KPI: significado e importância desse indicadores

Os KPIs podem ser classificados em indicadores de produtividade, qualidade, capacidade ou estratégicos.

Você, que é empreendedor, já ouviu falar em KPI e sabe o significado desse termo? O termo inglês Key Performance Indicator é um importante indicador do sucesso de um negócio. 

Com o KPI é possível acompanhar periodicamente as suas estratégias de negócio e mensurar, através de dados dessas estratégias, se você está no caminho certo ou se novas estratégias precisam ser desenvolvidas para melhorar os resultados da sua empresa. 

Se você ficou curioso e quer conhecer mais sobre o Key Performance Indicator, continue a leitura deste artigo, tire todas as dúvidas sobre o assunto e entenda a importância do KPI para uma empresa.  

KPI: significado

KPIs são Indicadores-Chave de Desempenho utilizados em um negócio. Eles representam os indicadores que precisam ser considerados pela gestão de um negócio na hora de tomar decisões ou montar estratégias para a empresa.    

Como funciona e para que serve o KPI?

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho utilizados por empresas para medir se as ações e iniciativas que estão sendo realizadas estão tendo bons resultados. Por exemplo, com o KPI é possível identificar se a sua campanha de marketing está sendo bem aceita pelo público, se ela está cumprindo seu propósito de aumentar as vendas ou o número de leads para a empresa. 

Os indicadores-chave são importantíssimos para a gestão empresarial. Uma vez que com os números e percentuais apresentados pelos KPIs é possível identificar quais estratégias estão indo bem e quais precisam ser repensadas, uma empresa não pode jamais ignorá-los. 

Além disso, os KPIs também servem para os gestores mostrarem às suas equipes quais índices são importantes para o sucesso do negócio. Assim, as equipes podem ter um trabalho mais direcionado ao que realmente importa. 

Qual a diferença de OKR e KPI?

É comum as pessoas confundirem o KPI com o Objective and Key Results (OKR), que significa Objetivos e Resultado-Chave. Isso acontece porque ambos os conceitos são utilizados para estabelecer metas e avaliar resultados acerca da estratégia utilizada.

Entretanto, o OKR é utilizado para definir um objetivo desejado e dar o direcionamento do que precisa ser feito para alcançá-lo. Em contrapartida, o KPI acompanha os números para ver se as ações propostas no direcionamento do OKR estão sendo cumpridas como o esperado.

KPI vs métrica

Também é comum as pessoas confundirem os KPIs com as métricas. Apesar de ambos parecerem a mesma coisa à primeira vista, na prática, não é bem assim. 

Indicadores-chave de performance são os indicadores importantes para o seu negócio alcançar o sucesso desejado. Enquanto as métricas são apenas pontos específicos que podem ser quantificados ou medidos.

Entretanto, apesar das diferenças, uma métrica pode se transformar num KPI. Isso é possível se os números quantificados pela métrica forem capazes de ajudar na hora de tomar decisões dentro da empresa

Por exemplo, as métricas do Instagram normalmente não são consideradas KPIs pela maioria das empresas. Apesar das pessoas acharem que ter muitos likes é sinônimo de sucesso, nem sempre é assim. 

Imagine que você é um empreendedor, as suas postagens têm muitos likes, mas suas vendas estão baixas. Então, de nada adianta a quantidade de curtidas, certo? Por outro lado, você pode ter um alcance pequeno nas redes sociais, mas a maioria das pessoas que têm acesso ao seu perfil o convertem em venda.    

Por isso, likes e visualizações são considerados métricas de vaidade. Se você investe no digital, o mais importante é acompanhar outras métricas como taxa de conversão por post. 

Apresentação de KPI para a equipe
Definir o KPI é importante para que a equipe possa trabalhar com mais foco.

Quais os principais indicadores de KPIs?

Existem uma infinidade de KPIs que podem ser mensurados. Por isso, é fundamental escolher os que são mais importantes para o seu negócio de acordo com o ramo que a empresa está inserida, a sua realidade atual e os seus objetivos. 

Para facilitar na escolha dos seus KPIs, trouxemos abaixo as principais categorias de KPIs e qual o propósito de cada um deles:

Indicadores de Produtividade

São ferramentas ligadas à produtividade que têm como objetivo mensurar os recursos da empresa a partir da avaliação das entregas e dos cálculos feitos a partir da relação hora/colaborador ou hora/máquina. 

Indicadores de Qualidade

Assim como os indicadores de produtividade, os indicadores de qualidade também servem para mensurar o andamento dos processos e as entregas feitas pelos colaboradores. Com esse indicador é possível identificar falhas ou desvios no processo de produção. 

Indicadores de Capacidade

Os indicadores de capacidade mensuram a capacidade de resposta de um processo em relação ao tempo. Dessa forma, dá para se ter uma noção de quão competitiva sua empresa é em relação ao mercado. 

