Conheça 10 filmes sobre a bolsa de valores e aprenda enquanto se diverte

O cinema é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento por meio de um momento de entretenimento, não é verdade? E nada melhor que complementar o conhecimento do público sobre o mercado financeiro com alguns filmes sobre bolsa de valores!

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 filmes sobre o tema que podem te passar alguns ensinamentos preciosos. Ficou curioso? Continue a leitura para conhecê-los!

10 filmes sobre bolsa de valores

1. Wall Street: Poder e Cobiça

Começamos nossa lista de 10 filmes sobre a bolsa de valores com um grande clássico dessa temática: “Wall Street: Poder e Cobiça”. 

Lançado em 1987, o filme conta a história de Bud Fox (Charlie Sheen), um corretor da bolsa de valores que tem uma obsessão para conseguir acesso e torna-se assessor de um grande bilionário do mercado financeiro, Gordon Gekko (Michael Douglas).

Para chamar a atenção do poderoso magnata, ele passa um uma informação sigilosa de que a companhia aérea pela qual seu pai trabalha vai ganhar um grande processo que subirão os preços das ações.

Por essa informação, Gekko adota Bud como seu fiel escudeiro para conseguir informações preciosas do mercado sem ligar especialmente para ética e honestidade.

2. O Lobo de Wall Street

Vamos falar agora de um sucesso de bilheteria um pouco mais recente, mas que também tem tudo para se tornar um clássico dos filmes sobre bolsa de valores: “O Lobo de Wall Street”, de 2013.

O filme conta com a direção de Martin Scorsese (“Os Bons Companheiro”) e tem Leonardo DiCaprio no papel principal, interpretando o analista de investimentos Jordan Belfort em sua trajetória meteórica de vendedor agressivo até dono de uma bilionária empresa de corretagem americana.

O estilo de vida luxuoso de Belfort, o excesso de drogas e suas artimanhas para obter sucesso a qualquer custo no mercado financeiro são os ingredientes que dão o tom dramático da ascensão e queda do protagonista.

A obra recebeu 5 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.

3. A Grande Aposta

Se você precisa da motivação de um elenco estrelado, “A Grande Aposta” com certeza vai responder suas demandas. Afinal, não é todo dia que atores desse quilate se juntam nesse que é um dos melhores filmes de finanças disponíveis.

A obra, que tem como contexto a crise de 2008 do setor imobiliário americano, conta a história de Michael (Christian Bale), que aloca uma enorme quantidade de dinheiro de um fundo de investimento que administra apostando na hipótese de que a bolha do sistema imobiliário do país iria explodir.

É diante desse cenário que as histórias de Michael, Jared (Ryan Gosling), Mark (Steve Carell) e Ben (Brad Pitt) se cruzam. Afinal, os desafios enfrentados por essas pessoas que investiram tudo contra as tendências do sistema são dignos de uma obra cinematográfica.

O filme, no final das contas, é uma aula sobre análise macroeconômica e fundamentalista de mercado.

4. Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme

“Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme” é a continuação do primeiro item da nossa lista e é um grande exemplar dos filmes sobre bolsa de valores. 

Lançado em 2010, o filme retoma a história de Gekko (Douglas) após cumprir pena de prisão por fraudes financeiras. Banido do mercado de capitais, ele passa a se dedicar a palestras e conferências sobre os riscos do mundo dos ativos de renda variável

Até que ele é interpelado pelo jovem Jacob Moore (Shia Labeouf) para tornar-se seu novo pupilo e receber orientações para salvar o patrimônio de um antigo mentor.

Gekko aceita o desafio, mas com uma condição: Jacob, que vive com a filha do antigo bilionário, precisa atuar a favor de uma reaproximação entre ambos.

5. A Fraude 

“A Fraude” é um filme estrelado por Ewan McGregor, que interpreta o jovem analista Nick Leeson, que trabalha para um famoso banco inglês denominado Barings Bank. 

