NPS 3.0: conheça a nova versão de uma das métricas mais usadas pelas empresas

Veja o que muda na versão mais recente da NPS desenvolvida por Frederick Reichheld

Existem diversas ferramentas e metodologias usadas pelas empresas para avaliar a satisfação dos seus clientes. Entre elas, a pesquisa NPS é uma das mais simples, mais usadas e mais relevantes. Para se manter assim, recentemente o seu criador – Frederick Reichheld – anunciou uma versão atualizada: o NPS 3.0.

O novo nome é resultado de um processo evolutivo. Neste artigo, nós contamos quais foram as mudanças e as razões delas acontecerem. Além disso, ainda ensinamos a como calcular essa nova métrica, bem como suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

O que é Net Promoter Score – NPS?

Se você já fez compras online ou recebeu algum tipo de atendimento/suporte de uma empresa, provavelmente também já recebeu um e-mail para avaliá-la. A mensagem, normalmente padrão, diz: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou familiar?”. Esse é o NPS.

O NPS – ou Net Promoter Score – é uma métrica que as empresas costumam usar para medir o nível de satisfação dos clientes com seus produtos, serviços ou com uma etapa específica do processo (como compra ou atendimento).

A partir dessa pesquisa, os negócios podem identificar o nível de fidelidade dos clientes, dividindo-os em três grupos: detratores, neutros e promotores.  

NPS 2.0: a primeira atualização do NPS

Embora a versão 1.0 da pesquisa indicasse o nível de fidelidade dos clientes a partir das notas atribuídas, as empresas sentiam necessidade de entender mais sobre o que os levava a avaliá-las daquela maneira.  

Assim, a versão 2.0 (publicada no livro A Pergunta Definitiva 2.0) nasceu com o intuito de dar mais voz ao consumidor. Para isso, seguido da pesquisa foi criado um campo de texto aberto com a pergunta: “Poderia descrever a razão da sua nota?”.

Com a novidade, as empresas puderam visualizar sugestões, críticas ou elogios dos clientes e ter mais clareza sobre as razões que os levavam a uma determinada avaliação.

E NPS 3.0, o que é?

Embora a métrica estivesse em crescente uso pelo mercado, com o passar do tempo e as transformações provocadas pelo mundo digital, Reichheld percebeu que era preciso mais.

Em sua perspectiva, uma marca com mais promotores que detratores possui crescimento mais sustentável. Dessa forma, seria possível defender a ideia de que o foco na experiência do cliente contribui significativamente com a lucratividade de um negócio. O formato da pesquisa, porém, não podia comprovar isso.

Foi assim que o criador do NPS decidiu trabalhar no formato 3.0. O objetivo era mensurar o crescimento de uma empresa, tendo como base a satisfação dos clientes. As conclusões de Reichheld foram publicadas em 2021 no livro Vencendo com Propósito.  

Principais elementos do NPS 3.0

No NPS 3.0, a estrutura da pesquisa se mantém a mesma: com a avaliação de 0 a 10 + a caixa de texto livre. Entretanto, o elemento que diferencia a nova versão de suas antecessoras é uma métrica: a EGR.

EGR é a sigla para Earned Growth Rate, que pode ser traduzida como Taxa de Crescimento Ganho. Essa métrica ajuda as empresas a calcularem o impacto financeiro obtido a partir dos clientes promotores. Mas como?

Por meio do cruzamento dos dados obtidos pela pesquisa NPS com os dados de receita gerados pelos clientes (antigos e atuais).

Isso significa que essa taxa demonstra quanto, a partir da receita compilada, uma empresa investe para conquistar novos clientes e qual o ganho financeiro obtido a partir dos clientes considerados fiéis.

Por que o NPS foi atualizado mais uma vez?

Como você pôde perceber, o Net Promoter Score mantém seu objetivo e estrutura iniciais. Entretanto, por se tratar de uma métrica dinâmica, o passar dos anos demonstra que ela pode ser enriquecida a partir da necessidade das empresas e da evolução do próprio mercado.

Ambas as atualizações (NPS 2.0 e NPS 3.0) foram feitas pensando em entender mais sobre o cliente e como sua percepção pode estar diretamente relacionada ao crescimento de um negócio.

É por isso que na versão mais recente, o criador Reichheld defende a importância da experiência do cliente. Para ele, é ela quem garante os promotores da marca e, consequentemente, os ativos financeiros de uma companhia.

Como calcular o NPS 3.0?

Como dissemos, o NPS 3.0 está relacionado à Taxa de Ganho de Crescimento (EGR) e preciso calculá-la para obter os devidos insights. Neste caso, o cálculo da EGR depende do uso de dois indicadores: NRR e ENC:

  • NRR (Retenção de Receita Líquida): contabiliza a receita gerada a partir de clientes ativos que já compraram da empresa em um período específico.
  • ENC (Novos clientes conquistados): contabiliza a receita advinda de novos clientes obtidos através de indicação.

E como calcular esses indicadores para obter a EGR? Veja:

EGR = NRR + ENC – 100%

Basta somar NRR e ENC e, depois, subtrair 100%.

Como aplicar o NPS 3.0 da melhor forma?

Imagine que a receita de uma empresa passou de R$ 100 em 2020 para R$ 130 em 2021. 85% desse crescimento é resultado de clientes ativos (NRR), enquanto os outros 25% são de novos clientes (ENC). Neste caso, o cálculo é:

EGR = 85 + 25 = 110 – 100 = 10%

Neste caso, a Taxa de Ganho de Crescimento no período foi de 10%.  

Basicamente, quando falamos das métricas de NPS 3.0, estamos dizendo que se um cliente comprou um produto/serviço a partir de uma recomendação, ele foi ganho pela empresa. Entretanto, se essa compra foi motivada por publicidade ou vendedores, ele foi comprado.

Na imagem, um demonstrativo no cálculo de NPS 3.0
Exemplo de cálculo de NPS 3.0. Fonte: Harvard Business Review

E o que não fazer ao aplicar o NPS 3.0?

É muito comum que, na tentativa de obter insights favoráveis, as empresas utilizem o NPS de maneira incorreta. Na verdade, essa prática se arrasta desde sua primeira versão, criada em 2003, e é um erro, já que leva a resultados enganosos.

Por isso, na hora de aplicar a pesquisa de satisfação, não se deve induzir o cliente a respondê-la ou, ainda, incentivá-lo de alguma maneira. É preciso se lembrar de que o foco dessa iniciativa é o cliente e, dessa forma, todos os dados obtidos devem ser usados em prol de melhorias nos produtos/serviços oferecidos.

Vantagens e desvantagens do NPS 3.0

Se você quer atualizar a metodologia em sua empresa, é preciso conhecer suas vantagens e desvantagens.

Vantagens no NPS 3.0:

Sem dúvidas, a possibilidade de avaliar as estratégias de Customer Experience a partir de gasto e receita é uma das principais vantagens da versão mais atualizada. Com ela, é possível identificar se clientes promotores da marca são, de fato, mais lucrativos no longo prazo.

A visibilidade sobre a jornada percorrida pelo cliente em um negócio também é um ponto positivo. Isso significa compreender de que maneira o consumidor chegou até o processo de finalização de uma compra.

Desvantagens do NPS 3.0:

Já uma das principais desvantagens dessa nova versão está o fato dela não poder ser utilizada por todas as empresas. Isso porque, em alguns casos, há outras maneiras de chegar a um negócio que não seja por meio de indicação.

Isso sem falar que não basta adotar uma métrica focada na experiência do cliente se a empresa de fato não se preocupar com ela.

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