7 dicas de como investir em criptomoedas

Conheça as dicas e conceitos infalíveis que te farão dominar de vez o mundo das criptomoedas!

Quer saber como investir em criptomoedas? Saiba que elas são moedas digitais que utilizam a criptografia para assegurar suas transações e controlar a criação de novas unidades.

As criptomoedas surgiram com o intuito de serem utilizadas como meio de troca, assim como as moedas tradicionais. As primeiras criptomoedas surgiram em 2009, com o lançamento do Bitcoin. Desde então, apareceram muitas outras.

As moedas digitais possuem algumas vantagens em relação às moedas tradicionais, como a possibilidade de serem enviadas e recebidas de forma anônima e de serem negociadas em qualquer lugar do mundo.

Atualmente, a criptomoeda mais negociada no Brasil é o Bitcoin. Outras criptomoedas também são muito negociadas no país, como o Ethereum, o Litecoin e o Bitcoin Cash.

Tem interesse em investir em uma moeda digital? Nesse conteúdo você vai encontrar detalhes sobre o que são criptomoedas, funcionamento e quais são as principais moedas no Brasil e no mundo. Além disso, saberá como realizar uma compra de Bitcoin e Ethereum.

Um bônus! No final do conteúdo você irá conferir as principais dicas para investir em criptomoedas. Boa leitura!

O que são criptomoedas?

Em síntese, as criptomoedas são moedas digitais que usam criptografia para garantir a segurança das transações e para controlar a criação de novas moedas.

Elas são consideradas um tipo de moeda alternativa e foram criadas com o objetivo de serem mais seguras e mais resistentes às manipulações do que as moedas tradicionais. Seja o real, dólar, euro e outras.

O que é e como funciona uma moeda digital

Uma moeda digital é uma moeda que só existe online. A maioria delas usa a tecnologia blockchain como forma de garantir a transação segura e confiável de dinheiro. Existem centenas diferentes, e muitos deles foram lançados como moeda alternativa para a economia global.

Todas as moedas digitais são criptomoedas? Não! Existem muitas moedas digitais que não são criptomoedas.

O dinheiro digital é um tipo de moeda digital que é emitido por um banco central e regulado por uma autoridade. Inclusive, o dinheiro digital é considerado legal para compra e venda em muitos países, mas não tem a proteção da criptografia que as criptomoedas possuem.

A moeda digital é considerada uma moeda alternativa, uma vez que não é emitida por um banco central. A maior facilidade dela é a instantaneidade, ela é negociada diretamente entre as pessoas através da Internet.

Outra vantagem é que as moedas digitais são anônimas, o que significa que os comerciantes e investidores podem fazer transações on-line sem serem identificados.

<Leia depois: veja quais são as criptomoedas mais promissoras no Metaverso />

Quais as principais criptomoedas do mercado?

Atualmente, as criptomoedas mais negociadas no mercado são:

Contudo, há muito mais outras existentes: Litecoin, Ripple, Dash, Cardano, IOTA, Monero, Ethereum Classic, Stellar, NEO, EOS, Bitcoin Gold, Qtum, OmiseGO, Lisk, BitConnect, Zcash, Stratis, Waves, Ark, Komodo, Hshare, BitShares, Tron, Ark, Metal, BitBay, Pura, Bitquence, Civic, BitAsean, TokenPay, MonaCoin, Blocknet e QASH.

Além desses, existem também: Viacoin, Paccoin, B3Coin, Bitcore, BitBar, SysCoin, BitBean, BitSend, Blocknet, BitcoinPlus, Bitmark, Clams, CloakCoin, Crown, CureCoin, Dash, Decred, Denarius, Diamond, DigiByte, DigitalNote, Edgeless, Espers, Ethereum Classic, Ethereum, Expanse, Feathercoin, Flashcoin, Gulden, Helbiz, Infinium-8, IntenseCoin, Karbowanec, Kilocoin, LBRY Credits, Libra Credit.

Como as criptomoedas funcionam?

Uma criptomoeda, ou moeda digital, é um meio de troca que usa criptografia para controlar a criação e a transferência de dinheiro. Elas surgiram como alternativas às moedas tradicionais, como o dólar americano, e oferecem um novo método de pagamento para a internet.

<Leia: Conheça estratégias para ganhar dinheiro com criptomoedas />

Como comprar uma criptomoeda?

O processo de comprar uma criptomoeda é o mesmo que o de comprar qualquer outro ativo. No Brasil, por exemplo, é possível comprar frações de Bitcoin a partir de R$ 10,00. No entanto, existem algumas diferenças importantes que os investidores precisam estar cientes.

Há duas maneiras de realizar o investimento:

  • Peer-to-peer e
  • Por Exchange.

Peer-to-peer

Esse modelo é feito de modo direto e utiliza de plataformas exclusivas para as transações. No sistema peer-to-peer, um comprador entra em contato com um vendedor e realiza a cotação do valor ou a quantidade de moedas digitais que quer comprar. Caso o vendedor aceite o preço indicado, o comprador faz o pagamento.

