O que é OKRs? Aprenda e conheça 3 exemplos de OKRs para TI

Conheça sobre a metodologia ágil sucesso nas empresas e exemplos de OKR para TI

Precisa de exemplos de OKR para TI? Você está no lugar certo!

Mas, antes, é importante entender que esse método serve para que empresas realizem a definição de objetivos e posteriormente, consigam determinar quais serão os processos realizados para que a meta seja batida.

Quando o OKR em si, foi criado? A introdução foi feita na década de 70, pela primeira vez por Andrew Grove, na época cofundador da Intel e ex-CEO. O especialista queria manter a empresa com foco nos resultados, sendo a técnica um aprimoramento do modelo de gestão por objetivos.

Foi John Doerr, um capitalista de risco que trabalhou na Intel (sob a liderança de Grove), que apresentou os OKRs ao Google.

Que aprender mais sobre OKR, e como aplicar essa estratégia ao setor de TI? Continue esta leitura!

O que é OKR

OKR √© o acr√īnimo de Objectives and Key-results, em portugu√™s, objetivos e resultados-chave. Trata-se de um m√©todo muito utilizado para definir objetivos e mensurar resultados (atingidos ou n√£o) de um projeto e at√© da empresa no geral.

Ele √© um modelo de gest√£o √°gil que simplifica a visualiza√ß√£o das metas e em um neg√≥cio torna os colaboradores entrosados no proposito em comum. A sistem√°tica √© importante tamb√©m na quest√£o de alinhamento de expectativa de todos ‚ÄĒ l√≠der e liderados.

Para que serve a metodologia OKR?

Em s√≠ntese, ela serve para estabelecer um sistema quantitativo que determine o alcance ou n√£o de um objetivo inicialmente estabelecido, em que percentual ele foi alcan√ßado, e redefinir a estrat√©gia a ser seguida para alcan√ß√°-lo em novas itera√ß√Ķes.

A metodologia OKR aplicada para Tecnologia da Informa√ß√£o serve para desenvolvimento de solu√ß√Ķes para diversos outros setores de uma marca, por exemplo, conforme o escopo t√°tico.

O modelo pode ser aplicado aos níveis corporativo e/ou pessoal.

Como usar a metodologia OKR?

Antes de come√ßar com, √© essencial que voc√™, sua equipe ou empresa tenha bem definido o PORQU√ä.¬†A import√Ęncia de estabelecer o porqu√™ √© criar um senso de prop√≥sito que inspire as pessoas a agir. ¬†

A equipe de gerenciamento estabelece os OKRs estratégicos e, em seguida, eles são apresentados a todos os funcionários, para que os mesmos possam escrever seus OKRs táticos.

Cada colaborador deve responder a duas perguntas: como podemos contribuir e quais dos principais resultados incluídos nos objetivos estratégicos podemos impactar.

Para garantir a transparência no processo, todos os OKRs devem ser publicados e devem estar prontamente disponíveis para todos na organização.

Na pr√°tica …

Indique os objetivos que serão qualitativos servindo para alinhar a estratégia pretendida.

Por exemplo: Vender mais serviços de instalação de softwares

Os resultados-chave ser√£o os detalhes quantitativos, as metas em n√ļmeros e de forma clara. Veja no exemplo abaixo a continua√ß√£o:

  • Aumentar n√ļmero de postagens em blogs e redes sociais ao triplo;
  • Investir R$ 800 em tr√°fego pago com cupons de desconto de at√© 30%;
  • Fazer 3 a√ß√Ķes com influenciadores tech de determinada regi√£o.

Exemplos de OKR para TI

A TI, Tecnologia da Informa√ß√£o, em uma corpora√ß√£o √© um dos setores mais din√Ęmicos e com maior potencial para inova√ß√£o. S√£o sistemas e funcionalidades diversas implementadas com frequ√™ncia para um neg√≥cio rodar, al√©m das atualiza√ß√Ķes necess√°rias.

Conheça alguns exemplos de OKR para TI logo abaixo.

Exemplo OKR TI #1

ūüéĮ Objetivo ‚Üí lan√ßar um aplicativo mobile

Resultados-chave:

  • Mapear sobre os poss√≠veis 5 elementos principais;
  • Designar o p√ļblico-alvo em at√© 20 dias;
  • Realiza√ß√£o de 3 testes;
  • Corre√ß√£o de 3 bugs, se houver;
  • Divulga√ß√£o para base de 1.000 clientes.

Exemplo OKR TI #2

ūüéĮ Objetivo ‚Üí reciclagem e manter cultura de inova√ß√£o entre colaboradores

Resultados-chave: 

  • Esquematizar uma solu√ß√£o de TI por ano;
  • Oferecer 2 melhorias de funcionalidades para outras √°reas;
  • Realizar treinamento e oferecer 5 bolsas de certifica√ß√£o;
  • Participa√ß√£o de 2 eventos na √°rea.

