Como dar feedback? Confira dicas importantes para este momento!

Uma boa comunicação transforma qualquer negócio e o feedback deve fazer parte deste processo. Veja como

Saber como dar feedback é uma das melhores softs skills para as empresas que buscam os melhores resultados. 🎯

Isso porque para que todo o trabalho funcione da melhor forma e com qualidade, é necessário que os colaboradores e demais times estejam alinhados à cultura e os objetivos buscados. 

Nenhuma organização sobrevive sem o seu corpo de funcionários, e se eles não estiverem satisfeitos e motivados com a função, eles não vão entregar o melhor de si. Se eles não fizerem isso, vai ser difícil alcançar os resultados mapeados, concorda?

A grande questão é entender como fazer esse feedback. Não basta se reunir com os colaboradores e conversar, mas ser algo estratégico e proveitoso para o desenvolvimento de cada profissional

Entenda neste artigo mais detalhes dessa prática, seus benefícios e como fazer com seu time. 👇

O que é feedback?

Seu surgimento oficial foi quando Norbert Wiener, um acadêmico estadunidense que, em seu livro “Cibernética e Sociedade: o Uso Humano de Seres Humanos”, associou os sistemas cibernéticos com a sociedade, em que o “feedback” faz parte de um mecanismo de aprendizagem. 

A partir daí, foi sendo utilizado na relação com as pessoas, principalmente no mercado de trabalho. Logo, seu conceito tem como premissa o desenvolvimento e a melhoria contínua dos processos, mas relacionando as habilidades e competências de uma pessoa.😄

Assim, entendemos que o feedback é toda informação — pessoal ou profissional — que você fornece ou recebe para outra pessoa de acordo com alguma situação ou comportamento percebido. Com se fosse sua percepção de acontecimentos, o que não limita a somente a uma avaliação. 

Importância do feedback

As empresas que não investem em uma cultura de feedback podem perder grandes talentos, pois essa prática é uma das responsáveis por alinhar expectativas e elevar a qualidade do trabalho dos funcionários.

Imagine a situação de um colaborador que está tendo alguns erros bobos, mas ninguém fala com ele como pode melhorar, perguntar se está tudo bem, dar um feedback sobre o trabalho. 

Ele vai acabar sendo demitido sem nem menos ter a chance de entender como poderia se aprimorar e contribuir para a qualidade do trabalho. E, às vezes, era só um mau momento que ele estava passando.

De fato, por natureza não temos o hábito de “dar retorno”, principalmente sobre algum ponto negativo. É muito mais fácil a gente dar e receber elogios do que críticas, e isso acaba sendo uma trava principalmente no mercado de trabalho. 

👉 No entanto, saber como dar feedbacks construtivos pode trazer muitos benefícios, como:

  • Melhora o relacionamento entre as pessoas do time;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta a retenção de talentos e a satisfação das pessoas com a empresa;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Gera economia.

Assim, o feedback é indispensável para analisar e compreender os comportamentos de cada um, alinhar expectativas e até mesmo para informar sobre as entregas e resultados do time.

Tipos de feedback

Embora seja um conceito amplo, é comum associarem o feedback a apenas críticas negativas. No entanto, existem diversos tipos dessa comunicação.

São os três principais:

positivo, negativo ou neutro
A cultura do feedback é uma maneira de trazer resultados positivos para a empresa. Fonte: Getty Images.

Feedback positivo

Aqui a temática é o reconhecimento, ou seja, a ideia do bate-papo é elogiar e enaltecer ações proveitosas da pessoa. 

É um importante modelo que gera resultado, até porque quem não gosta de receber um elogio? Ele gera motivação e incentiva sempre o melhor.

Por exemplo: um colaborador teve uma ideia inovadora no meio de um momento de crise em um projeto e solucionou todo o problema.

Feedback negativo

Esse é o que as pessoas mais têm receio, mas a ideia é sempre retirar o melhor da conversa. Ele tem como base a avaliação orientação, ou seja, mostrar para pessoa como tem sido seu trabalho e os erros, para que se possa melhorar. 

