DALL-E 2: a Inteligência Artificial que cria arte a partir da interpretação de textos

O Dall-E 2 é uma plataforma paga que funciona através da compra de créditos.

Recentemente, imagens de pessoas compartilhando a suas versões ilustradas dominaram as redes sociais. A maior parte dessas ilustrações foram feitas por aplicativos e ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o Dall-E 2 e o Lensa. 

Muitas pessoas utilizam essas ferramentas de IA para além da diversão e de descobrir como você seria em uma versão animada. Essas ferramentas estão sendo utilizadas pelas pessoas para criar conteúdos e até mesmo com uma fonte de renda. 

Neste artigo, vamos falar especificamente da plataforma Dall-E 2, que foi recentemente liberada para todos os usuários que se inscreverem no site. Saiba como usar a plataforma e confira alguns exemplos de artes criadas pela ferramenta. 

O que é DALL-E 2?

Dall-E 2 é um sistema online de Inteligência Artificial que cria um conjunto de imagens ou ilustrações com base na descrição textual fornecida pelos usuários da plataforma. Por exemplo, se você digitar “urso utilizando o computador em um estilo fotorrealista” o programa vai gerar, no mínimo, 4 imagens diferentes do que você descreveu. 

Em síntese, a função do Dall-E 2 é bem simples: serve para criar artes e imagens inéditas do que é solicitado pelo usuário.  

Como usar o DALL-E 2?

Anteriormente, existia uma fila de espera para utilizar o Dall-E. Entretanto, desde setembro de 2022, a plataforma foi liberada para todos e não precisa mais de tempo de espera. Se você tem interesse em testar a plataforma, criar uma conta no site é bem simples.

Confira o passo a passo:

  1. Crie uma conta: acesse o site do Dall-E 2, clique em “sign up” no canto superior direito da tela, informe o seu e-mail e o código de verificação que vão aparecer na tela e clique em “continue”;
  2. Verifique a sua conta: acesse o sua caixa de entrada, abra o e-mail do Dall-E 2 e em seguida clique em “Verify email adress” ativar a sua conta;
  3. Cadastre o seu celular: adicione um número de celular e aguarde o código SMS para validar a criação da conta;

Viu como é simples? Logo depois, você será direcionado para a página do Dall-E 2 e estará liberado para criar as suas imagens. 

Primeiros passos para utilizar o DALL-E 2 e criar imagens com Inteligência Artificial 

Agora que você já criou a sua conta, vamos te ensinar a criar as suas imagens com a plataforma. Primeiramente, você vai utilizar a barra de pesquisa para descrever com detalhes a imagem que você deseja criar e depois apertar o botão “generate”:

Barra de pesquisa do Dall-E 2
Barra de pesquisa do Dall-E 2.

Em seguida, vão aparecer as quatro imagens geradas pela plataforma:

Exemplos de imagens geradas no Dall-E 2
Exemplos de imagens geradas no Dall-E 2.

Você pode fazer o download das imagens clicando em “upload” no canto direito superior da tela. Caso queira editar uma imagem, basta clicar na sua imagem preferida e selecionar “edit”: 

Exemplo de como funciona o download  no Dall-E 2
Exemplo de como funciona o download.

Uma barra de ferramentas com algumas funcionalidades aparecerá no centro da tela, na parte inferior:

Exemplo de como funciona a edição da imagem no Dall-E 2
Exemplo de como funciona a edição da imagem.

Caso queira fazer variações de uma mesma imagem, é só voltar para a tela com a sua imagem preferida, clicar em “variations”:

Exemplo de como criar variações da imagem no Dall-E 2
Exemplo de como criar variações da imagem no Dall-E 2

Quatro novas imagens serão desenvolvidas pela IA:

Imagens geradas na plataforma de criar imagens com Inteligência Artificial.
Imagens geradas na plataforma de criar imagens com Inteligência Artificial.