Indicadores Estratégicos

Os KPIs estratégicos se referem a forma como a empresa se relaciona com os objetivos estabelecidos que foram definidos anteriormente na fase de planejamento. Assim é possível acompanhar como anda a empresa no momento e fazer um comparativo entre a realidade e a expectativa da gestão. 

<Leia também: Business Plan: o que é, por que fazer e como fazer/>

Qual a importância de usar o KPI?

Mensurar os KPIs de um negócio é importante porque através deles é possível fazer um melhor acompanhamento das estratégias de negócio, desenvolver metas compatíveis com a realidade da empresa e identificar quais processos estão sendo bem executados e quais precisam ser revistos. 

Como definir um bom KPI para a sua empresa?

Primeiramente, você precisa saber que a escolha de um KPI se baseia no mercado em que a empresa está inserida, na realidade atual da empresa e nos objetivos do negócio.

Para que você consiga escolher os KPIs certos para o seu negócio, aqui vão algumas características chave para um KPI:

  • Escolhas inteligentes: os dados disponibilizados precisam ajudar você a tomar boas decisões;
  • Importância: escolha o KPI de acordo com a importância que os objetivos têm para o seu negócio;
  • Mensuração: um KPI só pode ser mensurado se ele existir e poder ser analisado;
  • Periodicidade: acompanhe regularmente os seus KPIs pois são eles que ajudam na tomada de decisão;
  • Relevância: escolha KPIs importantes e não se deixe levar por métricas de vaidades.  

Como mensurar o resultado do KPI na sua empresa?

Agora que você já sabe como escolher bons KPIs para o seu negócio, o próximo passo é aprender como mensurar os resultados para ter certeza que aquele KPI está tendo o efeito esperado. 

Para fazer uma boa gestão dos KPIs é preciso, sobretudo, periodicidade no acompanhamento dos dados para trabalhar os pontos de melhoria. Por isso, é importante estabelecer bem os prazos de acordo com o ritmo em que ele sofre alterações.  

Mas, além disso, existem outros aspectos que precisam ser considerados. São eles: alinhamento dos KPIs com a estratégia do negócio e a definição de metas. Assim, é possível mensurar os resultados com mais precisão. 

Ferramentas para avaliar o KPI

Como existem diversos KPIs, naturalmente existem diversas ferramentas de avaliação dos mesmos. Para facilitar a sua vida na hora de escolher uma ferramentas, listamos 3 ferramentas populares:

  • Google Analytics: uma das ferramentas mais completas, ela permite que você consiga rastrear de onde vem o tráfego do seu site, o tempo em que cada usuário permanece no site, entre outros índices importantes;  
  • Scoro: plataforma completa de gestão de negócios com o Scoro é possível fazer rastreamento de KPIs e acompanhar KPIs importantes como, por exemplo, taxa de conversão em vendas;
  • SEMRush: o SEMRush é uma plataforma para quem investe no digital. Com ela é possível analisar a performance dos concorrentes, identificar palavras-chaves para o seu negócio, etc. 

Erros comuns ao definir KPI

Geralmente, as empresas cometem alguns erros na hora de definir os seus KPIs. Em primeiro lugar está o erro de definir o KPI antes de definir o objetivo.

Logo em seguida, um erro bastante comum é o de dar atenção a indicadores de vaidade. Por exemplo, número de curtidas e compartilhamentos de uma publicação. 

Por fim, outro erro muito comum é o de ter indicadores em excesso. Quanto menor for a quantidade de indicadores, maior será a atenção dada a eles e melhor será o gerenciamento desse KPI.   

KPI: exemplos práticos

Para que você consiga entender como os KPI são aplicados no dia a dia de uma empresa, trouxemos 3 exemplos:

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC serve para a empresa conseguir identificar quando custa atrair novos clientes para o seu negócio.

O cálculo utilizado é: CAC = (investimento em Vendas + investimento em Marketing) / quantidade de clientes novos.

Taxa de Conversão 

A taxa de conversão é utilizada para medir quantas pessoas que acessaram o seu site se tornaram clientes da sua empresa.  

A fórmula de conversão é: Taxa de conversão = número de cliente / número de leads.

Net Promoter Score (NPS)

O NPS serve para a empresa classificar os clientes em: detratores (notas de 0 a 6), neutros (notas 6 e 7) e promotores (notas acima de 8).

Para isso, o cálculo utilizado é o: NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores

<Leia também: O que é Balanced Scorecard? TUDO sobre a metodologia de gestão/>

Considerações finais

Provavelmente, já deu para perceber como o KPI, quando bem definido e mensurado, é importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, a escolha dos KPIs precisa ser feita com cautela, levando sempre em consideração os objetivos e a atual situação do negócio.

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