Atualmente, toda a grande empresa conta com uma equipe com foco em Tecnologia da Informação. Quem nunca precisou acionar o TI para resolver alguma falha na conexão com a rede, um bug no computador ou algum outro mistério que só esse profissional é capaz de desvendar?
Mas o que alguns não sabem é que o seu papel vai muito além do suporte operacional. Explicamos melhor nesse texto a real importância desse setor.
Seja como for, a sua relevância é notada com frequência no dia a dia por todas as áreas de uma organização. E por isso eles merecem ter um dia especialmente para serem reconhecidos!🎉
19 de outubro: Dia do profissional de tecnologia da informação
O profissional de tecnologia da informação é tão importante que, assim como em outras profissões, tem um dia dedicado à sua existência.
Em 19 de outubro é celebrado oficialmente o Dia do profissional de TI! 🥳
Nessa data, é comemorado o dia daqueles que são os verdadeiros responsáveis por garantir o bom funcionamento de todas as tecnologias de uma organização, como sistemas, softwares, processos automatizados e maquinário.
Portanto, são homenageados os analistas de sistemas e de suporte, administradores de redes, consultores de implantação, programadores, cientistas, estagiários e todos os demais profissionais que atuam no universo da TI.
Qual sua origem?
O Dia do profissional de informática existe para destacar a importância do suporte tecnológico nas empresas e seus benefícios gerados, como a otimização de processos e a manipulação de dados sensíveis.
Vale destacar que o Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto, data que marca o surgimento do primeiro computador produzido em larga escala.
Quem são os profissionais de TI?
Conforme foi dito acima, o papel do profissional de TI vai muito além do suporte tão essencial no dia a dia de todos os colaboradores.
Isso porque ele compõe o time responsável pela Gestão da Tecnologia da Informação, ou seja, é a área que administra, planeja e soluciona questões através dos recursos tecnológicos.
Portanto, é o profissional de TI que garante, por exemplo, o bom funcionamento da rede que conecta os trabalhos de diferentes times, além do bom desempenho dos softwares, computadores e outras máquinas utilizadas pelos colaboradores e/ou pelos clientes. 💻
De maneira geral, a tecnologia se mostrou essencial para armazenar, processar e compartilhar dados internamente em uma companhia, e o bom funcionamento dos sistemas e servidores utilizados por uma empresa pode otimizar processos, o que define a produtividade e os resultados.
Quais os desafios do dia dia desses profissionais de TI
Mas por se tratar de uma área cuja demanda interna é alta e as inovações constantes, os desafios são intensos e exigem atenção e atualização por parte dos profissionais.
Se você se interessa por trilhar uma carreira no ramo da tecnologia, vale ficar por dentro das principais dificuldades que o profissional de TI pode enfrentar. 📝
Listamos alguns abaixo:
Atualização constante
Além dos conhecimentos básicos para iniciar na profissão, é garantido que o profissional de TI passará o resto da vida se atualizando.
Isso porque vemos ao redor do mundo uma constante busca pelo desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias no mercado.
Um exemplo simples: basta notar a frequência com que grandes marcas de eletrônicos lançam novos celulares, computadores e outros dispositivos. Sem contar com a criação de novos softwares capazes de otimizar o trabalho de diferentes áreas em variados níveis.
Por outro lado, também é importante focar em habilidades necessárias para o mercado de trabalho em geral, como dominar outras línguas e desenvolver soft skills.
Além de estudar, é interessante se manter conectado às notícias e até mesmo investir no networking. O objetivo é aprender através da experiência de outros profissionais do ramo.
A boa notícia é que a oferta de cursos, workshops e conteúdos gratuitos focados na área de tech também cresceu. Na XP Educação, por exemplo, você encontra o necessário para se especializar e se desenvolver nesse ramo. 😉
Se mostrar como área estratégica
Por muito tempo o TI foi visto como uma área operacional, focada apenas em prestar suporte. Porém, na Era Digital, a gestão da tecnologia se tornou fundamental para a estratégia de negócios.
Isso significa que a equipe precisa olhar para além das operações práticas e estar alinhada aos objetivos macro da empresa.
Cabe ao TI otimizar processos, utilizar os recursos de forma inteligente e garantir a segurança da informação.
Mas ainda é possível notar certa resistência para acompanhar essa evolução da área de tecnologia em empresas de setores mais antiquados e conservadores.
Portanto, mostrar a área como peça essencial para a estratégia de negócio da companhia ainda pode ser um desafio para alguns profissionais.
Implementar e gerenciar sistemas informatizados
Para combinar a gestão de TI com demandas estratégicas do negócio, é preciso entender quais são as necessidades dos colaboradores e clientes.
É a partir desse conhecimento que é possível direcionar os recursos tecnológicos da melhor maneira. Dessa forma, criar sistemas informatizados eficientes, através de bancos de dados, softwares ou sites.
O papel desses sistemas é garantir que as diferentes áreas de uma empresa possam acessar. com agilidade e segurança, informações relevantes para os seus trabalhos.
Esse é um trabalho minucioso, que requer um olhar estratégico, automatização de processos, mão de obra e muita organização. Todavia, extremamente necessário para os bons resultados. 👍
Garantir segurança e proteção
Com a chegada do recurso de computação em cloud computing, surgiram também novas questões em torno da segurança de dados. 😬
Mesmo com a praticidade de não ocupar espaço de memória de máquinas, o método traz alguns riscos, como acessos indevidos e, no pior cenário, o vazamento de informações.
É importante levar em consideração o fato de que essas nuvens costumam ser oferecidas por servidores externos. Estes se responsabilizam apenas pelo bom funcionamento da plataforma.
Cabe ao usuário garantir a boa utilização de forma a não comprometer o sigilo e a segurança dos dados armazenados.
Por isso, o papel do TI é estar preparado para a gestão de riscos. Ele precisa estar atento às ameaças, saber como evitá-las e conduzir o reparo de danos em casos mais extremos.
Isso significa, por exemplo, educar os usuários em relação aos riscos, ou golpes, como o phising, e monitorar a boa utilização desses sistemas.
Como está o mercado para profissionais de informática?
Embora seja considerado peça fundamental há anos, principalmente após o crescimento do trabalho remoto, o profissional de TI passou a ser ainda mais valorizado.
Cabe também destacar o crescimento no consumo online e no surgimento de novas tecnologias nesse período de restrição sanitária.
Esse cenário resultou em um mercado de trabalho superaquecido, com muitas oportunidades para poucos profissionais qualificados.
De acordo com a Brasscom, a estimativa é que o setor ofereça cerca de 800 mil novas vagas até 2025.
Como se tornar um profissional de TI?
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