Empreender em 2023: o que você precisa saber para começar com o pé direito?

Um novo, novo tempo para empreender. Conheça as oportunidades!

Ter o próprio negócio é sonho de muitos brasileiros. Porém, entender o momento certo de abrir uma empresa é uma das decisões mais desafiadoras. É preciso, entre outras coisas, entender o cenário econômico e, sobretudo, ter uma boa reserva de caixa. Se isso está nos seus planos, você precisa saber quais são as principais oportunidades do mercado para empreender em 2023.

Pensando em ajudar quem deseja entrar nesse mundo, separamos neste artigo as principais informações a respeito. Aqui você vai encontrar os tipos de empreendedorismo, as oportunidades em virtude dos novos hábitos de consumo, além dos setores que estarão em alta para o ano de 2023. Se é isso que procura, então aproveite o texto e boa leitura!

Tipos de empreendedorismo

Talvez para a surpresa de alguns, não há apenas uma maneira de empreender, ou seja, não há só um caminho ou um setor. Por exemplo, o fundador de uma startup, um MEI e o dono de uma franquia estão todos empreendendo, mas de formas diferentes.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre como isso funciona, explicamos a seguir os 5 principais tipos de empreendedorismo. Dessa forma, você poderá compreender as diferenças e ver qual se encaixa melhor com seu perfil:

Empreendedorismo Social

Dentre todos os tipos de empreendedorismo, o social é um dos mais diferentes. Isso porque nessa modalidade, por exemplo, o lucro fica em segundo plano. Ou melhor, tem uma destinação bem específica. O foco, pode-se dizer, é no desenvolvimento, seja de uma comunidade, de uma escola ou, até mesmo, de uma causa ambiental.

De forma geral, o objetivo é  causar um impacto positivo na sociedade, seja em que área for. Portanto, o desafio acaba sendo fazer dar certo dois pontos: realizar um trabalho com impacto positivo e reunir recursos financeiros para manter o projeto em funcionamento, Isso pode ser via patrocínios ou com o recebimento de doações.

Bons exemplos de empreendedorismo social são o GRAACC, que atua no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer infantil, e o Jovens Falcões, que busca estimular o protagonismo de jovens de comunidades carentes para serem agentes de transformação social. Aliás, essa modalidade de empreendedorismo é muito comum entre os jovens que ainda estão nas faculdades e têm o sonho de mudar o mundo.

<Leia mais: Por que é importante entender sobre gestão exponencial para empreender? />

Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo digital é, talvez, um dos mais conhecidos atualmente. Não é raro encontrar referências de pessoas que empreenderam por meio da internet, seja na criação de um site, aplicativo ou loja online. Por sinal, uma das razões para o crescimento do empreendedorismo no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo é o mercado digital.

Com as inovações tecnológicas e a presença massiva da internet nos smartphones, a possibilidade de empreender aumentou significativamente. Surgiram muitos negócios diferentes, trazendo soluções que facilitassem a vida do consumidor. Em muitos casos, a praticidade de serviços – como fazer um pedido de comida – é um dos principais impulsionadores dessas empresas. 

Dessa forma, uma das características do empreendedorismo digital é que ele é muito versátil e atende muitos segmentos. Abaixo, listamos alguns exemplos:

  • Lojistas (comércios eletrônicos);
  • Produtos de conteúdo (com infoprodutos, vídeos e podcasts);
  • Aplicativos;
  • Serviços úteis (como apps de mobilidade, logística, delivey);

Entre as várias vantagens que o empreendedorismo digital oferece está, também, a possibilidade de trabalhar de casa: para isso, basta ter acesso à internet.

Com isso, é possível perceber que as vantagens deste tipo de empreendimento são inegáveis, já que inspiram comodidade, flexibilidade e qualidade de vida.

Além disso, normalmente, o empreendedorismo digital não exige investimento inicial tão pesado e nem uma estrutura física complexa para funcionar.

Entretanto, vale destacar que embora alguns serviços se pareçam com o formato físico, o mercado digital tem indicadores de desempenho diferentes. Uma loja física, por exemplo, foca muito no na venda. No caso de um e-commerce, outras métricas são levadas em conta, como visitas, tempo de navegação, taxa de conversão, entre outros. 

