O que é Motion Design e como se tornar um profissional dessa área?

O crescente demanda por produção de conteúdo audiovisual que prenda a atenção dos usuários tem transformado algumas áreas da comunicação e criação, como é o caso do Motion Design. Quem domina essa técnica pode ter um futuro brilhante.

A crescente demanda por produção de conteúdo audiovisual que prenda a atenção dos usuários tem transformado algumas áreas da comunicação e criação, como é o caso do motion design. Quem domina essa técnica pode ter um futuro brilhante

Você pode até não saber o que é motion design, mas com certeza já assistiu a algum vídeo que o utiliza. As redes sociais estão cheias de conteúdos em motion graphics, assim como as campanhas publicitárias, os clipes, as vinhetas, entre outros. 

O consumo do conteúdo audiovisual é uma tendência que chegou para ficar e dominar o motion design pode significar uma carreira de sucesso. 

Quer saber mais sobre o que é um motion designer, quanto ganha e o que fazer para trabalhar na área? Continue a leitura!

O que é motion design?

Motion design significa design em movimento. O conceito pode ser definido como uma linguagem de comunicação visual que usa recursos gráficos para contar uma narrativa. Ele é muito usado para transmitir informações, explicar conceitos e causar impacto visual, tornando-se um recurso informativo e divertido.

Como ele surgiu?

O cinema está muito relacionado ao motion design. No século XIX, o francês George Meliés buscou novas formas de usar efeitos especiais e começou a inspirar outros profissionais. Para alguns estudiosos, o primeiro trabalho de motion graphics aconteceu na década de 1940, com o inglês Norman McLaren, com o seu trabalho “Dots”.

Vídeo “Dots” em Motion Design realizado em 1940 pelo inglês Norman McLaren

Depois, Saul Bass criou o “Movie Titles”, que são os títulos iniciais que passam antes do filme iniciar. Essa inovação fez com que ele fosse considerado por muitos como o precursor da técnica. 

Ele foi o criador de créditos iniciais de obras famosas como “Psicose”, “Um Corpo que Cai” e “O Pecado Mora ao Lado”.

Com o tempo, a televisão começou a adotar os “fly logos”, que são os logos que se movimentam e entram na tela. A MTV é um grande exemplo disso por ter utilizado o seu logo com motion design de diversas formas, revolucionando a área nos anos 1980.

Um pouco depois surge também a computação gráfica, trazendo uma nova revolução visual. Tudo isso juntamente com os softwares de animação, que estão em constante desenvolvimento e que hoje já conseguem criar efeitos incríveis com mais facilidade.

O que faz um motion designer?

O motion designer é o profissional responsável por dar movimento a elementos visuais estáticos como ilustrações, fotografias, linhas, imagens, entre outros. Como o motion design é utilizado em diversas aplicações, as tarefas diárias do profissional variam de acordo com o segmento. 

Entretanto, a principal função é criar gráficos animados usando conceitos e ideias formulados em conjunto com o Diretor de Arte. 

Qual a diferença entre motion design e animação?

Apesar de ser meio subjetivo e existirem exceções, pode-se dizer que na animação os gráficos são autossuficientes (não tem ligação com outro objeto). O seu objetivo é, no geral, entreter e causar reações, como em curtas e longas-metragens e programas de TV. 

Já o motion design conta com gráficos animados, que podem incluir personagens, mas que costumam ter o objetivo de levar uma informação para a audiência. Isso inclui vídeos explicativos, aberturas de créditos em filmes, publicidade, entre outros.

Conheça 7 estilos de motion design

Agora que você já sabe o que é um motion designer, também cabe dizer que existem diversos estilos de técnicas, que podem ser aplicadas de acordo com o projeto ou conforme o estilo que o profissional optou por se aperfeiçoar. 

Abaixo listamos sete deles, confira:

  1. 3D: usa ferramentas que se baseiam em aspectos de profundidade e perspectiva, proporcionando mais realidade ao vídeo. Usa elementos como textura, iluminação, sombra, degradês e pontos de fuga;
  2. Flat design: é mais minimalista e elimina tudo que não é essencial, ao contrário do 3D, não tem tantos elementos;
  3. Retrô moderno: segue um estilo inspirado nos anos 1970, 1980 ou 1990. Propõe o sentimento da nostalgia para gerar conexão com o público da época;
  4. Whiteboard animation: é um formato muito usado em vídeos educativos, pois simula um quadro como o usado por professores;
  5. Colagem: usa sobreposições de camadas, objetos, pessoas, paisagens, entre outros elementos. É bastante usado na abertura de novelas e filmes;
  6. Infantil: tem como objetivo atrair a atenção das crianças, usando, para isso, cores chamativas, personagens mais caricatos e animações mais exageradas. Pode mesclar outros estilos como o 3D e o flat design;
  7. Corporativo: é mais formal, pois precisa transmitir autoridade e confiança. Ele também pode mesclar outros estilos, principalmente o flat design, além de geralmente usar poucas cores e ícones.

Quais as principais aplicações do motion design? 

Como já dito sobre o que é motion design, essa técnica está presente em diversas peças, sendo um recurso que cada vez mais é aplicado e aperfeiçoado. Que tal conferir alguns exemplos? Vem com a gente!

Cinema 

No cinema, o destaque vai para as aberturas de filmes e séries, mas pode ser utilizado até mesmo para criar filmes inteiros, como é o caso do filme Valsa com Bashir (2008), ganhador de inúmeros prêmios internacionais.

Outro uso marcante do motion design é a vinheta feita para o filme Watchman (2009). Aperte o play e confira:

Música

Quando falamos de motion graphics e música, não podemos deixar de citar a Music Television (MTV).  O canal de televisão ficou famoso pelas vinhetas criadas por produtores independentes que, muitas vezes, usavam essa técnica para criar animações brincando com o logotipo da emissora.

