O conteúdo é rei: como criar conteúdo para marketing digital + estratégias de inbound marketing

Se nos perguntassem dez anos atrás como seria o Marketing em 2022,  nunca diríamos que o conteúdo seria tão relevante como ele é. Atualmente, o conteúdo é rei, ou seja, desempenha um papel central nos melhores planos de marketing das empresas.

Trabalhamos durante vários anos e investimos muito dinheiro no posicionamento de marcas, na criação de atributos relevantes, diferenciadores, e que atendessem nosso público-alvo.

Temas como sustentabilidade, mobilidade urbana, feminismo, tolerância racial e sexual, entre outras, foram e são tendências relevantes de posicionamento das marcas. Esse era o trabalho de um bom marqueteiro. Porém, diversas revoluções alteraram a realidade dos profissionais de marketing. 

É sobre essas transformações que falaremos neste artigo e como elas influenciam o marketing nas empresas. Mas, primeiro, vamos entender por que o conteúdo é rei

Por que o conteúdo é rei?

Seth Godin, um dos novos papas de Marketing, afirmou que o Conteúdo é Rei. Bill Gates também. Ambos foram certeiros.  

A evolução tecnológica, o acesso global à Internet, as redes sociais e todas as facilidades que temos hoje nos trouxeram a possibilidade de criar conteúdo. Sim, qualquer um pode criar conteúdo. Isso contribui para o surgimento de novas profissões, como blogueiros e youtubers. 

Por consequência as grandes emissoras de TV e grandes meios de comunicação perderam espaço e tiveram que se adaptar drasticamente a essa nova realidade.

Novas empresas surgiram para ajudar organizações, profissionais liberais e celebridades a criarem seu próprio conteúdo, disponibilizarem-no nas redes sociais, além de acompanhar e manter o relacionamento com seguidores, potenciais clientes e apaixonados pela marca. 

Empresas que perceberam o potencial de mercado se prepararam para atender a uma nova demanda de conteúdo, diferentemente das antigas agências de publicidade. 

Diante dessa nova realidade, algumas características tornaram-se extremamente importantes relacionadas a criar conteúdo de forma eficiente. Para falar dessas características, vamos entender o que é e como fazer marketing de conteúdo. 

< Sugestão de leitura: O que é transformação digital? />

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público alvo, impulsionando os resultados da empresa.

O conteúdo precisa ser relevante para seu público alvo e consistente para tornar a sua empresa em uma autoridade no assunto. Sem essas duas características, é provável que a sua estratégia não tenha sucesso. 

Como criar conteúdo para marketing digital?

Se você quer saber como criar uma estratégia de marketing de conteúdo mais estruturada, aqui estão sete etapas que você precisa seguir para maximizar o seu potencial de sucesso:

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a trabalhar em um conteúdo específico, é importante definir e comunicar seus objetivos. Você também pode construir sua estratégia de conteúdo com objetivos específicos em mente – por exemplo, aumentar seu número de “curtidas” no Facebook ou aumentar seu banco de dados de endereços de e-mail. 

2. Registre as métricas

Depois de decidir seus objetivos, você precisa descobrir como acompanhar e medir seu desempenho em relação às métricas. O Google Analytics é ótimo para registrar as conclusões de metas, e esta ferramenta está sempre adicionando recursos e funcionalidades de medição disponíveis.

3. Reúna os dados 

O conteúdo mais bem-sucedido faz uma de duas coisas: 1) Introduz um novo conceito, ideia ou notícia ao seu público (existente ou novo) ou 2) reaproveita uma ideia existente em um novo formato. Seja qual escolher, você precisará começar a coletar dados que agregarão valor ao seu público-alvo.

4. Decida o tipo de conteúdo

Com os dados em mãos, você poderá decidir melhor qual tipo de conteúdo deve criar. Tenha em mente seus objetivos iniciais e, se for o caso, crie objetivos individuais mais específicos para cada peça. 

Por exemplo, você pode compilar os dados em um infográfico exibido em seu site e, em seguida, escrever uma postagem no blog para acompanhá-lo, discutindo o infográfico com mais detalhes.

5. Crie o conteúdo

Garanta que você dedique a quantidade certa de tempo e recursos para criar os melhores conteúdos possíveis. Para uma estratégia bem sucedida, cada peça deve ser claramente criada de modo profissional. Por exemplo, artigos devem ser escritos por redatores e os designers devem ser responsáveis ​​pelos infográficos.

6. Distribua

A distribuição dos seus conteúdos é parte fundamental do processo. O trabalho não termina quando você clica em “publicar”, você precisa ter certeza de que gasta uma quantidade de tempo e esforço suficiente nesse processo. Por exemplo, pense em quem você deseja que leia seu conteúdo e considere onde esses membros do público provavelmente estarão.

7. Acompanhe o SEO

Mesmo que você tenha sido bem-sucedido em promover o seu conteúdo e ele tenha sido publicado em todos os canais definidos em sua estratégia, certifique-se de que as pessoas estejam referenciando corretamente o seu conteúdo para receber os créditos SEO por ele. 

Isso pode ser feito configurando os Alertas do Google que enviam um e-mail sempre que o título do seu blog é publicado ou sua empresa é mencionada.

< Leia também: Saiba como aplicar a Economia Digital no seu negócio />

Marketing digital e inbound marketing

Outro fator relevante de como fazer marketing de conteúdo é a relação do marketing digital e inbound marketing, este último tendo sido desenvolvido pelo Hubspot.

Diferentemente do outbound marketing, forma tradicional em que uma empresa inicia contato com clientes em potencial ou leads, a estratégia inbound marketing permite que você ofereça conteúdo para seus potenciais clientes de maneira automatizada e personalizada, atendendo as necessidades de cada um deles. Isso sim é incrível. Uma revolução que não poderíamos prever. E como toda revolução tem seu lado negativo.

A estratégia inbound marketing está acabando e acabará com diversas profissões. Mas, calma, não precisa se preocupar. O Inbound também está criando e criará muitos outros empregos. 

Temos diversos exemplos no Brasil de empresas que se adaptaram a essa realidade e estão criando novos empregos como a Resultados Digitais, uma empresa que fornece um sistema de automação de marketing, e a Samba Tech, uma empresa que fornece tecnologia para qualquer pessoa ou empresa que queira desenvolver vídeos.   

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