Gestão de redes sociais: por que você deve investir nessa estratégia?

Fazer a gestão das redes sociais é, antes de tudo, pensar estrategicamente sobre como elas podem ser utilizadas para que a sua empresa alcance seus objetivos de maneira efetiva.

Quando se fala em gestão de redes sociais, muitas vezes a preocupação é voltada para a operacionalização da plataforma. Apesar de ser importante criar bons anúncios e conteúdos, é fundamental, antes de mais nada, entender o que o seu público precisa.

Atualmente, as mídias sociais podem ser vistas como ferramentas essenciais para a criação de uma presença digital. Elas permitem não só apresentar produtos e serviços, como também promovem a construção de um relacionamento longo e transparente com o usuário.

No Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde a 79,9% da população brasileira. Ou seja, criar uma estratégia de comunicação nas mídias sociais é uma das principais maneiras de estar no lugar e na hora certa para o seu público.

Neste sentido, conseguir entender o que é gestão de mídias sociais e, principalmente, como fazer uma campanha de marketing é fundamental para atrair as pessoas certas e promover uma experiência positiva.

Tudo isso é papel do social media, ou seja, o profissional que exerce essa função. 

Quer entender melhor como fazer uma boa gestão de redes sociais e a relevância que esse papel tem no planejamento estratégico e na percepção da marca? Então, continue a leitura!

O que é gestão de mídias sociais?

Gestão de redes sociais é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar o uso dessas mídias para melhorar o engajamento e a interação com o público. Ou seja, é o processo de gerenciar a presença online nas diferentes plataformas.

Essa estratégia é crucial para que bons conteúdos sejam entregues aos usuários, o que pode aumentar o alcance da marca e, consequentemente, levar o nome da empresa para mais pessoas.

Afinal, a internet é a principal ferramenta para uso pessoal e profissional nos dias de hoje. Isso significa que, atualmente, o conteúdo é rei

O que é uma boa estratégia de gestão de redes sociais?

Não basta fazer publicações sobre os produtos e serviços de maneira aleatória. Pelo contrário, é fundamental pensar em uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter o público-alvo, impulsionando os resultados da empresa.

Para isso, não basta identificar os formatos adequados, as melhores cores ou a linguagem ideal a ser utilizada. É importante, também, entender que pouco desse conhecimento será realmente efetivo se o analista de redes sociais não tiver a capacidade de pensar, observar e utilizar a plataforma estrategicamente.

Até mesmo porque as redes sociais são identificadas como ferramentas importantes na criação de uma presença digital. Assim, o ponto crucial a se pensar é como utilizar os recursos oferecidos de acordo com os objetivos de marketing e comunicação. 

Por exemplo, se a empresa tem um novo produto e nota-se a necessidade de disseminá-lo para o maior número possível de pessoas, o social media deve pensar: como posso utilizar Facebook, Instagram e outras redes para atingir o objetivo traçado pela empresa de forma a obter o melhor resultado?

< Leia depois: O que é a transformação digital nas empresas? Qual sua importância e pilares? / >

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

Ao falar sobre estratégias de comunicação, uma das principais dúvidas é como fazer gestão de anúncios. Contudo, antes de pensar nisso, o social media deve elaborar a estratégia. Para isso, ele deve considerar:

1. Objetivo da campanha

O primeiro passo para a gestão de redes sociais é pensar em como essa campanha pode fazer com que a estratégia dê resultados condizentes com o que a empresa precisa no que tange à divulgação desse novo produto.

Alguns exemplos de objetivos que a instituição pode ter são:

  • atrair tráfego;
  • fortalecer a marca;
  • fidelizar seguidores;
  • vender suas soluções;
  • gerar leads;
  • educar o público.

< Leia também: Cultura Digital: saiba o que é, seus aspectos e importância / >

2. Público-alvo

O público que pode se interessar pelo produto está na plataforma? Que público é esse? Conhecido também como buyer persona, a ideia é criar o perfil de potenciais clientes que podem se interessar na solução oferecida pela empresa.

Assim, fica mais fácil desenvolver campanhas de marketing mais assertivas, uma vez que você consegue entender as preferências, necessidades e dores dos usuários. Além disso, é necessário avaliar se esses usuários utilizam mais o desktop ou aparelhos mobile quando acessam suas contas.

Isso é fundamental para pensar em como fazer gestão de anúncios. Afinal, é necessário compreender a melhor forma de segmentar o público para que os usuários de interesse sejam impactados pela minha comunicação de forma relevante.

Isso é vital para compreender, em um primeiro momento, em quais redes sociais a empresa deve estar presente. Segundo uma pesquisa, as mais utilizadas pelos brasileiros são:

  • YouTube (89%);
  • Instagram (85%);
  • Facebook (84%);
  • TikTok (49%);
  • Pinterest (37%);
  • Twitter (36%);
  • LinkedIn (35%).

Contudo, para se ter uma boa estratégia de comunicação nas mídias sociais, a marca deve estar naquelas que são mais acessadas pelo seu público. 

3. Formato

Como devo comunicar esse novo produto? Que imagem deve ser utilizada para resultados mais efetivos? Qual ou quais formatos, seja vídeo, carrossel ou canvas devem ser adotados para que meu público se identifique ainda mais com o que está sendo apresentado? 

Além disso, em termos de conteúdo, que linguagem deve ser utilizada? Ela deve ser pensada para se aproximar do cliente, mas sem fugir ao tom usado pela própria empresa ou marca.

4. Acompanhar as métricas

Além disso, tão importante quanto estruturar uma campanha estrategicamente, é primordial acompanhar seu desempenho. Enquanto a campanha roda e à medida que os anúncios vão apresentando sua performance, é preciso monitorá-los. 

Assim, o social media consegue interpretar, analisar e ajustar o que for necessário para atingir os usuários de maneira assertiva.

Lembre-se de que as informações acerca do público são fornecidas pela própria plataforma. Então, quem deseja dados diferenciados e mais profundos pode acessar outras ferramentas que informam sobre o perfil de usuários, oferecendo dados mais relevantes.

< Leia também: O que é uma pegada digital? / >

Como fazer uma campanha de marketing nas redes sociais?

Agir estrategicamente na gestão de redes sociais é ter a capacidade de entender como essas plataformas podem ser utilizadas de forma a potencializar a empresa. 

Ou seja, alcançar os resultados de comunicação, marketing e vendas estimados para um determinado produto, serviço ou marca. 

É entender como o Facebook ou Instagram podem ser usados como bases de apoio para outras ações de marketing desenvolvidas, inclusive, no ambiente off-line. 

Afinal, mesmo que seja uma instituição apenas com empreendedorismo digital, que atue apenas no ambiente virtual, é necessário saber que uma rede dá suporte às outras. 

Até mesmo porque os resultados são melhores quando a marca tem uma presença digital forte de uma forma geral, com um site amigável e conteúdo adequado, um blog atualizado e com presença em outras redes.

Se o profissional consegue ter uma visão holística do processo que envolve estratégia e operação correta da plataforma, a chance de que os resultados sejam positivos é ainda maior. 

Como se tornar um ótimo gestor de redes sociais?

A melhor maneira de entender o que é marketing de mídias sociais e como fazer gestão de anúncios é especializando-se na área. Um bom conhecimento prático e teórico, com os maiores experts da área, faz toda a diferença na formação e desenvolvimento profissional.

Por isso, conheça o curso Analista de Marketing Digital e aprenda a criar e analisar as estratégias, produtos e resultados na empresa! 

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