O mercado de investimentos está super em alta. Cada vez mais pessoas estão investindo nas diversas possibilidades existentes, principalmente em ações. Mas algo em comum neste público é a necessidade de acompanhar o horário da bolsa de valores. 📈
Se você pretende fazer operações além das aplicações de renda fixa, como CDB, CDI ou algum outro fundo, precisa entender as características da B3, a bolsa brasileira que representa as taxas do mercado de ações.
Ela é atualizada constantemente e reúne alguns dos principais investimentos de renda variável.
Continue o artigo e entenda mais detalhes sobre isso e quando operar seus investimentos de acordo com a bolsa de valores. Confira! 👇
Qual é o horário de funcionamento da bolsa de valores?
Um dos pontos mais essenciais para gerar renda é você acompanhar a bolsa de valores, entendendo seu horário de funcionamento e qual é o melhor período para investir.
Vale ressaltar que os horários de funcionamento da bolsa de valores variam ao longo do ano e é adaptada conforme eventos e feriados no Brasil e nos Estados Unidos, como o Carnaval e o Natal. 📅
Então, sempre esteja atento aos avisos da B3 em relação aos períodos de funcionamento.
Neste mês de Novembro, ela está operando entre 10h e 17h55 , em vez das 17h, devido o término do horário de verão no hemisfério norte. Esse novo horário deve seguir até março, quando ele volta.
Qual a melhor hora para investir na B3?
Você pode ver um exemplo da bolsa de valores abaixo:
Deu para perceber que existem diversos horários de operação, dependendo do mercado e do tipo de negociação a ser realizada? Por isso, não existe um horário ideal e que sirva para todos os operadores.
👉 Sendo assim, o melhor horário para negociar no home broker é aquele que mais se encaixa em sua estratégia e em sua rotina.
Por exemplo, se você tem uma rotina atarefada, como trabalhar no horário comercial, pode fazer mais sentido operar no after-market ou com foco na composição para o call de abertura.
Se você tem um perfil mais de trader e acompanha a bolsa ao longo do pregão, uma recomendação é usar o modo day trade, que significa fechar o dia utilizando a análise técnica sem estar posicionado. Mas se o seu caso for uma análise fundamentalista, use o buy and hold.
Mas não se esqueça que uma parte do período de operação fica fora do expediente bancário. Ou seja, se você deseja emitir alguma ordem de compra e venda de ações precisa verificar essa compensação bancária. 💸
Horário de verão dos EUA x Horário da Bovespa
Conforme já citado brevemente, o horário de verão dos Estados Unidos impacta diretamente o horário da bolsa de valores aqui no Brasil.
Regularmente, a Bolsa de Valores funciona em dias úteis, mas seu funcionamento pode ser afetado devido aos feriados prolongados e outras datas.
Lembre-se que os EUA são a maior economia do mundo e, por esse motivo, a moeda de negociação de ativos do mercado é o dólar. Daí fica claro entender o motivo dessas oscilações de horário de funcionamento.
Portanto, é recomendado que você esteja sempre visitando o portal da B3 para identificar todo calendário e os avisos extras.
Conheça os diferentes períodos de negociação na bolsa de valores
No momento que você compreende o horário da bolsa de valores, alguns conceitos são essenciais para tomar sua decisão das negociações. São eles: 👇
Call de abertura
Refere-se aos 15 minutos que antecedem a abertura do pregão, quando ocorre o chamado leilão de pré-abertura do mercado.
Essa fase mostra a formação dos preços de abertura dos ativos, sendo identificada das 9h45 às 10h. Nesse período o sistema da bolsa aceita o registro de ofertas de compra e venda, mas sem concretizar o negócio, de fato.
É uma boa oportunidade para quem quer as melhores opções, mas pode ser que a oferta que você dê à proposta não seja atendida.
Call de fechamento
Já esse modelo corresponde aos cinco minutos finais do pregão. Ou seja, são os últimos minutos de funcionamento, e é onde são definidos os preços de fechamento das ações que compõem os índices da bolsa ou que tiveram oscilações atípicas durante o dia.
Se você está com ações nos mercados à vista, fracionário, de balcão, Bovespa Mais e negociações de fundos imobiliários, ele ocorre das 17h50 às 17h55.
No entanto, se o seu caso foi o de ETFs e do mercado de opções, o call de fechamento ultrapassa um pouco o horário padrão, indo de 17h50 às 18h10.
Operação
Conforme você viu na tabela acima, o mercado à vista, o mercado fracionário, o Bovespa Mais, o mercado de balcão e os ETFs têm o mesmo período de negociação. Ele inicia às 10h e termina antes da call de fechamento.
A operação ocorre dentro desse horário mais comum.
After-market
Os mercados à vista e fracionário contam com um período de negociação extra, chamado de after-market. Só que é um período que apresenta algumas limitações, mas serve como uma nova oportunidade àqueles que não conseguem acompanhar o pregão durante o dia.
Além disso, o preço de um ativo negociado no after-market não pode oscilar mais do que 2% para cima ou para baixo em relação ao seu preço de fechamento do dia. Assim como, não é possível operar mais que R$100 mil por CPF no after-market.
Como começar a aplicar na bolsa de valores?
O horário da bolsa de valores oscila bastante devido fatores externos que impactam sua operação e negociações. 🤝
Agora que você conhece o horário da bolsa de valores é possível se planejar melhor para executar as operações. Lembre-se de que alguns ativos e mercados possuem requisitos distintos e específicos de funcionamento.
Para começar, você deve:
- Abrir uma conta gratuita em uma boa corretora de valores;
- Ter dinheiro disponível para investir;
- Saber onde investir na Bolsa na hora certa e colocar o lucro no bolso.
👉 Para aprimorar seus conhecimentos e não ter dúvidas na hora de investir na bolsa de valores, conheça o curso de Consistência no Day Trade & Gestão Emocional da XP Educação e esteja mais preparado para o mercado.