Além disso, o digital permite ainda a convergência de serviços com outras empresas complementares. Plataformas como a OLX, Mercado Livre e Hotmart servem para divulgar os seus produtos, por exemplo. 

Empreendedorismo Informal

É aquele praticado pela maioria dos brasileiros que não conseguiu abrir o próprio negócio formalmente. Um dos principais exemplos são os vendedores ambulantes, as barracas de rua e outros negócios relacionados. Esse não é o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção de maneira geral.

Isso ocorre porque, por ser informal, o empresário sofre uma série de restrições, como acesso a serviços de crédito e outros benefícios. O ideal é que o empreendedor informal tente se formalizar e tornar-se um empreendedor individual (MEI), mas grande parte da população não possui os recursos para realizar essa transição.

Para se ter ideia, nesta modalidade de negócio, o foco principal é atender às necessidades de curto prazo. Geralmente, só garante a renda básica para as necessidades do dia a dia.

A maior vantagem fica mesmo por você ser o seu próprio patrão. Aqui o empreendedor não paga impostos pela atividade exercida e pode fazer seus próprios horários, mesmo que com uma remuneração instável.

Empreendedorismo Individual

Este quarto tipo de empreendedorismo é uma tendência relativamente recente que permite que um profissional crie o seu negócio por conta própria no Brasil. Via de regra existem duas maneiras de fazer isso: tirando um MEI  (Microempreendedor Individual) ou abrindo uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

O microempreendedor individual, aliás, costuma atuar de forma autônoma ou freelancer como: cabeleireiro, designer, jardineiro, jornalista, consultor, entre outros. Ele não pode ter, no caso, mais de um funcionário. Além disso, é necessário manter as obrigações com a Receita Federal pagando tributos em um único boleto mensal.

Na prática, trata-se de um tipo de empreendedorismo com menor escala de ação, mas fácil de começar e de operar no mercado. Dessa forma, para quem tem a ideia de trabalhar como profissional liberal, é uma ótima maneira de começar um negócio e ganhar mais dinheiro. Se este é seu pensamento, talvez este seja o perfil para você avaliar.

Empreendedorismo de Franquias

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é que você está empreendendo com um modelo de negócio que já foi testado e com o apoio de uma empresa que conta com conhecimento importante para facilitar as coisas. 

Por isso, em teoria, esse é um dos tipos de empreendedorismo mais fáceis de serem desenvolvidos, pois já contam com processos bem definidos e você não precisa esquentar a cabeça em começar tudo do zero. Aliás, para quem não gosta de assumir riscos, é uma boa opção a se considerar.

Alguns exemplos de franquias bem sucedidas são: Havaianas, O Boticário, escolas de idiomas, fast foods em geral, entre outros. No entanto, saiba que tudo isso não significa que a vida de um empreendedor de franquias seja tranquila. Pelo contrário, a atividade tem desafios e o retorno sobre esse investimento pode demorar anos. 

< Confira também: As 10 melhores franquias para você investir />

Novos hábitos, novas oportunidades

A pandemia causada pelo novo coronavírus nos trouxe diversas consequências. Embora muitas delas tenham sido negativas, algumas respingaram nos negócios e trouxeram novas oportunidades. O desenvolvimento de alguns setores ganhou mais corpo e diversas empresas surgiram para ocupar espaços que, antes, estavam dando os primeiros passos. 

Alguns segmentos tiveram um forte crescimento, com empresas de setores específicos em destaque, especialmente com a internet como recurso de apoio para os novos negócios. A seguir, listamos 3 áreas que evoluíram neste período e se estabeleceram mesmo após volta da normalidade. Confira! 

Saúde e higiene

Embora o período mais agudo da pandemia tenha passado, os setores de saúde, limpeza e higiene alternativa tiveram forte crescimento e continuam sendo boas opções. 

Durante a pandemia, a venda de álcool em gel, desinfetantes, produtos antissépticos e para cuidado pessoal dispararam, assim como a comercialização de máscaras e luvas de proteção. Mesmo após tudo isso, o ‘novo normal’ ainda exige cuidados com a higiene e a limpeza. Esses segmentos são ótimas alternativas para o empreendedor em 2023. 