Aqui, você pode ver alguns dos principais exemplos do trabalho feito pelos motion designers:

Mais recentemente, também temos a criação de vários videoclipes que usam o motion design como estratégia para proporcionar um design único. Um bom exemplo é o clipe de Bruno Mars, “That’s What I Like”.

No cenário brasileiro, temos o clipe da Anitta, “Bang”, que usa diferentes elementos de motion design desde o primeiro segundo do vídeo:

Publicidade

Com a popularização do motion design, não demorou muito para as agências de publicidade passarem a utilizá-lo. 

O surgimento de painéis digitais em elevadores e aeroportos também colaborou, uma vez que o recurso é útil para criar anúncios que chamam a atenção. Veja abaixo o comercial da Unilever “Cada U Faz O Bem”.

Internet 

Na internet, um elemento essencial é o UX Design que pensa na experiência do usuário

Nesse caso, o motion design pode auxiliar de diversas maneiras, desde a criação de vídeos para ensinar a utilizar aplicativos e recursos em um website, até animações em sites e softwares para tornar a experiência do usuário mais agradável e confortável.

< Leia também: User Experience: o que é e como iniciar uma carreira na área / >

Veja abaixo um vídeo da MRV com motion design no estilo whiteboard.

Temos também um exemplo de motion design em estilo colagem feito pela D’Or Consultoria em uma campanha para o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, postado nas redes sociais da empresa.

Como criar motion design?

Entendendo o que é motion design, vem a pergunta de como criar um projeto nesse estilo? O primeiro passo é pensar em alguns pontos essenciais como: 

  • público a quem ele é destinado;
  • objetivo do vídeo;
  • roteiro, entre outros. 

Mas existe uma ordem para que tudo seja feito e o motion designer não é o único responsável por todas as etapas. 

O processo de criação passa por outros setores que estabelecem o briefing, para que o motion designer possa criar o guia em formato de storyboard

Com esses storyboards aprovados, pode ser necessária a criação de um moodboard para orientar a paleta de cores, o tipo de elemento e grafia usados, estilo de animação, entre outras características.

Também pode ser criado um style frame, que é uma imagem representando um frame da animação para guiar a equipe. Somente depois dessas etapas é que a animação é criada.

Ferramentas para fazer motion design

As ferramentas também são muito importantes para a criação do motion design, uma vez que elas facilitam o trabalho e tornam possível a aplicação de efeitos incríveis. 

Primeiro, você precisará criar os vetores, com ferramentas como o Adobe Illustrator, o Inkscape e o SVG Edit

Depois, será preciso utilizar programas para gerar animações, como o Adobe After Effects e o Cinema 4D. Por fim, os softwares de edição de vídeo como o Final Cut Pro X e o Adobe Premiere Pro CC para editar o vídeo e finalizá-lo.

< Indicação de leitura: Figma: o que é e como utilizar a ferramenta de design / >

O que é preciso para ser um motion designer?

Já ficou claro o que faz um motion designer, certo? Contudo, para atuar como um profissional da área é preciso ter algumas habilidades básicas.

Por exemplo, ter conhecimento em design, noções de identidade visual e comunicação visual, além de entendimento básico em publicidade e propaganda. Normalmente, a formação relacionada é a graduação em Design Gráfico.

Por estar muito relacionado ao cinema, esse profissional também deve ter noções de TV e cinema para saber como funciona a direção de vídeo, o que é um script, como é feita a fotografia, entre outras questões. 

Quanto ganha um motion designer?

Com a expansão cada vez mais crescente da área, não é fácil precisar uma média salarial. Porém, de acordo com o Vagas, o salário inicial de motion designer é de R$ 2.378,00 e pode chegar a R$ 5.000,00. A média salarial fica em torno de R$ 3.773,00.

Já no exterior, é possível ganhar mais. Segundo o Payscale (portal que monitora os salários de profissionais nos Estados Unidos), a média salarial lá é de US$ 5.083 mensais, podendo ultrapassar os US$ 7.500, no caso de profissionais com mais experiência.

Quais as vantagens de estudar e trabalhar com motion design?

Entre as vantagens de estudar e trabalhar na área, está a crescente expansão desse segmento

Com a popularização do conteúdo audiovisual, ele tem sido cada vez mais requisitado, para diversos materiais. Desde os stories e reels do Instagram, vídeos do TikTok, YouTube, games e o ambiente Metaverso, até para as aplicações mais tradicionais como créditos de filmes e animações informativas.

Segundo o estudo Inside Video da Kantar IBOPE Media, em 2020, 80% dos brasileiros assistiram a vídeos online gratuitos frente a 65% dos estrangeiros. Em 2021, o número subiu para 86%

Uma vez que o consumo cresce, a demanda pela criação de vídeos aumenta e as oportunidades para quem opta pela carreira de motion designer também.

Além disso, é uma poderosa forma de contar uma narrativa. Considerando os novos hábitos dos consumidores, estabelecer uma conexão com o público é uma das principais maneiras de fidelizá-lo.

Uma vez que no motion design o storytelling depende de um forte fator visual, acaba trazendo os conceitos e ideias de forma facilitada. Esse é o poder de quem dá movimentos a elementos gráficos por meio da animação. 

Agora que você já sabe o que é motion design, se há interesse pelo tema e procura uma carreira com possibilidades de crescimento, fazer um curso de motion designer e trabalhar na área pode ser uma excelente opção.

No Multi+ você encontra cursos e bootcamps que podem personalizar ainda mais a sua jornada como motion designer. Principalmente para quem quiser trabalhar na área de publicidade e propaganda ou em agências de marketing. Confira alguns deles:

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