O que é capital social e como definir o de uma empresa?

Descobrir o que é capital social é muito importante para qualquer empresa, afinal, ele é responsável por garantir o desenvolvimento do negócio. Trata-se do valor investido por cada um dos sócios para o início das atividades. A quantia pode ser aplicada de várias formas, como bens financeiros, bens materiais ou bens imateriais.

O registro do capital social deve ser feito no Contrato Social da empresa: documento que oficializa a criação de um empreendimento e conta com todas as informações sobre a organização (razão social, endereço da sede e informações sobre os sócios). 

A falta de um capital social pode trazer dificuldades para a companhia, seja na manutenção dos equipamentos ou na contratação de novos serviços. Por isso, ele não pode ser ignorado por uma organização. 

Mas, como funciona o capital social? 

Como calcular o capital social para a minha empresa? 

Leia o conteúdo até o fim para tirar todas as suas dúvidas. 

O que é capital social?

Um novo negócio não entra no mercado como num passe de mágica. Ele precisa de investimentos para que as primeiras ideias saiam do papel. E o esforço não é pequeno. Afinal, é necessário cuidar de diversos detalhes importantes, como a compra de mercadorias, aluguel ou aquisição de um ponto comercial, contratação de colaboradores, entre outros. 

Para que o sonho do empreendimento não pare logo no início do projeto, os sócios aplicam uma determinada quantia para a empresa. Então, o capital social nada mais é que o montante investido na nova companhia até que ela comece a gerar lucros. 

Nessa lógica, todos os itens são quitados pelo montante investido. É importante destacar que os valores não se resumem apenas em dinheiro. Eles podem ser oferecidos em vários formatos. 

  • Bens financeiros: dinheiro;
  • Bens materiais: carros, imóveis, matérias-primas;
  • Bens imateriais: marca, patentes.

Como o capital social é dividido?

O capital social não é compartilhado de qualquer forma. Para evitar problemas, é essencial que ele seja documentado no Contrato Social, após um acordo entre os sócios envolvidos. Dessa forma, os responsáveis pela empresa compreendem o quanto de dinheiro será depositado para o desenvolvimento da companhia. 

O valor aplicado é muito importante para o funcionamento da empresa. Por isso, é essencial escolher um profissional que tenha habilidade para administrá-lo com qualidade. Caso contrário, o projeto pode ter dificuldades para atingir o retorno do investimento aplicado e há grandes chances de entrar no vermelho e enfrentar a temida falência

Além disso, os sócios devem ter em mente que imprevistos podem aparecer no meio do caminho, como a alta no valor dos produtos. Dessa forma, é necessário ter uma quantia resguardada para eventuais gastos e, assim, garantir o funcionamento da empresa, sem passar por grandes riscos.  

Percebeu que aprender o que é capital social não é um bicho de sete cabeças? Quando você se aprofunda nesse tipo de conhecimento, consegue iniciar seu negócio com mais segurança e recursos. 

Propósito: como aumentar vendas e reduzir custos: 

Para que serve o capital social de uma empresa? 

Quando todos os custos de uma companhia são planejados, é mais fácil impedir vários problemas durante a execução das atividades. Qualquer falha pode prejudicar as contas da empresa, provocando consequências irreversíveis. Diante desse cenário, a gestão não pode ter foco somente no setor operacional, mas também na questão financeira. 

O capital social é a quantia bruta que o seu empreendimento precisa para iniciar as atividades e se manter no mercado até que o próprio negócio dê retorno com a venda dos produtos ou serviços. 

É com esse valor que a sua empresa pode operar, mesmo se o fluxo de caixa estiver oscilando. Com ele, é possível ter um valor para cuidar da manutenção e da compra de mercadorias, evitando falhas na companhia. 

Como calcular o capital social de uma empresa? 

Agora que você já sabe o que é capital social, vamos entender melhor como calcular o montante para a sua empresa? 

O primeiro passo é compreender em qual tipo societário o seu negócio se enquadra. Quem tem uma empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), por exemplo, precisa ter um capital inicial correspondente a, pelo menos, 100 salários mínimos. 

Já para os empresários que trabalham como MEI, Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Limitada Unipessoal (LTDA Unipessoal), não há uma quantia mínima para o capital social. 

Para esses casos, os empreendedores podem definir qual é o valor necessário para iniciar o negócio até que ele comece a dar lucro. Para isso, é necessário ter atenção com alguns detalhes importantes.

  • Tenha um plano de negócio de qualidade ou faça um planejamento completo que ajude a calcular os custos iniciais da empresa;
  • Comece com um valor mínimo necessário para quitar os gastos iniciais;
  • Tenha em mente que, enquanto o empreendimento não der lucro, as dívidas serão pagas pelo capital investido pelos sócios. 

Mesmo com as orientações acima, cada empresa tem as suas próprias particularidades. Por isso, é fundamental conhecer o seu negócio para descobrir o valor total do capital social. Um assessor de investimentos pode ajudá-lo a encontrar as melhores formas de usar o valor disponível da sua empresa. 

Como o capitalismo consciente pode ajudar no seu negócio

Qual é o valor do capital social do MEI? 

Antes de mostrarmos qual é o valor do capital social do MEI, é importante explicar que esse profissional é autônomo e que pode ter um faturamento anual de até R$81.000,00 (em 2022). 

Já em relação ao capital social dessa modalidade, não há um mínimo estabelecido. Porém, o MEI não pode ter sócios. Para fazer o capital social, você deve apenas registrar uma quantia gasta para o início das atividades. Esse processo serve somente para controle próprio, mas não é exigido por lei. 

Uma dica interessante é definir o capital social a partir da quantidade dos produtos e das ferramentas, somado aos tributos que precisam ser quitados para o início das atividades. 

Agora que já sabe o que é capital social, restou alguma dúvida? Se você deseja aprofundar em relação a outros conhecimentos que impactam no sucesso da sua empresa, a Escola de Investimentos da XP Educação tem o curso perfeito para você.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img