Posteriormente, após a confirmação de que o dinheiro foi enviado e está na conta, o vendedor envia as criptomoedas ao usuário. O inverso também pode ocorrer. O comprador também pode receber primeiro as criptos e só depois fazer o pagamento. Tudo dependerá da negociação

Os principais benefícios dessa negociação direta é a ausência de taxas e a rapidez.

Exchanges

Para comprar criptomoeda no Brasil, você pode usar uma corretora de criptomoeda ou uma exchange. As exchanges (negociam ativos financeiros) geralmente oferecem mais moedas para negociar, enquanto as corretoras tendem a oferecer preços mais competitivos. Em todo o mundo, há quase 600 corretoras de criptomoedas.

Para facilitar sua vida, um ranking foi elaborado pela Forbes Digital Assets que enumera as 60 melhores bolsas para investimentos.

As principais exchanges de criptomoedas são:

  • Mercado Bitcoin;
  • Coinbase;
  • Kraken;
  • Robinhood;
  • Crypto.com;
  • FTX;
  • Binance;
  • Huobi Global;
  • Gemini;
  • GMO Coin;
  • eToro;
  • Interactive Brokers;
  • IG;
  • Blockchain;
  • PayPal e outras.

Uma vez que você escolhe onde irá investir, o próximo passo é criar uma conta. Para fazer isso, você precisará fornecer algumas informações pessoais, como seu nome, endereço e data de nascimento. Algumas exchanges também exigem que você forneça um documento de identidade válido, como um passaporte ou carteira de motorista. Geralmente, todo o processo é online.

Depois de criar sua conta, você precisará depositar fundos na exchange. Isso pode ser feito de várias maneiras, incluindo transferências bancárias, cartões de crédito/débito ou criptomoedas.

Quando os fundos ficam disponíveis, você pode usá-los para comprar criptomoedas. A maioria das exchanges oferece vários tipos de criptomoedas, então você pode escolher qualquer uma que esteja disponível para negociação. Depois de escolher a criptomoeda que deseja comprar, você precisará escolher uma quantidade e confirmar a transação.

Depois que a transação é confirmada, a criptomoeda será enviada para sua carteira na exchange. Você pode manter sua criptomoeda na plataforma de negociação ou transferi-la para uma carteira de software ou hardware externa.

Como investir em criptomoedas na XP 

Atualmente, existem alguns ETFs (fundos de índice) listados na B3 que dão exposição às Criptos, como o HASH11, o BITH11 (100% Bitcoin), o ETHE11 (100% Ethereum).

Em fundos de investimento, a XP Investimentos distribui vários fundos que investem em Criptos, como Hashdex 40 Nasdaq Crypto, o Hashdex Bitcoin Full e o Hashdex Criptoativos Voyager para investidores qualificados. Para o público geral, o Trend Cripto Dólar e o Hashdex 20 Nasdaq Crypto.

Como comprar Bitcoin?

Atualmente, comprar Bitcoin no Brasil pode ser feito por meio de diversas corretoras e plataformas de negociação. Uma das maneiras mais populares de adquirir bitcoin é através da corretora Mercado Bitcoin, que opera no país desde 2011.

Há também outras plataformas que fazem a negociação de compra e venda como 99Pay e PayPal.

Como comprar Ethereum?

Para investir em Ethereum no Brasil você pode investir através de:

  • corretoras de criptomoedas;
  • bolsa de valores brasileira comprando ETFs (Exchange Traded Funds);
  • e fundos de investimentos em criptomoedas.

E como investir em criptomoedas?

O investimento em criptomoedas no Brasil está em alta. Devido às suas vantagens, como a segurança, a rapidez e a anonimidade, as criptomoedas têm despertado o interesse de muitos investidores. No entanto, antes de investir em criptomoedas, é importante estar atento a alguns fatores, como o mercado, as taxas e os riscos.

No Brasil, a negociação ainda é um mercado “novo”. É importante fazer uma pesquisa cuidadosa antes de investir em qualquer criptomoeda, para garantir que você compreende os riscos envolvidos. Assim como na Bolsa de Valores, há quedas e altas. Fique de olho!

Investir em criptomoedas é a mesma coisa que investir na Bolsa de valores?

Mais ou menos. As criptomoedas são moedas digitais que usam criptografia para garantir a segurança das transações e para controlar a criação de novas moedas.

Como já dito anteriormente, as criptomoedas são um tipo de moeda virtual, também conhecidas como moedas digitais ou moedas virtuais. Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash são algumas das principais criptomoedas.

Diferentemente, a bolsa de valores é um mercado onde são negociados títulos e valores mobiliários, como ações. As bolsas de valores são lugares onde as pessoas podem negociar ações e outros títulos.