Fazer críticas é sempre bom, porque nos incentiva a querer mudar e não passar por outra situação de negatividade do que você está fazendo.

Como por exemplo: um  profissional criou um processo que atrapalhou todo o time no final, mesmo que tenha sido resolvido. A ideia é conversar com a pessoa para ela identificar e saber do erro para não fazer novamente.

Feedback construtivo

A avaliação é a crítica construtiva. É nela que você avalia — ou tem avaliado — um comportamento que gerou uma percepção negativa e pode ser melhorado. 

Sua base é construir um processo de evolução e desenvolvimento, a pessoa se aprimora até chegar no melhor resultado.

Um exemplo disso seria: Um colaborador tem uma atitude impulsiva e/ou descontrolada no meio de um atendimento, por exemplo, é possível mostrar a ele um caminho para melhorar. 

Dicas para oferecer um bom feedback

Agora que você já sabe o que é o feedback e seus tipos, é a hora de colocar em prática no seu ambiente de trabalho. 

👉 Conheça cinco passos para isso:

Aposte na comunicação não violenta

A comunicação não violenta (CNV) é uma técnica que busca gerar compaixão entre as pessoas a partir de uma comunicação sem julgamentos, mas ainda assim assertiva. 

Assim, você pode aproveitar esse tipo de conversa na hora de dar feedback, para a pessoa conseguir receber melhor suas críticas, sejam elas positivas ou negativas.

Seja específico no feedback

Não seja muito abrangente! Para ter o melhor resultado no final é importante que você seja bem detalhista no que precisa falar

Por exemplo: João foi muito impulsivo e soberbo na hora de realizar um debate, então explique e demonstre situações em que você percebeu isso. 

Outro poderia ser positivo: “João seu trabalho tá ótimo!”. Você pode falar isso, mas especifique e entre em mais detalhes para ele sempre fazer o que você quis dizer. 

Evite o feedback “sanduíche”

Quando damos feedback negativo, a mente humana tende a se defender dele. Isso é tão comum que muitas vezes amenizamos o feedback para não gerar um clima ruim.

Fazendo analogia ao sanduíche, com dois pães e o recheio, esse tipo de feedback inicia com um reconhecimento, depois faz a avaliação (negativa) e termina com o reconhecimento de novo. 

Com isso, temos alguns problemas em relação a esse feedback, como ser mal interpretado ou a pessoa misturar as informações e ainda pode gerar desconfiança.

Então, para ter um feedback mais assertivo, faça antes a reflexão do que precisa ser dito.

Exemplos de perguntas:

  • Será que o que vou falar pode ser interpretada de outra forma? 
  • Qual é o meu foco? Avaliar ou reconhecer?
  • O que espero de evolução após esse feedback? 
  • Eu gostaria de receber esse feedback que estou querendo dar?

Escolha o momento certo para dar feedback

Não chegue falando com a pessoa sem a preparar para o feedback, porque a pessoa pode ser reativa e tudo sairá pior do que esperado, ainda mais se for algo negativo.

O ideal é sempre pensar e organizar um momento ideal. Chame para uma conversa, seja descontraído. Não comece já falando tudo.

Reconhecimento também tem sua hora 

Essa ideia de timing também vale para feedbacks positivos, porque para ser lembrado e realmente absorvido é importante entender se é o melhor momento para falar ou não. 

Também peça feedbacks

A prática leva ao aprendizado! Você também deve pedir feedbacks porque é uma maneira de aprender a se comunicar melhor, além de se conhecer e entender como é a percepção das outras pessoas em relação a você e seu trabalho.

Conclusão

Portanto, saber como dar feedback do mais simples até o 360º vai transformar o seu ambiente de trabalho e sua própria evolução profissional. 😉

Sabendo todos os benefícios, tipos e dicas de colocar em prática, só depende de você fazer da melhor forma e contribuir para o crescimento das pessoas e da empresa em que trabalha. 

👉 Se você gostou do artigo, veja outros conteúdos que temos sobre como aprimorar a gestão de pessoas na sua empresa.

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