Podemos citar como exemplos negócios como o de higienização de sofás e outros estofados, limpeza especializada de ambientes e produtos de limpeza. 

Jogos para celular

Esse mercado tem crescido, praticamente, desde o começo dos anos 2000. O mundo dos games explodiu ainda mais após a pandemia. Para se ter uma ideia, quase 75% dos brasileiros afirmam que se divertem com algum tipo de jogo. Somente no Brasil, o valor de compra de jogos chegou a incríveis US$ 2.3 bilhões em 2022. O relatório foi apresentado pela Consultoria Newzoo.

Uma das principais razões para esse crescimento vem dos celulares. Essa receita exorbitante é graças ao aumento exponencial de downloads de jogos para celular. Então, neste cenário, o desenvolvimento de jogos para celular se torna um negócio em potencial para 2023.

Há várias ramificações de negócio, seja na criação de novos títulos ou em companhias que prestam serviços para empresas especializadas. 

E-commerce e infoprodutos

Muita gente que perdeu o emprego neste período teve que se reinventar para garantir uma nova fonte de recursos. Um dos setores que tiveram um boom de novos negócios foram as lojas online. E a oferta não foi somente com produtos, mas também com cursos virtuais, que cresceram muito durante o período de isolamento.

Dessa forma, os negócios digitais, em geral, são mais um exemplo de área que já era uma tendência antes mesmo da pandemia. E permanece forte até hoje. Com isso, abre-se uma janela de oportunidades para empreender em 2023. 

Muita gente que tinha conhecimento técnico sobre determinado assunto montou cursos e começou a vender pela internet. O mesmo aconteceu com pessoas que sabiam cozinhar ou fazer artesanato. Utilizaram a internet e as suas ferramentas para fazer negócio. 

Muitas pessoas acabam, hoje em dia, pegando um hobby ou algo que gostam de fazer para transformar num ‘infoproduto’ pela internet. Isso faz com que criar uma loja online seja uma boa opção para quem deseja empreender em 2023. 

Aliás, um ramo de negócio digital para se apostar no próximo ano é o das startups “techs”, que utilizam soluções projetadas com base em tecnologia e atuam onde as empresas tradicionais ainda não chegaram.

Já os tais dos infoprodutos digitais, como e-books, cursos online e outros materiais, podem ser comercializados para o público que consome cada vez mais conteúdos online, de forma mais simples e prática. Não é à toa que os infoprodutos seguem como tendência para 2023, com destaque para as videoaulas e cursos online.

Com as redes sociais em alta, essas ferramentas são ainda impulsionadoras de negócio. Seja pelo Instagram ou Facebook, é possível criar lojas virtuais dentro dessas plataformas. Além disso, você ainda pode utilizá-las para fazer anúncios, aumentando as visualizações e interessados nos seus produtos. E mais: tanto YouTube como os sites Hotmart e Monetizze podem ajudar no sucesso da sua empresa em 2023.

O mercado e as inovações para 2023

Como você pode ter visto, há uma série de setores e segmentos que podem ser uma alternativa interessante para empreender em 2023. Porém, existem alguns nichos que estão ganhando mais destaque. É neles que você precisa ficar de olho se quiser encurtar o caminho para ter sucesso nos negócios, além de fazer uma boa gestão empresarial. A seguir, abordaremos quais são essas tendências e as suas inovações. 

< Saiba mais: 10 empreendedores de sucesso para você se inspirar />

Produtos vegetarianos e veganos

Muitas pessoas estão mudando a forma de se alimentar. Com a rotina cada vez mais corrida, especialmente nas grandes cidades, tem havido um forte movimento por uma alimentação mais saudável. Logo, essa é uma demanda que tem ganhado cada vez mais consumidores, o que torna esse segmento uma excelente oportunidade para empreender em 2023. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Ibope sobre hábitos alimentares, publicada em 2018, aponta que 14% da população brasileira já se declara vegetariana (ou seja, 30 milhões de pessoas). Olha quanta gente em potencial para ser um lead!

Além disso, 55% dos brasileiros também afirmam que consumiriam mais produtos veganos se os ingredientes estivessem indicados na embalagem, enquanto 60% escolheriam a opção vegana se incluído o mesmo preço do produto que costumam consumir.