Exemplo OKR TI #3

ūüéĮ Objetivo ‚Üí diminui√ß√£o da fila de chamados no Service Desk

Resultados-chave: 

  • Checagem dos 5 incidentes mais comuns e atua√ß√£o refor√ßada para corre√ß√£o;
  • Otimiza√ß√£o de tempo dos atendimentos di√°rios para at√© 10 minutos;
  • Atendimento por 3 m√ļltiplos canais.
(Fonte: Getty Images)

Como definir OKRs?

Os resultados-chave devem ser mensur√°veis ‚Äč‚Äče com prazo determinado. Algumas empresas t√™m resultados-chave para cada m√™s, outras por trimestre, enquanto o restante define resultados anuais.

Qual ritmo é o melhor?

Longo prazo: geralmente usados ‚Äč‚Äčpara o neg√≥cio na totalidade e trabalhados anualmente.

Curto prazo: geralmente usados ‚Äč‚Äčpara equipes e medidos trimestralmente.

Definição percentual

A filosofia tem uma perspectiva de baixo para cima. Isso significa que as equipes de trabalho t√™m um papel ativo na cria√ß√£o de OKRs de departamento. Assim, os objetivos s√£o definidos de forma mais coletiva, aproveitando a experi√™ncia e o conhecimento de todos os integrantes para promover o crescimento da empresa.

Como resultado, cerca de 60% dos OKRs são definidos por equipes e 40% por líderes e gestores.

Import√Ęncia

Um prov√©rbio japon√™s diz: ‚ÄúVis√£o sem a√ß√£o √© um devaneio. A√ß√£o sem vis√£o √© um pesadelo‚ÄĚ.

Em outras palavras, sem um objetivo claro à vista, você estará sempre andando no escuro, sem saber para onde está indo, se está no caminho certo para chegar lá ou se sequer chegou.

Muitas organiza√ß√Ķes praticam um sistema de defini√ß√£o de metas de cima para baixo e, assim, acabam ficando presas na fase de descobrir quais metas definir em vez de avan√ßar para alcan√ß√°-las. Ou ainda, espalham suas metas por todo o lugar, perdendo de vista o que √© realmente importante e desperdi√ßando tempo, dinheiro e energia com objetivos pouco claros ou objetivos que nem valem a pena perseguir.

<Para ler depois: o que s√£o startups e casos de sucesso />

Principais vantagens do OKR

Há muitos benefícios ao aplicá-lo:

  • Metas compartilhadas com todos os envolvidos;
  • Clareza e alinhamento na organiza√ß√£o;
  • Conecta todos aos objetivos do neg√≥cio;
  • Aumenta o desempenho;
  • Aumenta o engajamento entre os pares;
  • Identifica√ß√£o de depend√™ncias funcionais nas equipes;
  • Gera melhores resultados e muito outros fatores ben√©ficos.

Evite erros de OKRs ‚ö†

Separamos ainda algumas dicas de cuidado para você como profissional ou gestor:

  • N√£o crie objetivos inating√≠veis;
  • Esquecer de designar um respons√°vel direto;
  • Definir objetivos de cima para baixo;
  • Criar OKRs com linguagem vaga;
  • N√£o acompanhar o progresso das demandas;
  • N√£o fazer realinhamentos quando necess√°rio;
  • Usar metas de OKR como se fossem tarefas;
  • Ter muitos objetivos;
  • M√° aloca√ß√£o de recursos e pessoas nos fluxos operacionais.

<Leia também: tudo que você precisa saber sobre gestão de risco de TI />

Ent√£o, como fazer?

A definição de metas de OKR, quando feita corretamente, consegue ajudar você ou uma organização a obter resultados notáveis. Embora a fase introdutória possa ter alguns pequenos desgastes, quaisquer problemas serão fáceis de detectar e corrigir posteriormente.

Aliás, à medida que você desenvolve um ritmo com sua prática, você começará a ver o quão poderosa é essa metodologia de definição de metas, bem como todas as maneiras pelas quais ela pode ajudar a empresa a crescer e melhorar.

Indicação de leituras

Deixamos a recomendação de alguns livros abaixo para você se envolver muito mais sobre o assunto.

(Fonte: Comunicação Integrada)

Por que metodologias de gest√£o s√£o t√£o importantes?

Independente da estrutura organizacional, atividade e alcance (nacional, regional ou local), ter uma metodologia de gest√£o auxilia na estabiliza√ß√£o das opera√ß√Ķes e a manter a ‚Äúcasa em ordem‚ÄĚ.

√Č necess√°rio ter um controle de todos os setores, profissionais e fluxos. E quando h√° uma estrat√©gia administrativa eficiente grandes resultados s√£o alcan√ßados.

Sobre os OKRs, eles por décadas, provaram ser uma ferramenta poderosa e confiável que ajuda as empresas a atingir suas metas de longo prazo. Inclusive grandes empresas utilizam: Google, Twitter, LinkedIn e Spotify.

Existem outras metodologias: PDCA (planejar, executar, controlar e agir), Balance Scorecard – BSC, Gerenciamento pelas Diretrizes – GPD, Scrum e mais.


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