Educação 5.0: o que é e qual a diferença para a educação 4.0?

Do infantil ao superior, a educação 5.0 é uma tendência para o futuro e já vem transformando o modo de ensino ao redor do mundo.

Pensar na educação 5.0 é pensar no futuro. Portanto, na sua opinião, nossa sociedade está preparada para ela e os seus avanços tecnológicos? 

Bom, as mais diversas esferas sociais, sejam as indústrias, a saúde e a construção, por exemplo, já compreenderam que a tecnologia muda a forma de trabalho: mais agilidade e menos desperdícios são encontrados quando ela se torna uma aliada da vida. 

Na área da educação não seria diferente: a tecnologia passa a ser vista como uma necessidade para garantir um aprendizado com mais impacto. 

Em suma, é assim que nasce a educação 5.0, que usa as novas tecnologias como forma de proporcionar mais humanidade no ensino, alinhando o desenvolvimento socioemocional dos alunos com soluções pensadas para melhorar a vida da sociedade. 

Assim, quer entender mais como a educação 5.0 surgiu e qual a diferença dela para a educação 4.0? É só seguir a leitura!

O que é educação 5.0?

Há tempos que sentimos o impacto da transformação digital e de novas tecnologias nas nossas vidas: Internet das Coisas, Inteligência Artificial e processamento de dados são mecanismos que estão mudando a forma que vemos e conhecemos o mundo. 

Porém, o boom aconteceu com a pandemia da Covid-19, visto que tivemos que nos adaptar com uma vida ainda mais digital. Com isso, uma das áreas da sociedade precisou se reinventar como nunca foi a educação

Logo, aulas online e o ensino de matérias que antes dependiam de contato físico, se tornou digital. Talvez essa transformação era uma demanda que esperávamos que acontecesse daqui 50 anos, mas que se tornou realidade rapidamente com a pandemia fazendo com que mundo inteiro precisasse de adaptação. 

A pandemia destacou a necessidade de preparar seres humanos para lidar com contratempos de maneira emocionalmente inteligente e que saibam usar a transformação digital como instrumento de transformação social. 

Dessa forma, a união de conhecimentos digitais e tecnológicos com as habilidades humanas e socioemocionais é conhecida, hoje, como educação 5.0. 

Qual o objetivo dessa educação?

Em suma, o seu objetivo é a inserção da tecnologia no processo pedagógico das escolas para que, com isso, haja uma interação saudável entre os recursos tecnológicos e o processo de formação dos alunos.

Como surgiu o conceito de educação 5.0?

A educação 5.0 é altamente conectada com o conceito de sociedade 5.0, que nasceu em 2016 no Japão e, em suma, refere-se ao uso da tecnologia como instrumento para alcançar uma melhor qualidade de vida para a sociedade. 

Além disso, a sociedade 5.0 busca uma melhor e mais harmônica interação entre o meio ambiente e a tecnologia, para alcançarmos danos menores à natureza.

Quando se fala de tecnologia na sociedade 5.0 diz respeito a um acesso ampliado à internet, Inteligência Artificial e robótica como serviço na busca de uma vida mais feliz e humana para todos. 

Na educação, por sua vez, o foco é a concepção de soluções a partir da formação de indivíduos que sejam engajados e críticos no que diz respeito à colaboração humana que visa uma sociedade justa e tranquila.

Diferença entre educação 4.0 e educação 5.0

A educação 5.0 é, em suma, uma expansão da educação 4.0. Veja: 

Educação 4.0Educação 5.0
Papel da tecnologiaFoco na promoção de rapidez, conhecimento e precisão ao ensino.Expansão do conceito de educação 4.0. Não exclui nada, apenas acrescenta a ideia de uma aprendizagem mais humana.
Ideia principalInserir tecnologias da indústria 4.0: Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, por exemplo.Idem a educação 4.0
IntençãoAproximar a educação das evoluções tecnológicas, criando uma comunicação mais próxima das novas gerações.Além do que a educação 4.0 já prega, quer desenvolver habilidades emocionais e sociais, buscando promover o mínimo de impacto ambiental.
Diferença entre a educação 4.0 e a educação 5.0.

Quais os benefícios da educação 5.0?

As instituições que levam a educação 5.0 consigo, são capazes de desenvolver nos seus alunos, além dos conhecimentos técnicos, competências que incluem: 

  • Fluidez na comunicação; 
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Tolerância às adversidades;
  • Trabalho colaborativo;
  • Gestão de conflitos;
  • Melhor relacionamento interpessoal.

Consegue perceber que todas essas skills, na sua maioria, soft skills, são essenciais para a vida na sociedade 5.0? Pois é! 

Assim, continue lendo e observe a importância da educação 5.0 para o futuro.

Por que a educação 5.0 é uma tendência para o futuro?

Durante o Masterminds, evento de inovação da Mastercard, realizado em São Paulo, a futurista Lala Deheinzelin cita que:

“sem colaboração e união de expertises, pessoas e empresas não serão capazes de enfrentar o futuro”. 

Lala Deheinzelin

Ou seja, precisamos compreender, o quanto antes, como sermos colaborativos e é isso que a educação 5.0 prega. 

Com ela, os alunos aprenderão a trabalhar de forma colaborativa, melhorando a sua comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos e compreenderão a diversidade como riqueza, e não como um problema.

Como se preparar para a educação 5.0?

A priori, é preciso observar e entender bem as novas necessidades e discussões do mundo que cerca os alunos e compreender que essas transformações, muito provavelmente, são baseadas em tecnologia, mas com foco nos seres humanos e os seus relacionamentos.

Professora aplica a educação 5.0 em sala de aula
Educação 5.0 pode ser aplicada em todos os níveis de ensino.

Como professores e gestores podem se qualificar?

São inúmeras as maneiras que a escola pode investir em recursos para capacitação de professores. Alguns deles, em suma, são: 

  • Ofertar minicursos;
  • Assinatura de plataformas de cursos online, como o Multi+;
  • Contratação de palestrante que domine o assunto;
  • Parcerias com universidades para ter descontos em cursos de pós-graduação e mestrados.

Gestores, compreendam: é essencial o investimento contínuo no seu corpo docente. Permita que eles ganhem autonomia e revolucionem o processo de ensino da instituição, isso melhorará os resultados da escola. 

Educação 5.0 pode ser aplicada a nível infantil, básico e superior? 

Claro que sim. Ela pode ser aplicada em todos os tipos de instituições, privadas, particulares, do ensino infantil à pós-graduação. 

Como as instituições de ensino podem aplicar a educação 5.0?

Em suma, com dois pontos principais: 

  1. Investimento em tecnologias voltadas para educação: busquem softwares de gestão e plataformas integradas e fique de olho nas novas tecnologias e tendências;
  2. Capacitação de docentes: os professores não podem estar atrasados, os profissionais precisam estar treinados para a nova perspectiva. Agora, é extremamente necessário o desenvolvimento das soft skills e hard skills.

Conclusão

A educação 5.0 é o agora e profissionais e instituições de ensino que não estejam capacitados para recebê-la ficarão para trás! 

Assim, que tal ser um líder dessa transformação do ensino na sua instituição e se adequar para o futuro da educação? Você pode conquistar isso aprendendo conceitos e práticas sobre tecnologias emergentes com o MBA em Inovação e Transformação Digital da XP Educação. Saiba mais!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img