Fearless Girl: conheça a estátua da Menina sem Medo em NY

Quando o assunto é Wall Street e mercado financeiro, é comum que a imagem da famosa estátua do Charging Bull venha à cabeça de muitos investidores. No entanto, outra escultura artística, posicionada no mesmo local durante algum tempo se tornou igualmente famosa: a Fearless Girl.

Você conhece a real história por trás da inspiradora Menina sem Medo? Continue lendo para saber como ela surgiu, qual é o seu significado e entender o que ela, de fato, representa.

A estátua Fearless Girl, “Menina sem Medo”

Criada em 2017, a Fearless Girl é uma escultura de bronze que possui 130 centímetros de altura, 110 quilos e retrata a imagem de uma menina latina que “desafia” o famoso Touro de Wall Street.

A menina está de pé, com as mãos na cintura e a cabeça erguida, sem temer a investida do adversário.

Ao olhar comum, é possível notar uma imagem bastante impactante e inspiradora. Por esse motivo, milhares de turistas visitam o local todos os dias.

A história da estátua

No dia 7 de março de 2017, data que antecede o Dia Internacional da Mulher, a estátua da Menina sem Medo apareceu em Wall Street. No entanto, sua história começou bem antes disso.

A empresa por trás da escultura é a State Street Global Advisor, a divisão de investimentos da State Street Corporation. A companhia encomendou a obra com a agência McCann New York.

O objetivo da organização era comemorar o aniversário do seu Fundo de Índice de Diversidade de Gênero, que havia sido lançado no ano de 2016.

Para a elaboração do conceito da escultura, centenas de fotos de meninas em poses distintas, transmitindo diferentes significados, foram levadas em consideração.

Essa análise foi necessária para que fosse possível criar a imagem de um coração feminino o mais universal possível — isto é, facilmente compreendida em qualquer cultura.

Quem é Kristen Visbal

Kristen Visbal foi a artista responsável pela estátua Fearless Girl. Ela é formada pela Salisbury State University e especialista no trabalho com bronze fundido.

Entretanto, as criadoras do conceito da estátua foram as publicitárias Tali Gumbiner e Lizzie Wilson.

Portanto, Kristen foi responsável por transformar o trabalho conceitual em realidade.

Além disso, ela também alterou o tamanho original da estátua, deixando-a um pouco maior, a fim de equipará-la ao Touro de Wall Street.

O significado da Garota em Wall Street

A escultura da Garota sem Medo é uma intervenção artística que tem o intuito de propagar a diversidade de gênero no mercado corporativo.

Além disso, como mencionado acima, ela também é uma peça publicitária para a comemoração do aniversário de um dos Fundos da State Street Global Advisors.

No dia 8 de março de 2016, a companhia lançou um ETF conhecido como SHE, com o objetivo de acompanhar de perto as empresas que se destacam por promover a diversidade de gênero em seu quadro de colaboradores.

Entre os principais requisitos, estão:

  • ter um número elevado de mulheres no conselho diretivo;
  • ter mulheres ocupando posições de liderança executiva.

Representatividade feminina no mercado financeiro

Anos depois da escultura surgir pela primeira vez, as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer no mercado financeiro.

Hoje em dia, as mulheres ocupam somente 17% das posições de liderança em bancos de investimento nos EUA. E, aqui no Brasil, a situação não é muito diferente: somos o 10º país do planeta em termos de empresas lideradas por mulheres.

Porém, os números indicam que devemos tentar reverter este cenário.

A liderança feminina impacta o mercado financeiro de forma significativa: as empresas que contam com lideranças femininas entregam resultados 20% melhores, de acordo com a ONU (Organização das Ações Unidas).

Apesar de tudo, vale ressaltar que, aos poucos, a situação dá sinais de mudança.

A maioria dos investidores têm percebido como a diversidade nas empresas é algo positivo e tomado ações para mudar o cenário atual.

O crescimento da importância dos índices de diversidade também mostra isso.

De todo modo, ainda há muita chão pela frente até que um mundo com mais equidade e diversidade seja alcançado.

No entanto, a Fearless Girl pode ter contribuído para muita gente a dar o primeiro passo nessa direção.

A Menina sem Medo foi alvo de crítica

O artista plástico Arturo Di Modica, que criou a estátua do Touro de Wall Street em 1989, criticou a estátua da Fearless Girl, colocada em frente ao touro no Dia Internacional da Mulher.

Di Modica falou que a estátua foi colocada na praça sem sua autorização e que isso viola seus direitos autorais, pois mudou o sentido original do touro.

“O touro representa a liberdade no mundo, paz, força, poder e amor. A estátua da garota transformou a minha obra em algo negativo”, disse o artista em coletiva de imprensa.

Na época, os advogados do artista pretendiam entrar com um processo para a retirada da estátua da menina.

O que disseram os defensores da estátua

A State Street Global, empresa que encomendou e colocou a Fearless Girl na praça Bowling Green respondeu às críticas por meio de um comunicado.

“Nós agradecemos o apoio contínuo da cidade de Nova York e das pessoas ao redor do mundo que defendem o que a ‘Fearless Girl’ representa – o poder e o potencial que as mulheres podem ter no mercado financeiro.”

Entre aqueles que defendiam que a estátua ficasse mais tempo ,estava a representante dos EUA, Carolyn Maloney, do 12º distrito congressional de Nova York, que declarou:

“Esta estátua tocou corações em todo o mundo com seu simbolismo da resiliência das mulheres.”

A Defensora Pública da cidade de Nova York, Letitia James, escreveu uma carta demonstrando apoio à manutenção da estátua:

“Fearless Girl permanece como um farol poderoso, mostrando às mulheres – jovens e velhas – que nenhum sonho é grande demais e nenhum teto é alto demais”.

Uma petição no Change.org, que pedia que a estátua fosse permanente, teve 2.500 assinaturas em 48 horas.

Os movimentos para tornar a estátua permanente continuaram após a Menina sem Medo receber uma permissão de um ano.

Onde está a Fearless Girl hoje

No fim de 2018, a escultura colocada do lado de fora da Bolsa de Valores de Nova York.

Isso porque a Fearless Girl causava um grande engarrafamento devido aos turistas que desejavam tirar fotos.

A instalação, na época, recebeu a devida autorização da presidência da Bolsa de Valores de Nova York. Desde então, estátua está aberta para visitação.

Estar situada em frente à New York Stock Exchange faz com que a obra de arte tenha ainda mais representatividade, pois executa seu devido papel de protagonista.

O endereço da estátua da Menina sem Medo é Broad St, New York, NY 10004, EUA.

Agora que você já conhece a história da Fearless Girl, pode ser um bom momento para deixar seus medos de lado e começar a investir na bolsa.

No curso Aprenda a investir na bolsa de valores, da escola da XP Inc., você vai compreender os primeiros passos nesse mercado.

Assim, será possível montar sua carteira e diversificar suas aplicações de acordo com seu perfil de investidor.

Então, o que você está esperando? Clique no banner abaixo e garanta sua vaga já!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img