Se você é da área de Tecnologia da Informação, você precisa saber o que é ITIL.
O ITIL é um conjunto de boas práticas para a gestão de TI que visa aumentar a eficiência e a eficácia das empresas. A metodologia desenvolvida na década de 80 tornou-se um padrão mundialmente adotado.
Então, qual é o objetivo de uso? É fornecer aos gestores da área um conjunto de ferramentas e técnicas para ajudar a melhorar a forma que a Tecnologia da Informação é entregue, gerenciada e operada. Ele também visa aumentar a satisfação dos clientes com os serviços de TI e reduzir os custos operacionais.
Para se profissionalizar, você deve aprender mais sobre e ainda tirar documentos de qualificação para se tornar apto às vagas do mercado de trabalho.
Confira ao longo do conteúdo o que é ITIL, principais certificações ITIL e as diferenças das versões para o ITIL v4. Boa leitura!
O que é ITIL?
ITIL é a sigla de Information Technology Infrastructure Library, em português Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Trata-se de um conjunto de diretrizes para a gestão de serviços de TI.
Desenvolvido pelo governo britânico nos anos 1980, ele foi adotado por organizações de todo o mundo como um guia para a prestação de serviços de Tecnologia da Informação de qualidade.
<Leia depois: tudo sobre a área de Sistema de Informação />
Para que serve o ITIL?
Em síntese, o ITIL fornece um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços de TI. Ele ajuda as organizações a melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços de Tecnologia da Informação, reduzindo custos e melhorando a satisfação dos clientes.
A ferramenta fornece ainda uma abordagem estruturada permitindo que as empresas criem uma visão estratégica de TI.
Quais os principais componentes do ITIL?
Os quatro componentes principais desses serviços são:
- Cadeia de valor de serviço;
- Práticas ITIL;
- Princípios orientadores;
- Melhoria contínua.
Cadeia de valor de serviço
A cadeia de valor de serviço é um modelo operacional que é flexível, utilizado para a criação, entrega e melhoria contínua dos serviços.
Ela indica ainda um padrão de operação com seis atividades que obrigatoriamente devem ser o foco da gestão de TI: planejar, melhorar, engajar, desenho e transição, obter/construir, entregar e suportar. Válido lembrar que pode ser combinado entre si.
Práticas ITIL
O Sistema de Valor de Serviço (SVS) contempla 34 práticas de gerenciamento sendo conjuntos de recursos organizacionais para executar o trabalho ou realizar algum objetivo.
Válido pontuar que as práticas compartilham do mesmo valor e importância em relação aos processos. Contudo, seguem uma abordagem mais abrangente.
Anteriormente era designado de “processos ITIL” e é atualmente conhecido como “práticas”.
O aglomerado é composto de:
- 14 práticas de gerenciamento geral;
- 17 práticas de gerenciamento de serviços;
- 3 práticas de gerenciamento técnico.
Princípios orientadores do ITIL
Os princípios orientadores funcionam como uma recomendação que contempla orientação para uma empresa, independentemente da estrutura organizacional, objetivos, estratégias e mais.
O ITIL é baseado em sete princípios orientadores. Conheça-os abaixo:
- Foco no valor;
- Comece onde você está;
- Progrida iterativamente com feedback;
- Colabore e promova visibilidade;
- Pense e trabalhe holisticamente;
- Simplicidade e praticidade;
- Otimize e automatize.
Melhoria contínua
A melhoria contínua é um dos componentes mais importantes no gerenciamento de serviços de TI. A ideia é simples: melhorar continuamente os processos para atender às necessidades do negócio e aumentar a eficiência.
O conceito de melhoria contínua está no coração da filosofia ITIL e é uma das maiores diferenças entre outros frameworks de gerenciamento de serviços.
O elemento é fundamental para a manutenção de um nível elevado de serviço, bem como para o aumento da eficiência operacional. Envolve ainda o uso de métricas para monitorar o desempenho dos processos e identificar áreas de melhoria.
Qual a importância do ITIL?
Em suma, a metodologia pode ajudar as empresas a maximizarem o valor dos seus serviços de TI, melhorarem a qualidade dos serviços e reduzirem os custos. O conjunto de diretrizes também pode ajudar as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Logo, muitas vantagens, viu?
Principais certificações ITIL
Se tiver interesse, você pode tirar certificações pelo programa ITIL apoiado pelo ITIL Certification Management Board (ICMB). A plataforma é composta por preparatórios completos sobre o assunto que irão garantir que se obtenha a qualificação desejada.
As certificações são:
- Certificação ITIL Foundation;
- Certificação ITIL Intermediária;
- Certificação de Especialista ITIL;
- Certificação Mestre ITIL.
Ao obter a certificação, você como profissional de Tecnologia da Informação pode se destacar no mercado de trabalho e ter uma vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes.
ITIL v4: entenda a atual versão
O ITIL v4 é a atualização mais recente do guia de melhores práticas de gerenciamento de serviços ITIL sendo lançado em 2019. O foco dela é a transformação digital e a relação da agilidade das empresas em cenários disruptivos.
Não confunda, a ITIL v4 não veio para substituir o ITIL v3, mas sim para mostrar a evolução nos conceitos aplicados. As publicações da nova versão trazem práticas e abordagens modernas adicionais para a entrega de produtos e serviços aos clientes. Ele também reconhece que as organizações estão cada vez mais dependentes de serviços de TI para sua sobrevivência e sucesso.
<Veja também: diferenças entre Tecnologia da Informação e Sistema de Informação />
O ITIL pode ser aplicado em qualquer empresa?
Sim, pode e traz diversos benefícios. Os negócios terão uma melhora no desempenho dos funcionários por conta da melhoria dos processos e das atividades, redução de gastos após detectar falhas e erros previamente, mais satisfação para o cliente ao gerar menos incidentes, como, por exemplo, a paralisação de demandas, expediente e enfim.
Com isso, as empresas alcançarão um alto nível de qualidade na prestação dos serviços ao obter uma gestão de serviços de TI.
Proteção de dados
A proteção de dados é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar, os dados são um bem valioso, portanto, devem ser protegidos contra acessos não autorizados. Além disso, a prática garante a confidencialidade das informações, evitando o vazamento de dados sensíveis ou confidenciais. Clique aqui e saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
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