Entenda o que é ITIL, como aplicar e as certificações disponíveis

ITIL: entenda de uma vez por todas o que é, principais componentes, princípios orientadores e como obter as certificações da área

Se você é da área de Tecnologia da Informação, você precisa saber o que é ITIL.

O ITIL é um conjunto de boas práticas para a gestão de TI que visa aumentar a eficiência e a eficácia das empresas. A metodologia desenvolvida na década de 80 tornou-se um padrão mundialmente adotado.

Então, qual é o objetivo de uso? É fornecer aos gestores da área um conjunto de ferramentas e técnicas para ajudar a melhorar a forma que a Tecnologia da Informação é entregue, gerenciada e operada. Ele também visa aumentar a satisfação dos clientes com os serviços de TI e reduzir os custos operacionais.

Para se profissionalizar, você deve aprender mais sobre e ainda tirar documentos de qualificação para se tornar apto às vagas do mercado de trabalho.

Confira ao longo do conteúdo o que é ITIL, principais certificações ITIL e as diferenças das versões para o ITIL v4. Boa leitura!

O que é ITIL?

ITIL é a sigla de Information Technology Infrastructure Library, em português Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Trata-se de um conjunto de diretrizes para a gestão de serviços de TI.

Desenvolvido pelo governo britânico nos anos 1980, ele foi adotado por organizações de todo o mundo como um guia para a prestação de serviços de Tecnologia da Informação de qualidade.

<Leia depois: tudo sobre a área de Sistema de Informação />

Para que serve o ITIL?

Em síntese, o ITIL fornece um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços de TI. Ele ajuda as organizações a melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços de Tecnologia da Informação, reduzindo custos e melhorando a satisfação dos clientes.

A ferramenta fornece ainda uma abordagem estruturada permitindo que as empresas criem uma visão estratégica de TI.

Quais os principais componentes do ITIL?

Os quatro componentes principais desses serviços são:

  • Cadeia de valor de serviço;
  • Práticas ITIL;
  • Princípios orientadores;
  • Melhoria contínua.

Cadeia de valor de serviço

A cadeia de valor de serviço é um modelo operacional que é flexível, utilizado para a criação, entrega e melhoria contínua dos serviços.

Ela indica ainda um padrão de operação com seis atividades que obrigatoriamente devem ser o foco da gestão de TI: planejar, melhorar, engajar, desenho e transição, obter/construir, entregar e suportar. Válido lembrar que pode ser combinado entre si.

Práticas ITIL

O Sistema de Valor de Serviço (SVS) contempla 34 práticas de gerenciamento sendo conjuntos de recursos organizacionais para executar o trabalho ou realizar algum objetivo.

Válido pontuar que as práticas compartilham do mesmo valor e importância em relação aos processos. Contudo, seguem uma abordagem mais abrangente.

Anteriormente era designado de “processos ITIL” e é atualmente conhecido como “práticas”.

O aglomerado é composto de:

  • 14 práticas de gerenciamento geral;
  • 17 práticas de gerenciamento de serviços;
  • 3 práticas de gerenciamento técnico.

Princípios orientadores do ITIL

Os princípios orientadores funcionam como uma recomendação que contempla orientação para uma empresa, independentemente da estrutura organizacional, objetivos, estratégias e mais.

O ITIL é baseado em sete princípios orientadores. Conheça-os abaixo:

  • Foco no valor;
  • Comece onde você está;
  • Progrida iterativamente com feedback;
  • Colabore e promova visibilidade;
  • Pense e trabalhe holisticamente;
  • Simplicidade e praticidade;
  • Otimize e automatize.

Melhoria contínua

A melhoria contínua é um dos componentes mais importantes no gerenciamento de serviços de TI. A ideia é simples: melhorar continuamente os processos para atender às necessidades do negócio e aumentar a eficiência.

O conceito de melhoria contínua está no coração da filosofia ITIL e é uma das maiores diferenças entre outros frameworks de gerenciamento de serviços.

O elemento é fundamental para a manutenção de um nível elevado de serviço, bem como para o aumento da eficiência operacional. Envolve ainda o uso de métricas para monitorar o desempenho dos processos e identificar áreas de melhoria.

Entenda sobre a metodologia. (Fonte: Blog Holmes Doc)

Qual a importância do ITIL?

Em suma, a metodologia pode ajudar as empresas a maximizarem o valor dos seus serviços de TI, melhorarem a qualidade dos serviços e reduzirem os custos. O conjunto de diretrizes também pode ajudar as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Logo, muitas vantagens, viu?

Principais certificações ITIL

Se tiver interesse, você pode tirar certificações pelo programa ITIL apoiado pelo ITIL Certification Management Board (ICMB). A plataforma é composta por preparatórios completos sobre o assunto que irão garantir que se obtenha a qualificação desejada.

As certificações são:

  • Certificação ITIL Foundation;
  • Certificação ITIL Intermediária;
  • Certificação de Especialista ITIL;
  • Certificação Mestre ITIL.

Ao obter a certificação, você como profissional de Tecnologia da Informação pode se destacar no mercado de trabalho e ter uma vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes.

Saiba o que é ITIL e as principais certificações.
Certificação ITIL torna o profissional apto ao mercado de trabalho. (Fonte: Pexels)

ITIL v4: entenda a atual versão

O ITIL v4 é a atualização mais recente do guia de melhores práticas de gerenciamento de serviços ITIL sendo lançado em 2019. O foco dela é a transformação digital e a relação da agilidade das empresas em cenários disruptivos.

Não confunda, a ITIL v4 não veio para substituir o ITIL v3, mas sim para mostrar a evolução nos conceitos aplicados. As publicações da nova versão trazem práticas e abordagens modernas adicionais para a entrega de produtos e serviços aos clientes. Ele também reconhece que as organizações estão cada vez mais dependentes de serviços de TI para sua sobrevivência e sucesso.

<Veja também: diferenças entre Tecnologia da Informação e Sistema de Informação />

O ITIL pode ser aplicado em qualquer empresa?

Sim, pode e traz diversos benefícios. Os negócios terão uma melhora no desempenho dos funcionários por conta da melhoria dos processos e das atividades, redução de gastos após detectar falhas e erros previamente, mais satisfação para o cliente ao gerar menos incidentes, como, por exemplo, a paralisação de demandas, expediente e enfim.

Com isso, as empresas alcançarão um alto nível de qualidade na prestação dos serviços ao obter uma gestão de serviços de TI.

Proteção de dados

A proteção de dados é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar, os dados são um bem valioso, portanto, devem ser protegidos contra acessos não autorizados. Além disso, a prática garante a confidencialidade das informações, evitando o vazamento de dados sensíveis ou confidenciais. Clique aqui e saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Gosta do assunto? Garanta sua vaga e participe do bootcamp online sobre Gestão de TI. Um conteúdo completo para te ensinar termos, aplicações, gerenciamento de projetos e do setor.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!


spot_img

Continue Aprendendo

spot_img