Criptoativos: o que são ? Entenda o que está por trás dessa tendência

Você com certeza já ouviu falar, mesmo que superficialmente, a respeito de criptoativos. O que é, no final das contas, que está por trás dessa nova tendência do mercado financeiro?

Essa modalidade de ativos engloba todas as moedas e produtos que foram criados digitalmente e com uma finalidade financeira específica, seja para transações ou como um investimento.

Dentre os criptoativos mais famosos, temos, por exemplo, o Bitcoin. Ele é uma moeda digital descentralizada e sem conexão a nenhum Banco Central que vem fazendo a cabeça de inúmeros investidores ou entusiastas do seu potencial.

Entretanto, o mercado de criptoativos vai muito além do Bitcoin. Existem outras soluções que podem ser enquadradas nessa categoria que também movimentam uma grande quantidade de dinheiro mundo afora.

Para ficar no exemplo das criptomoedas, só o Brasil movimentou cerca de R$ 103,5 bilhões durante o ano de 2021, segundo o Portal IG.

Portanto, que tal aprender o que são criptoativos de forma completa e como funciona esse mercado mundo agora? Confira o conteúdo até o fim!

Criptoativos: o que são ?

Os criptoativos são representações abstratas de valores que só existem no ambiente digital. Mas como assim representações abstratas?

Isso quer dizer que eles são intangíveis e não podem ser tocados, como uma cédula de dinheiro, por exemplo. Eles existem exclusivamente como representações digitais de algum bem de valor, seja dinheiro ou um token de investimento.

A Receita Federal, principal órgão fiscal do ordenamento burocrático brasileiro, define o que é um criptoativo dessa forma:

“Considera-se Criptoativo, a representação digital de valor denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço pode ser expresso em moeda soberana local ou estrangeira, transacionado eletronicamente com a utilização de criptografia e de tecnologias de registros distribuídos, que pode ser utilizado como forma de investimento, instrumento de transferência de valores ou acesso a serviços, e que não constitui moeda de curso legal.”

A principal diferença entre criptoativos e outras soluções financeiras tradicionais, como as moedas nacionais ou títulos de investimentos, é que eles podem ser transacionados entre pessoas e empresas sem a necessidade da intermediação ou controle de uma instituição financeira.

Para ilustrar melhor: se você deseja fazer uma compra no cartão de crédito ou enviar um PIX para um terceiro, é necessário contar com uma instituição bancária para intermediar a transação.

Já no caso dos criptoativos, essas operações são realizadas de maneira criptografada e descentralizada através de uma base de dados à prova de violação, conhecida como Blockchain.

Qual a diferença entre criptoativos e criptomoedas?

Mas, afinal, qual a diferença entre criptoativos e criptomoedas? Eles significam a mesma coisa? A resposta é não! Na verdade, podemos dizer, de forma resumida, que toda criptomoeda é um criptoativo, mas nem todo criptoativo é uma criptomoeda.

Portanto, moedas digitais, como o Bitcoin, Litecoin, Ethereum, entre outros, são apenas tipos de criptoativos, que, por sua vez, englobam mais variedades.

Dentre essas outras possibilidades, temos a NFT. Vamos falar um pouco mais sobre ela e criptomoedas no tópico seguinte.

Quais os principais tipos de criptoativos?

Agora que você entendeu o que é o mercado de criptoativos, vamos falar agora sobre os dois tipos mais famosos dessa nova tendência financeira que é símbolo da transformação digital. Confira!

Criptomoedas

A criptomoeda, em termos práticos, nada se diferencia das moedas de troca usualmente utilizadas no mercado financeiro tradicional, como o Real e o Dólar. 

Seu grande diferencial, entretanto, está na sua natureza 100% digital e intangível. Como ela só existe virtualmente e não pode ser impressa ou manuseada, ela é utilizada exclusivamente na internet para operações de transferência e especulação de valores.

Elas transitam entre emissores e destinatários mundo afora por meio de uma ordem de dados criptografados extremamente protegida conhecida como blockchain. O exemplo mais famoso de moeda virtual é o Bitcoin.

>>> Será que vale a pena investir em criptomoeda? Saiba mais com esse conteúdo especial do canal Investimento às Claras:

NFTs

NFT é uma sigla para non-fungible token, que, em tradução livre, significa “token não fungível”.  

Token nada mais é que a representação digital de algum criptoativo na estrutura de dados de uma blockchain. Como esse registro é inviolável, se uma pessoa tem acesso a esse token, ela torna-se proprietária dele.

Então se você possui um token de um Bitcoin ou de uma obra de arte digital, quer dizer que esses ativos pertencem a você. 

Já um bem não fungível representa um item que não pode ser substituído por nenhum item equivalente. Utilizemos um exemplo para que fique bem claro: uma nota de R$20 é um bem fungível, pois ela pode ser substituída por outra nota. 

Já o quadro da Santa Ceia, pintado por Leonardo Da Vinci, é um bem não fungível, pois ele tem um valor intrínseco que não pode ser replicado.

Dessa forma, NFTs são representações digitais originais que não podem ser replicadas. Para garantir essa condição, esses tokens possuem um certificado digital que garantem sua legitimidade e exclusividade.

Esse conceito levou pessoas a fazerem e movimentarem fortunas na internet. Algumas obras de arte em NFT, por exemplo, são avaliadas em valores bilionários. 

Os interessados em ter posse da figura original e autêntica, precisam geralmente desembolsar uma grande quantia para adquirir o certificado digital de propriedade.

Para se ter uma ideia, o mercado de criptoativos como o NFT registrou um volume de vendas de U$ 13,2 bilhões de dólares entre janeiro e setembro de 2021, segundo o InfoMoney.

A Xpeed te ajudar a entender melhor o mercado financeiro

Entendeu o que é criptoativo e ficou fascinado pelo funcionamento desse mercado? Nós da Xpeed ficamos felizes em trazer conteúdos de qualidade para que nossos leitores entendam o mercado financeiro a partir de todas suas perspectivas, como pela:

Além disso, a Escola de Investimentos da Xpeed possui um combo completo de cursos sobre educação financeira para que você entenda todo o beabá sobre o tema e comece a investir em ativos variados com habilidade e conhecimento.

>>> Clique no banner abaixo e conheça nosso combo sobre educação financeira:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img