O que é Onboarding? Descubra 5 maneiras de implementar e encante novos colaboradores

O processo de integração dos colaboradores na equipe é fundamental para reter os talentos e trazer benefícios para a empresa.

Você já se perguntou o que é onboarding? A pergunta é bem comum e legítima, visto que esse processo tornou-se comum em empresas com um time de Recursos Humanos estruturado. 

O processo de onboarding é, em suma, uma solução que muitas empresas encontraram para facilitar a integração entre a equipe. Com um onboarding bem sucedido, é provável que o trabalho tenha mais fluidez.  

Mas, por mais que pareça simples, integrar um novo funcionário à cultura organizacional da empresa, além de apresentá-lo as suas demandas e o dia a dia no negócio, é um desafio para diversos líderes. Por isso, é importante que haja um planejamento completo para que os novos colaboradores possam se conectar com os valores e a missão da organização, além de se sentir parte do negócio. 

Assim, nós preparamos um conteúdo completo que irá sanar não só as suas dúvidas sobre o que é onboarding, bem como qual a sua importância e qual a área da empresa responsável por esse processo. 

Vamos aprender juntos? Siga a leitura!

O que é o onboarding?

Em suma, o onboarding é um processo focado em integrar um novo colaborador à equipe, cultura e dia a dia na empresa, buscando assegurar a adaptação e retenção desse profissional. 

O onboarding envolve diversas etapas a depender de cada empresa, mas na maioria delas, os ciclos de orientação, supervisão, treinamento e desenvolvimento estão sempre presentes. 

Onboarding vs Ongoing

Como supracitado, o onboarding é o processo de integração de um novo colaborador, ou seja, ocorre logo no início da sua jornada na empresa, sendo assim, uma etapa inicial. 

O Ongoing, por sua vez, é constante e ocorre durante toda a jornada do profissional dentro da empresa, buscando mantê-lo constantemente integrado, adaptado e retido no negócio.

Qual o objetivo do onboarding?

Em suma, um dos principais objetivos do onboarding é trazer o sentimento de pertencimento ao novo profissional, ou seja, fazer com que ele se sinta integrado à empresa, não desista da vaga e continue sua jornada trabalhista.

Assim, esse processo consegue diminuir a rotatividade do negócio, o que culmina, automaticamente, numa maior integração e união da equipe. 

Qual a importância do onboarding na empresa?

O Work Institute produziu um levantamento de dados sobre retenção nas empresas que comprova que a substituição de um funcionário custa cerca de 16 a 20% do seu salário. 

Ou seja, manter um profissional ambientado na instituição é positivo, já que a mesma não precisa arcar com maiores custos que podem prejudicar as suas finanças, e ainda se torna mais competitiva, já que tem um time altamente engajado.

Além disso, o processo de onboarding, feito corretamente e de maneira eficiente pela gestão de talentos, aproxima o colaborador de alcançar o seu pleno potencial. 

Equipe fica integrada com a aplicação do processo onboarding
A integração de novos funcionários é fundamental para reter talentos e o processo onboarding pode ajudar.

Os 4 C’s do onboarding

O onboarding tem os são quatro C’s: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Esses são os quatro níveis que todo programa eficiente de integração precisa conter. 

Como eles permitem que a jornada seja mais prática e próxima da eficácia, é importante que o time de Recursos Humanos planifique o seu onboarding tendo os 4 C’s como base. Para entender a importância destas quatro palavras-chave, nós iremos te explicar uma por uma.

Conformidade

Ensino e orientação: na etapa da conformidade o novo profissional toma conhecimento de todos os processos da empresa, mergulhando no conhecimento dos mais burocráticos até os mais sistemáticos. 

Clarificação

Nesta etapa, o foco é o esclarecimento de tudo que envolve a nova função do profissional que foi contratado, ou seja, responsabilidades, ferramentas, compromissos, recursos e entre outros. 

Além disso, é muito comum que também seja um momento para alinhamento de expectativas, para que o colaborador compreenda qual o nível de exigência será aplicado nas suas demandas.

Cultura

No terceiro C, o de cultura, o novo colaborador mergulha na cultura organizacional da empresa e compreende a sua missão e visão. 

Conexão

Por último, mas não menos importante, é o momento de oficializar a entrada do novo profissional na empresa: existe uma criação de conexão interpessoal com as suas responsabilidades, colegas, líderes e chefes, o que é um passo natural do processo de onboarding.

Por que o onboarding é responsabilidade do RH?

Em suma, é ideal que a gestão de Recursos Humanos se responsabilize pelo processo de onboarding, já que são eles os encarregados do processo de recrutamento e seleção, o que já facilita no processo de integração. 

Além disso, em muitas empresas o RH é o setor que a gestão de pessoas é atribuída, ou seja, essa equipe tem mais conhecimento sobre perfis, comportamentos e informações relevantes para o decurso do onboarding. 

Quais os principais benefícios de um processo de onboarding?