Como investir na Bolsa de Valores

O primeiro passo para investir na Bolsa de Valores do Brasil é escolher uma corretora autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Algumas corretoras oferecem contas demonstrativas para que o investidor possa testar a plataforma e se familiarizar com a negociação de ações.

Uma vez que o investidor tenha escolhido sua corretora, é importante que ele se atente às taxas cobradas pela corretora, bem como aos impostos incidentes sobre as operações de compra e venda de ações.Para investir na Bolsa de Valores do Brasil, o investidor deve se cadastrar na corretora escolhida e fornecer os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência.

Algumas empresas também pedem que o usuário realize um teste de perfil para conhecer o seu perfil de investidor. Após o cadastro, o interessado deverá depositar dinheiro na sua conta na corretora para poder começar a negociar ações, sejam elas de renda fixa ou variável.

O investidor pode optar por comprar ações de empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil ou pode investir em fundos de investimento que também negociam ações na B3.

(Fonte: gpointstudio/Freepik)

7 dicas para investir em criptomoedas

Cautela é sempre importante, especialmente quando se trata de investir em criptomoedas. Há muitas coisas para considerar, como o mercado, o que está sendo negociado e o que pode afetar altas e quedas.

Como qualquer outro investimento, é importante tomar alguns cuidados. Confira logo abaixo algumas dicas importantes.

1. Conheça o mercado

Tenha um bom conhecimento do mercado para investir bem em qualquer coisa. Afinal, será o seu dinheiro envolvido.

E é muito triste perder algo que tomou horas de dedicação para conseguir. Isso é especialmente verdadeiro no mundo das criptomoedas, que está em constante evolução. É importante também estar informado sobre as principais moedas, como o Bitcoin, Ethereum e Litecoin, e sobre as moedas digitais mais promissoras.

2. Faça análise e leia notícias

Além disso, é importante investigar e analisar as criptomoedas antes de investir. Isso significa ler notícias e análises de especialistas, além de monitorar o mercado para ver como as moedas estão se comportando.

Também estude as principais moedas de outras países. Se uma economia de um país estrangeiro estiver ruim, isso pode impactar de forma indireta alguma criptomoeda.

3. Equilíbrio de investimentos

Essa é uma dica de ouro e essencial para qualquer investimento que se faça. Não invista mais do que você pode perder.

É importante lembrar que as criptomoedas são um investimento arriscado. É possível que você ganhe muito dinheiro, mas também é possível que perca tudo. Portanto, é importante não investir mais do que você pode perder. Faça o equilíbrio do seu dinheiro.

4. Escolha uma boa exchange

Definir em qual empresa ficará seu dinheiro investido é confiança. Por isso, escolha uma boa exchange, pois ela afetará diretamente a segurança e a facilidade de uso da sua carteira.

5. Tenha uma carteira segura

Uma outra dica essencial é para você armazenar suas moedas em uma carteira segura seja ela virtual ou física, também denominada wallet.

É importante lembrar que as criptomoedas não são reguladas pelo governo, o que significa que elas não estão protegidas contra perdas ou roubo. Portanto, é importante armazenar suas moedas em uma carteira segura, como o Ledger Nano S ou o Trezor.

SAIBA MAIS:

Trezor One é uma Hardware Wallet com suporte para diversos cripto ativos, incluindo Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Dogecoin (DOGE), Bitcoin Cash (BCH), além de inúmeros outros Tokens e Altcoins, permitindo que você os gerencie dentro da mesma carteira.

Já o Ledger Nano S também uma Hardware Wallet que permite o armazenamento de cerca 1500 moedas/tokens, isso sem contar os Tokens ERC-20. Ela é mais conhecida e a mais vendida do mundo. Isso porque para muitos usuários essa foi a 1ª carteira física comprada.

6. Desconfie de lucros grandiosos

Tenha cuidado com as promessas de altos retornos. Tudo que vem fácil, pode ir fácil.

Uma das principais maneiras de ter cuidado com investimentos de lucros altos é diversificar sua carteira. Isso significa que você não pode colocar todos os seus ovos em uma única cesta. O ideal é investir em diferentes moedas ou bolsa de valores para reduzir o risco de perder todo o seu investimento se algo não funcionar bem.

Outra maneira de proteger seus investimentos de altos lucros é manter um bom histórico de crédito e ter uma reserva de emergência para cobrir qualquer imprevisto.

7. Não faça empréstimos

Aqui não é empréstimo pedido aos bancos. Não compre moedas emprestadas! Muitas pessoas emprestam moedas para outras pessoas para que elas possam investir em criptomoedas. No entanto, isso pode ser muito arriscado, pois você pode perder todo o seu investimento se a pessoa que você emprestou as moedas não pagar de volta. Um risco muito grande!

Quer aprofundar seus conhecimentos em relação às finanças? Que tal fazer um curso sobre a nova economia digital com as criptomoedas?

O Curso Livre de Criptoinvestidor é um conteúdo completo para te ajudar a investir em moedas digitais na prática. Você poderá estudar onde e quando quiser! São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img