Mas uma das maiores provas do potencial deste mercado é o fato de que grandes empresas de proteína animal como Seara, Sadia, Perdigão e redes de fast-food como McDOnald’s e Burger King lançaram suas linhas vegetarianas e veganas no portfólio. Enquanto isso, nos pequenos negócios, crescem:

  • Restaurantes vegetarianos;
  • Empresas de marmitas sem produtos de origem animal;
  • Empresas de cosméticos veganos;
  • Fabricantes de produtos de base vegetal;

É cada vez mais evidente que o veganismo ganha mais e mais adeptos todos os dias. Por isso, esse é justamente um nicho de negócio que deve ser explorado por quem gosta do segmento de alimentação.

Para quem não é muito ligado no assunto, é um mercado que, apesar de estar em ascensão já há algum tempo, ainda tem uma média baixa de concorrência.

Dessa forma, é possível que investindo nessa ideia de negócio para 2023 você poderá se tornar uma referência dentro da sua comunidade.

Cosméticos naturais e artesanais

Na expansão da consciência ambiental e busca por produtos sustentáveis, os cosméticos naturais ganham destaque no mercado de beleza.

Os cosméticos são artigos vendidos mesmo durante as crises. Porém, a verdade é que atualmente as pessoas têm se preocupado cada vez mais com os ingredientes que são adicionados aos produtos.

Pelo menos, é o que reforça um estudo da plataforma Teads, publicado em 2020 na Brazil Beauty News. O levantamento mostra que 62% dos brasileiros gostariam que os cosméticos fossem formulados apenas com ingredientes naturais.

Várias grandes marcas de cosméticos, como Natura e O Boticário, perceberam essa tendência e já colocaram linhas com produtos 100% naturais, sem uso de insumos de origem animal em seus catálogos.

Pode até não ser tão duradouro até o momento, mas este segmento tem grande potencial de crescimento para este ano, já que está em sintonia com as mudanças de hábitos dos consumidores, cada vez mais preocupados com o meio ambiente. 

Dark kitchens

O termo, na tradução para o português, significa “cozinha escondida”. Esse tipo de negócio ganhou grande escala após o aumento de pedidos de comida pelo delivery. A ideia desse conceito é que você não precisa, necessariamente, ter um restaurante para lançar a sua marca. Basta ter um espaço para executar o serviço. 

Mas como funciona? Há duas formas de empreender, neste caso. A primeira delas diz respeito a um imóvel. Você pode comprar um espaço grande e alugar para quem estiver interessado em manter a sua cozinha por ali. 

A segunda é se você quiser cozinhar para fazer entregas. Dessa forma, você pode ter toda uma estrutura de cozinha sem precisar investir em todas as necessidades de um restaurante. Tudo isso em um espaço colaborativo.

O que considerar para seu plano de negócio

Agora que já vimos os tipos de empreendedorismo e os setores mais em alta no momento, um dos últimos passos para colocar a ideia em prática é fazer o plano de negócio, ou Business Plan, como também é conhecido.

Para isso, é necessário cumprir algumas etapas dentro desse plano. A seguir, separamos algumas dicas para você ficar de olho e não deixar de fazer com o seu empreendimento. Confira quais são elas: 

Coordene uma pesquisa de mercado

Este primeiro ponto é essencial para entender, logo de cara, o que há de mais importante sobre o mercado em que está se expondo. O que deve ser avaliado é:

  • Gosto e opinião dos consumidores;
  • Nível e quantidade da concorrência;
  • Maiores oportunidades e compensação;

Dessa forma, fica muito mais compreensível e acessível para visualizar o panorama do segmento em que vai entrar. Por isso, dedique um bom tempo a essa pesquisa. Tente extrair o máximo do público, da concorrência e de outras situações comuns e incomuns para se preparar de verdade.

Aliás, não se esqueça: analisar o aspecto financeiro diante do que se observa da pesquisa é muito importante para não ir gastando sem controle por aí. Neste momento, cogite usar uma planilha online ou offline para elaborar um formulário com os principais pontos a serem considerados e estudados.