Se você prestou bem atenção no conteúdo deste artigo até aqui, você já notou diversos benefícios que um processo de onboarding pode trazer para uma empresa, mas vamos pontuar os cinco dos principais benefícios do processo. 

1. Aumento da motivação

Quem nunca começou um novo emprego e ficou super animado? Pois é, a ação de mudar de ocupação costuma ser, sozinha, muito motivadora. O onboarding tem o benefício de potencializar essa sensação, caso seja bem estruturado, visto que não permite que haja espaço para inseguranças muito comuns no início de alguns contratos. 

2. Maior engajamento dos colaboradores

A motivação, citada no tópico anterior, é contagiante. Esse contágio, junto com as técnicas utilizadas em um processo de integração, contribuem para que os colaboradores tenham um maior engajamento. 

Além disso, há uma maior disposição logo no início da jornada, ou seja, é proporcionado, para a empresa, profissionais mais produtivos e rentáveis. 

<Leia também: Os melhores aplicativos de produtividade para você gerir o seu tempo/>

3. Retenção de talentos

Se tem uma coisa que todo profissional de RH ama, essa coisa se chama retenção de talentos. Afinal, o que é melhor do que manter os melhores colaboradores dentro da empresa? Dessa forma, o ato de integração ajuda com que os funcionários escolham permanecer na empresa, já que cria uma primeira impressão positiva e ajuda na manutenção de um bom clima organizacional!

4. Redução da rotatividade

Por fim, a prática de onboarding ainda auxilia, altamente, na diminuição dos índices de turnover, que nada mais é do que a rotatividade de pessoal dentro de uma empresa. 

5. Fortalecimento da cultura organizacional 

Para os novos funcionários, pode não ser fácil o processo de adaptação ao clima e cultura da empresa. 

Pensando em facilitar essa situação, o onboarding alinha o novo contratado às propostas da empresa, permitindo que ele compreenda quais são suas responsabilidades no dia a dia, a quem se reportar e quem o acompanhará durante as primeiras semanas.

Como fazer um bom onboarding na sua empresa?

Se essa é a sua maior dúvida, não se preocupe, nós iremos te ajudar. Siga a leitura e encontre as suas soluções.

Onboarding presencial

Reproduza os seguintes passos para alcançar um onboarding impecável: 

  1. Conte a história do negócio: usando estratégias de storytelling, crie uma narrativa sobre como a empresa nasceu e como está agora. Use o tempo de 15 minutos juntos com recursos visuais e deixe um espaço para perguntas no fim;
  2. Fale sobre propósito: por que a empresa existe? Responda essa pergunta e aborde a missão, visão e valores do negócio;
  3. Deixe tudo às claras: ou seja, o que é permitido e aquilo que não é. Converse desde o código de conduta até sobre relacionamentos na empresa. Mas tenha atenção: não exagere nas regras, elas podem minar a relação de trabalho;
  4. Revele (e apresente) às pessoas estratégicas: concentre-se nas pessoas que o recém-contratado terá mais contato, ou seja, colegas de equipe e superior direto;
  5. Apresente minuciosamente o cargo: isto é, mostre ao novo funcionário todas as suas funções e benefícios, as obrigações, os processos mais importantes, os horários flexíveis, salário, data de pagamento e entre outros;
  6. Mostre a empresa: como esse espaço será, muito provavelmente, a segunda casa do colaborador, apresente tudo a ele com muito cuidado, quais áreas ele precisará transitar, quais não deverá e áreas de risco, caso seja aplicado.

Onboarding online

Com a pandemia da Covid-19, várias empresas migraram para o modelo home office e a tendência se popularizou, mas o trabalho remoto não impede, de maneira alguma, que o processo de onboarding não aconteça. 

Na realidade, o que deve ser feito é, em suma, seguir os passos apresentados no tópico acima, e adaptá-los para o ambiente online. 

Quanto tempo dura o processo de onboarding?

Segundo o especialista em Recursos Humanos Gregg Lindberg, da Lighthouse Organizational Development, você deverá dividir o processo de onboarding em marcos de 30, 60, 90 e 120 dias, por exemplo, lembrando de definir metas para cada etapa com um cronograma estruturado. 

De fato, os primeiros meses são mais turbulentos e críticos, mas o onboarding é o processo de longo prazo e só é finalizado quando o colaborador está 100% integrado e engajado!

Conclusão

Bom, você compreendeu o que é, a importância, os benefícios, como fazer um onboarding e mais. Esse processo é, definitivamente, um marco na vida da empresa e do recém-contratado. 

Assim, é necessário profissionais altamente capacitados e com conhecimento suficiente para mergulhar no processo e oferecer, aos colaboradores, uma ótima experiência de integração que agregue valor desde o início. Um grande fator de sucesso para onboardings é um processo de recrutamento feito com maestria. 

Ainda tem dúvidas de como encontrar os melhores profissionais do mercado? Acesse o Para Empresas da XP Educação e coloque essa responsabilidade nas nossas mãos. Nós fazemos o seu trabalho! 

Continue Aprendendo

spot_img