Gestão de Talentos: o que é, como fazer e por que é importante

Uma Gestão de Talentos bem feita é eficaz para o sucesso de uma empresa. Confira como fazer e seus principais benefícios

Muita gente não se dá conta da importância da Gestão de Talentos em uma organização. Todavia, esse conjunto de atividades, que visa atrair, desenvolver e reter bons funcionários, é capaz de mudar o rendimento de empresas como um todo.

Isso porque através da sua boa aplicação é possível formar um time coeso, motivado e engajado, o que impacta diretamente no trabalho realizado e, consequentemente, nos resultados do negócio.

Por esse motivo, garantir uma boa estratégia na Gestão de Talentos é considerada uma das habilidades mais importantes do profissional de Recursos Humanos. Confira abaixo mais detalhes sobre essas atividades e como aplicá-las para obter melhores resultados!

Como fazer uma Gestão de Talentos e Pessoas eficaz?

Atualmente o papel do profissional de Recursos Humanos vai muito além de tarefas burocráticas relacionadas a admissão, demissão e gerenciamento das folhas de pagamento. O trabalho está cada vez menos operacional e mais humanizado.

Cabe ao time de RH entender as principais necessidades e desafios das diferentes áreas da empresa e encontrar talentos que se encaixem com essa realidade. Também é importante encontrar pessoas que combinem com a cultura da empresa.

Para fazer tudo isso acontecer é necessário trabalhar lado a lado com os líderes de cada time e compartilhar com eles as responsabilidades da gestão.

Também há um constante trabalho de percepção e desenvolvimento do bem-estar dos funcionários, um olhar que vai para além das competências e mira nas necessidades pessoais de cada um dos colaboradores.

Portanto, esse exercício começa na fase de recrutamento e se sustenta durante todo contrato. Quer entender quais são os principais pontos de uma boa Gestão de Talentos e pessoas e como aplicá-los de forma eficaz na sua empresa? Separamos algumas dicas a seguir.

Faça recrutamentos otimizados

O processo de atração e seleção de candidatos é o momento de alinhar expectativas internas e externas. Entretanto, para confluir os interesses e as necessidades da empresa e dos concorrentes é preciso garantir uma boa comunicação e desenvolver um processo seletivo claro e eficiente.

Essa é a oportunidade de apresentar aos interessados a cultura organizacional, valores e missões, exigências de cada vaga, além de alinhar expectativas.

Além disso, nesse momento é importante que a equipe de recrutamento tenha bem definido o perfil desejado para contratação, tanto em termos de competência, quanto de personalidade.

Para essa fase também é necessário ter uma tática clara em relação aos meios de divulgação das vagas. Pode ser estratégico considerar a automatização do processo através de plataformas e softwares de gestão ou mesmo terceirizar a busca por talentos para agilizar o recrutamento, por exemplo.

Acima de tudo, vale pontuar que o processo seletivo é muito individual para cada empresa e cada vaga, e que deve ser analisado em detalhes para que siga sendo aprimorado de acordo com os diferentes cenários. Dessa forma, isso significa monitorar os dados de atração de candidatos e coletar feedbacks dos participantes.

Tenha um programa de onboarding

O onboarding é uma etapa fundamental para o encantamento, engajamento e produtividade do novo funcionário. É o período em que o contratado passa a assimilar a estrutura, valores e normas da empresa, mencionados durante o processo seletivo.

Afinal, um onboarding completo pode ser definitivo para a sua motivação ou desmotivação nos próximos meses.

Vale investir tempo para mostrar em detalhes o funcionamento da organização e pode ser interessante compartilhar o material apresentado por email para que ele consulte sempre que necessário.

Outro ponto importante é que esse é o momento de iniciar a integração com as equipes e explicar a função de cada área e de seus integrantes. Portanto, quanto mais detalhado for esse processo, menos dificuldade ele terá de começar a colocar a mão na massa.

Por fim, é no onboarding que se inicia o treinamento do colaborador para a sua função. Por isso, não tenha pressa em relação a quantos dias esse processo pode durar. O onboarding deve levar o tempo necessário para preparar e encantar o novo integrante.

Realize momentos de reconhecimento na equipe

Reconhecimento pode ser um ótimo combustível para manter uma equipe engajada. Comunicar que o trabalho está sendo bem feito é uma forma simples de despertar um senso de propósito e elevar a satisfação do colaborador. Neste caso, os feedbacks positivos são essenciais.

Antes de tudo, o ideal é que a organização defina uma agenda de conversas, com frequência quinzenal, mensal ou de acordo com a necessidade e disponibilidade dos empregados. A ideia é ouvir as percepções individuais, ajustar a rota e criar um ambiente de trabalho confortável e estimulante para todos.

É esse o momento de entender as ambições de cada um e traçar uma estratégia para alocar da melhor forma suas competências em diferentes projetos.

Afinal, o objetivo é alcançar eficiência e manter a motivação alta. Essa atividade vale tanto para o RH, quanto para os gestores diretos de cada área com os membros da equipe que lidera.

Oferte bons benefícios

Outra forma de reconhecimento é oferecer benefícios como bônus. É uma forma de reconhecimento pelos bons resultados do funcionário, tendo como opções:

  • aumento salarial;
  • promoções de cargo;
  • ofertas de cursos.