Confirme se a ideia interessa ao público-alvo

Este tópico – e quase todos os seguintes – fazem parte, de certa forma, do que será feito para essa pesquisa de mercado. Portanto, durante este processo de análise e de conhecer melhor o setor, é fundamental confirmar com o seu público-alvo se a ideia que você possui para seu empreendimento realmente o interessa.

Mesmo se as respostas forem majoritariamente positivas ou negativas, busque extrair dessas pessoas novas ideias. O que elas gostam? Quais as principais necessidades? O que pode ser diferente do que já existe? Isso serve para, depois, trazer soluções inovadoras que podem ser absorvidas pelo seu negócio. 

Observe seus concorrentes e o que fazem

Apenas identificar uma concorrência não é o suficiente, é preciso ir além. E, para isso, é importante analisar como os seus concorrentes se comportam ao decorrer do tempo, nos mais variados cenários e desafios relacionados à frente deles.

Aliás, este é um hábito importante: observar quem já está no mercado. E não apenas no início dos projetos, mas no decorrer deles. Essa rotina não pode ser perdida com o tempo, precisa ser contínua. Só assim para conseguir avaliar a qualidade do que sua empresa pratica no dia a dia.

Em alguns momentos, você vai identificar que é preciso copiar o que está dando certo. Em outros, não será necessário. Porém, só ao longo do tempo e com a experiência adquirida que você vai percebendo cada necessidade, sempre com mais eficiência e qualidade.

Defina o diferencial competitivo

Ao decidir investir no próprio negócio, esta será praticamente a primeira definição do que deve ter em mente. Contudo, não se desespere se ainda não tem ideia do diferencial. Isso pode ser descoberto durante a pesquisa de mercado, por exemplo, bem como no momento dos resultados das suas pesquisas e da análise dos concorrentes.

De uma maneira ou de outra, é de extrema importância que se tenha conhecimento disso. Afinal, esse acaba sendo um dos principais fatores para se destacar e crescer em qualquer mercado. De outro modo, você acaba sendo só mais um negócio no meio de todos os outros. 

Já pensou se os seus clientes em potencial descobrem que seus produtos ou serviços possuem exatamente a mesma coisa que vários outros já têm? Como você vai convencê-los de que aquilo que você está mostrando vale a pena?

Por fim, depois de definido esse diferencial, dê um jeito de posicioná-lo bem em destaque nos anúncios do seu negócio para o público.

Verifique os fornecedores

Provavelmente, se você está olhando para um mercado já saturado, não terá problema com a falta de fornecedores. Mas o que pode acontecer é de vários deles já serem ocupados com os clientes que chegaram antes de você.

De qualquer forma, algum fornecedor que você deve conseguir. Lembre-se de analisar o fornecedor antes de contratá-lo. Afinal, ninguém quer que a sua ideia seja executada da mesma maneira em um concorrente. 

Agora, se você está começando num mercado novo, a procura por fornecedor pode ser um pouco mais difícil, já que pode haver muito menos opções diante de uma demanda menor. Porém, isso não quer dizer também que deve ficar com o primeiro que encontrar pela frente. 

O processo de conversa com o fornecedor é igualmente importante e necessário aqui.

Então, fique atento!

Considere cenários bons e ruins

Nesta etapa, o que você puder procurar de exemplos positivos ou negativos, faça! Nunca é demais para você tentar imaginar como cada decisão do seu negócio pode refletir no mercado como um todo. 

Por exemplo, faça pequenos testes para garantir a viabilidade da sua ideia antes de espalhar ela mundo afora. Dessa forma, os riscos serão menores, uma vez que a atividade do seu empreendimento estará em andamento e você se sentirá muito confiante e ‘preparado para tudo’.

Mensure os resultados

Por último, mas não menos importante, é calcular os seus resultados. Isso também te ajudará muito nas tomadas de decisão e, ainda, ao colocar a sua ideia em prática. Não tenha medo de fazer ajustes se a situação pede que você faça isso. É melhor fazer enquanto é tempo e ainda estar no começo do que correr mais riscos e colocar tudo a perder mais adiante.

Se possível, realize o registro e o controle dos resultados periodicamente, como uma vez por semana, por mês e por aí vai. Aliás, dentro desses números que você deve anotar, estão pontos como valor dos custos, receita e quantidade de itens vendidos.

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