Por fim, para baixar as imagens é só apertar o botão no ícone acima da imagem:  

Salvar as imagens geradas na plataforma é muito simples.
Salvar as imagens geradas na plataforma é muito simples.

Como funciona o DALL-E 2 na prática?

Que o Dall-E 2 é uma tecnologia baseada na Inteligência Artificial, você já sabe. Agora, queremos te mostrar quais vertentes da IA são utilizadas para produzir as imagens:  

Coleta de dados

Os dados de treinamento do DALL-E 2 passaram por um longo processo de filtragem. Dessa forma, a plataforma tem algumas restrições no tipo de conteúdo que pode gerar. Por exemplo, não são geradas imagens realistas de figuras públicas, nem imagens com nudez ou com conteúdo violento. 

Aprendizado de máquinas 

O Machine Learning é uma tecnologia que faz com que máquinas sejam capazes de executar uma atividade sem intervenção humana. No caso do DALL-E 2 o aprendizado de máquina serve para que a plataforma consiga armazenar os dados e consiga ter informações prévias das solicitações dos usuários. 

Reconhecimento de texto

O Processamento de Linguagem Natural (PNL) é uma vertente da IA que faz com que as máquinas entendam o que está sendo dito pelos humanos. Assim, a plataforma utiliza o PLN para reconhecer as descrições textuais e poder criar as imagens.  

O DALL-E 2 é gratuito?

O Dall-E 2 é uma ferramenta paga que funciona através da compra de créditos.

Ao criar uma conta, o usuário ganha 50 créditos da plataforma. Para cada crédito, a plataforma gera 4 imagens. Em caso de edição das imagens criadas, também é gasto 1 crédito.        

A cada mês, o usuário ganha mais 15 créditos que podem ser utilizados para criar as novas imagens ou editar as já criadas anteriormente.

Mas, se os créditos disponibilizados gratuitamente pelo sistema não forem suficientes, o usuário pode comprar 115 créditos por US$15.   

Exemplos de imagens criadas no DALL-E 2 com o uso de IA

Para que você consiga ter dimensão das inúmeras imagens que podem ser criadas pelo Dall-E 2, selecionamos 5 exemplos de imagens criadas pela plataforma:

Exemplo 1 – Astronauta descansando na piscina

Fonte: Dall-E 2/Divulgação

Exemplo 2 – Ursos comprando alimentos

Fonte: Dall-E 2/Divulgação

Exemplo 3 – Tigela de sopa como um dos planetas do universo

Fonte: Dall-E 2/Divulgação

Exemplo 4 – Edição realista de uma imagem já existente

Fonte: Dall-E 2/Divulgação

Exemplo 5 –  Variações da pintura “Moça com brinco de pérola”, do artista Johannes Vermeer

Fonte: Dall-E 2/Divulgação

O futuro da arte com o uso da Inteligência Artificial

Criado a partir do feedback de artistas, o Dall-E 2 é uma plataforma que divide opiniões no mundo artístico. Por ser uma ferramenta prática e mais barata do que encomendar uma arte a um artista, ela é vista como uma ameaça

Entretanto, a plataforma tem limitações e algumas demandas, até o momento, apenas artistas podem atender. Por exemplo, fazer uma ilustração totalmente personalizada com base na imagem de alguém. 

De fato, em decorrência da transformação digital, o uso da IA na arte é uma tendência. Sendo assim, resta aos artistas procurarem formas de se adaptarem a essa nova realidade e se apropriarem das ferramentas de IA para utilizá-las ao seu favor. 

Conclusão

O Dall-E 2 e outros sistemas de Inteligência Artificial utilizados para criar imagens, como o Midjourney e Stable Diffusion, são utilizados para que as pessoas expressem a sua criatividade.

Essas ferramentas estão se tornando cada vez mais populares e daqui para frente teremos acesso a muitos sistemas de IA. Portanto, se você deseja aproveitar essa popularidade para investir na sua carreira profissional, você precisa conhecer a Pós-Graduação em Machine Learning e se especializar n.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img