Essas recompensas justas fazem com que o time se sinta valorizado e traz um senso de confiança em relação ao papel dos líderes e ao plano de carreira que a empresa pode oferecer.

Também é estratégico manter o radar ligado para entender quais são os benefícios oferecidos pelo resto do mercado, a fim de oferecer vantagens capazes de atrair novos talentos qualificados.

Oferecer atividades como confraternizações e happy hours também pode ser percebido como um benefício, e é uma maneira de incentivar a união das equipes.

Mas a estratégia de integração da companhia pode e deve se estender ao dia a dia com exercícios que estimulem o trabalho em grupo. Criar um ambiente divertido impacta na atração e na retenção de talentos.

Nesse aspecto, a gamificação se apresenta como uma ferramenta muito útil. A empresa pode incentivar a proatividade, por exemplo, através da criação de um quadro de pontuação individual. O colaborador ganha pontos, por atingir metas, que podem ser trocados por recompensas, como vale-compras ou dias de folga.

Feedbacks positivos e reconhecimento são ótimos aliados para manter uma equipe engajada. Foto: Freepik

Seja transparente e flexível

Um ambiente transparente e flexível pode mudar a experiência de trabalho e aumentar a credibilidade da sua empresa.

É imprescindível comunicar com clareza e tornar acessíveis para consulta as políticas de RH desde o início das contratações. Essa é uma forma de garantir o alinhamento de valores e evitar desentendimentos em relação à cultura organizacional.

Entretanto, para exercer a transparência de forma eficiente é necessário manter uma comunicação clara e constante. O RH pode contar com a expertise da área de Comunicação para ajudar na criação e divulgação interna de informativos.

Além disso, também é recomendado que o RH estimule a comunicação entre áreas e entre os diferentes níveis hierárquicos. Comunicados de mudanças estratégicas por parte dos líderes, por exemplo, podem impactar positivamente na credibilidade da organização e trazer um senso de segurança aos funcionários.

Em contrapartida, quando eles deixam de comunicar direcionamentos com transparência, e apenas envia novas demandas sem maiores explicações, gera desconfiança e demonstra instabilidade.

Ademais, a flexibilidade diante da realidade de cada funcionário também é um fator significativo para criar uma cultura organizacional acolhedora.

Flexibilizar horários, apostar na autonomia e no controle da rotina produtiva dos funcionários e evitar microgestão são atitudes que podem melhorar a qualidade de vida e a produtividade.

Invista em capacitações

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é uma estratégia benéfica para todos dentro de uma organização. Treinar líderes para aprimorar a boa gestão de suas equipes impacta diretamente na produtividade da equipe.

Oferecer cursos relacionados às áreas de expertise e desenvolver habilidades também pode motivar os funcionários a trazerem inovações e melhorias.

Um funcionário interessado em crescer profissionalmente encontra satisfação em seguir na empresa que lhe oferece desenvolvimento e aposta na sua capacitação, além de refletir na sua performance

Quais os processos de uma Gestão de Talentos?

Para realizar uma boa Gestão de Talentos é necessário definir bem os processos. A base de tudo é o desenvolvimento de políticas de RH, com definição de normas que visam o bem-estar do colaborador e o bom funcionamento da empresa.

Já no processo seletivo, essa gestão passa pela abertura de vagas, análise dos candidatos, fases de entrevista e contratação.

Em seguida, a atenção do RH se volta para o onboarding, a integração e o reconhecimento do bom trabalho, conforme foi mencionado acima.

Também vimos que cabe ao RH auxiliar os líderes e funcionários a entenderem a trajetória e o desenvolvimento de cada um, oferecendo ferramentas e benefícios que podem alavancar o crescimento individual e coletivo.

Por fim, o profissional de Recursos Humanos deve acompanhar também a demissão, seja ela uma decisão do funcionário ou da empresa, e entender como minimizar o seu impacto para ambos os lados.

Principais benefícios da Gestão de Talentos em uma empresa

Através da Gestão de Talentos é possível criar e cultivar uma cultura empresarial acolhedora que manterá a equipe motivada e disposta a vestir a camisa, além de atrair novos talentos.

Oferecer qualidade de vida dentro e fora do trabalho e visar o bem-estar dos colaboradores é também uma forma de reduzir o turnover, ou rotatividade de pessoas, algo que impacta diretamente no crescimento do seu negócio.

Afinal, por que é importante investir em Gestão de Talentos?

Sem dúvidas, investir na Gestão de Talentos te ajudará a formar equipes produtivas e motivadas, melhorar a qualidade do trabalho e gerar melhores resultados para o seu negócio.

Se o seu time está crescendo, essa é a hora de definir uma estratégia afiada. Você sabia que a XP Educação também pode te ajudar a encontrar os profissionais ideais para os times de TI e negócios da sua empresa?

Conheça o Talent Hunting, uma solução corporativa para as organizações que buscam qualificar e contratar novos talentos. Além de ter acesso aos melhores profissionais do Brasil, você também pode reduzir custos de contratação.

Continue Aprendendo

spot_img