Como funciona o after-market da B3? Como negociar após o pregão?

Você sabe o que é e como funciona o after-market? Trata-se de um período extra de funcionamento da bolsa, que ocorre logo após o fim do pregão regular. Sua função é igualar os horários de operação das bolsas brasileira e norte-americana.

Mas, mais do que isso, o after-market é uma oportunidade para quem trabalha em horário comercial e, por isso, não consegue operar durante o pregão.

O que é ótimo, considerando que o número de investidores não para de aumentar. De acordo com a B3, só no primeiro semestre de 2021, houve um aumento de 43% no número de pessoas registradas na plataforma.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois neste post explicamos o que é e como funciona o after-market da Bovespa, em que horário ele ocorre e quais são as vantagens e desvantagens de operar na bolsa durante este período. Boa leitura!

[form-shortcode journey=”APIEvent-e9b787b0-32ff-0758-73e4-214c01c84622″ img_src=”/wp-content/uploads/2022/04/ebook-guia-boas-praticas-day-trade.png” title=”Aprenda Boas Práticas para Day Trade com a XP Educação. Cadastre-se e receba esse e-book gratuito!” name=true email=true download_url=”/wp-content/uploads/2022/03/E-book_Guia-de-boas-praticas.pdf”]

O que é after-market?

O after-market é um período extra de funcionamento da Bolsa de Valores de São Paulo, que permite que investidores cancelem ou enviem ordens de compra e venda mesmo após o fechamento do pregão regular.

Digamos que você queira administrar pessoalmente sua carteira de investimentos, no entanto, trabalha em horário comercial e, por isso, não consegue acompanhar o pregão da Bovespa. Com o after-market, você tem essa possibilidade, aproveitando o tempo extra para ajustar suas posições, comprando ou vendendo ativos.

Qual é a função do after-market da B3?

O after-market foi criado com o objetivo de sincronizar os horários de funcionamento das bolsas brasileira e americana. Logo, todos os anos, durante o horário de verão dos Estados Unidos, o after-market da B3 é suspenso, retornando apenas em março, com o fim do horário de verão nos EUA.

Como funciona o after-market da Bovespa?

O investidor pode operar no after-market do mesmo modo que o faz durante o pregão normal, utilizando o home broker da sua corretora de investimentos. Porém, há algumas restrições que diferem os dois momentos:

  • nem todos os instrumentos estão disponíveis para negociação neste período, por exemplo, ativos de renda fixa privada e mercado de opções ficam de fora;
  • não podem ser negociadas as aplicações com variação de preço superior a 2%, para mais ou para menos, em relação ao fim do pregão regular;
  • há um limite máximo para a negociação de investimentos durante o after-market, que é de R$ 900 mil por CPF.

Como você pode perceber, as diferenças no funcionamento do after-market da Bovespa em relação ao pregão tendem a afetar mais aqueles que movimentam grandes quantidades de dinheiro, já para o investidor comum, não muda nada.

Qual é o horário de funcionamento do after-market da B3?

O horário de funcionamento das negociações pós-pregão variam de acordo com o período do ano. Conforme mencionamos, o objetivo do after-market é sincronizar a bolsa brasileira com a americana.

Normalmente, ele inicia logo após o pregão, às 17h, e vai até às 18h. Porém, devido ao início do horário de verão nos Estados Unidos, a partir do dia 8 de novembro, a bolsa brasileira passou a funcionar até às 18h, suspendendo o período pós-mercado, exceto em dias de vencimento de opções, conforme a tabela:

horário de funcionamento do after-market da B3
Fonte: B3

Nesses dias, o after-market ocorrerá das 18:25 às 20:00 horas. Iniciando com um período para cancelamento de ofertas, das 18:25 às 18:55, seguido da pré-abertura, entre 19:00 e 19:05. Logo após, começa o período de negociação, que vai até às 19:30 e, então, mais um tempo para o cancelamento de ofertas, das 19:45 às 20 hrs.

Para mais informações, acesse o ofício circular, emitido pela B3 em 14 de outubro.

Vantagens e desvantagens de operar no after-market

Uma das principais vantagens para os investidores é que o after-market oferece um tempo extra de negociação, o que faz toda a diferença para quem trabalha em horário comercial e não consegue enviar suas ordens durante o pregão.

Além disso, temos a possibilidade de cancelar ordens, corrigir erros e ajustar posições, mesmo após fim do pregão regular.

Quanto às desvantagens, temos as restrições que ocorrem neste período, como o fato de os ativos de renda fixa privada e opções não estarem disponíveis para negociação, a limitação de movimentação a um máximo de R$ 900 mil por CPF e a impossibilidade de negociar ativos com variação superior a 2%.

Mas vale destacar que, no geral, essas desvantagens tendem a afetar apenas os grandes investidores, que realizam movimentações na casa dos milhões. Para o investidor comum, não muda muita coisa.

Quer investir na bolsa, mas não sabe por onde começar? Então, confira o vídeo abaixo, no qual a Clara Sodré, especialista em investimentos e professora da Xpeed, apresenta 4 passos simples para começar a investir em ações:

E se você quer aprender mais sobre a bolsa de valores para otimizar seus investimentos, baixe nosso e-book: Guia da Bolsa para Investidores. É só clicar no banner abaixo e fazer o download gratuito.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Preparado para negociar no after-market da B3?

Mais do que igualar os horários de funcionamento das bolsas brasileira e norte-americana, o after-market da Bovespa é uma oportunidade para quem não consegue realizar operações durante o pregão regular, mas não abre mão de administrar sua carteira de investimentos.

Se você está entrando no mundo dos investimentos agora ou quer aprender mais sobre o assunto, conheça nosso curso: Aprenda a investir na bolsa de valores.

Nele você terá um ótimo panorama tanto de conceitos básicos como de avançados e, assim, obterá conhecimento e insights importantes para investir na prática e de forma eficiente. Clique no banner abaixo e se inscreva!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos, para que eles também entendam como funciona o after-market, e assim, possam se programar para fazer seus investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img