve saber falar e interagir com os outros com respeito e empatia para construir relacionamentos.

Usar suas habilidades interpessoais para criar conexões com pessoas em fóruns online ou sua comunidade de mídia social é fundamental para construir uma base de clientes fiéis para sua empresa.

Experiência em marketing digital

Compreender o marketing de mídia social é fundamental para os gerentes de comunicação. Você precisa saber como usar a análise para desenvolver uma forte estratégia de mídia social e criar conteúdo atraente para os clientes que construam reconhecimento da marca.

Habilidades de relações públicas

Muitas vezes, um gerente de comunidade será o único a responder aos comentários ou críticas dos clientes. Você deve desenvolver fortes habilidades de resolução de conflitos e aprender a se envolver com os clientes de forma produtiva e paciente.

Há também outras habilidades esperadas:

  • Ter proatividade e ser multitarefa;
  • Saber lidar com planejamento;
  • Um olhar sensível para alguns assuntos;
  • Ter perfil analítico e muito mais.

Requisitos

Nas principais oportunidades de emprego são cobradas as exigências:

  • Experiência de trabalho comprovada como gerente de comunidade ou função semelhante;
  • Experiência no planejamento e liderança de iniciativas comunitárias;
  • Capacidade de identificar e rastrear KPIs relevantes da comunidade;
  • Excelentes habilidades de comunicação verbal;
  • Excelentes habilidades de escrita;
  • Excelentes habilidades interpessoais e de apresentações;
  • Experiência prática com gestão de redes sociais;
  • Capacidade de interpretar o tráfego do site;
  • Conhecimento de marketing on-line;
  • Atenção aos detalhes, pensador crítico e solucionador de problemas;
  • Bacharel em Comunicação Social ou área semelhante.

Qual a importância desse profissional na área de Tecnologia?

Um Tech Community Manager é importante, isso porque ele irá aumentar a presença da marca no mercado, fazendo mais exposições da empresa, em relação à cultura, produtos/serviços, pessoas, diversidade e enfim.

Isso traz um ganho enorme tanto para futuros clientes quanto para possíveis candidatos que queiram ser contratados pela empresa, pois a atração/seleção ficará mais simplificada.

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Área de jogos: como conseguir emprego como Community Manager?

Encontrar um emprego na indústria de jogos não é tarefa fácil.

Os gerentes de comunidade são os heróis desconhecidos da indústria de jogos. Sempre que algo dá errado, eles estão na linha de frente, sendo o ponto de contato para todas as frustrações de uma comunidade que pode estar pronta para escalar as coisas a um nível absurdo.

Quando isso acontece, nos bastidores, uma equipe de gerentes de comunidade faz o possível para manter a união, civilidade e fornecimento do máximo de informações seguras possíveis.

Em síntese, o gerenciamento de comunidade preenche a lacuna entre a estrutura corporativa de uma empresa e os jogadores que a indústria atende.

O profissional não é apenas um rosto público de uma marca, mas também o ponto de contato que conecta uma equipe de desenvolvimento com seus jogadores, com o objetivo final de fazer jogos melhores, para todos.


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