Dono de um grande ímpeto de crescimento profissional e ganhos financeiros, Nick é promovido pela instituição a trabalhar como analista de ações no mercado futuro na Cingapura.

Lá ele conhece Lisa (Anna Friel), seu grande amor, e também se envolve em um processo que visa a esconder os prejuízos que ele deixou nas contas da empresa. Sem fiscalização, Nick finge que está tocando o negócio com sucesso ao mesmo tempo que as perdas se acumulam.

Desesperado e cada vez mais sem condições de esconder os prejuízos, ele se aventura em novas negociações bem pouco ortodoxas e arriscadas com o dinheiro dos clientes do banco.

6. Margin Call: O Dia antes do Fim

Se você deseja aprender mais sobre o dia a dia de uma corretora, esse filme pode ser uma ótima pedida. Ele foi lançado em 2011 e é um drama que conta a história de três colegas que trabalham juntos no setor de risco de uma corretora de valores. 

Eles são Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany). 

Subitamente, 80% dos funcionários que trabalham nesse setor são demitidos, inclusive o chefe do trio: Eric Dale (Stanley Tucci). Em sua despedida, Eric empresta um pendrive para Peter. Esse dispositivo contém informações extremamente importantes sobre as contas da corretora, que está à beira da falência.

Se você quer saber qual estratégia os protagonistas vão desenvolver para solucionar esse problema, você vai ter que assistir ao filme até o fim!

7. Como ser Warren Buffett

Mudando um pouco o gêneros da nossa lista de filmes sobre bolsa de valores, vamos falar a respeito do documentário sobre a vida de, para muitos, o maior investidor de todos os tempos. Warren Buffett.

Lançado pela HBO em 2017, o filme traz uma extensa minutagem de entrevistas feitas com um dos maiores nomes do mercado financeiro em 2017. 

O espectador tem a oportunidade de se tornar íntimo de curiosidades da vida do bilionário e saber como seus conhecimentos em matemática e sua visão cirúrgica o colocaram sob os holofotes.

8. Mercado de Capitais

“Mercado de Capital” conta a história de uma ambiciosa profissional de uma instituição financeira em Wall Street. Seu nome é Naomi (Anna Gunn).

Após sofrer uma grande frustração ao perder uma seleção que resultaria em uma promoção de cargo na empresa, ela passa a liderar um polêmico projeto a favor de uma ação. 

Com enorme pressão de investidores e sob a sombra de uma crise financeira mundial, ela tenta, assim, mostrar seu valor e provar-se digna do cargo que pleiteia.

9. Grande Demais para Quebrar

“Grande demais para quebrar” conta a história da crise imobiliária de 2008 sob o ponto de vista do Secretário do Tesouro Americano, Hank Paulson. 

Com uma trama simples e extremamente rica em detalhes, o filme aborda as conversas e negociações de grandes autoridades americanas que tentaram costurar planos com o Congresso Nacional e investidores internacionais para salvar a companhia Lehman Brothers.

10. Billions

Encerramos nossa lista tentando variar um pouco. Em vez de falar de filmes sobre bolsa de valores, por que não falar também de uma série de TV?

“Billions” é uma série disponível na Netflix que já está em sua sexta temporada. A base da trama se desdobra em torno da investigação feita por um procurador federal contra um ambicioso bilionário que gere fundos de investimentos.

Nela, é possível aprender conceitos importantes, como hedge funds (fundos de maior volatilidade e risco), divisões societárias de ações, alavancagem de dinheiro, dentre outros.

E aí, o que achou da nossa lista de filmes de bolsa de valores? Podemos garantir que todas as indicações prometem sessões de muita emoção e aprendizado. 

Se você tiver interesse em aprimorar mais ainda seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, que tal contar com a ajuda de grandes especialistas do segmento? É esse o propósito por trás da Escola de Investimentos da XP Inc.

Dentre as soluções ofertadas pela Xpeed School, estão, por exemplo, o curso sobre aprender a investir na bolsa de valores. Clique no banner abaixo e saiba mais:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img