O que é Upsell, para que serve e qual a sua importância nas empresas?

Aprenda o que é Upsell e como a estratégia melhora a experiência do cliente com produtos e serviços mais adequados

Vender um produto ou serviço, ter demanda e faturar alto é o sonho de qualquer empresário. Que tal acelerar o processo com a técnica Upsell? Presente desde os pequenos até os grandes negócios, ela é fundamental para gerar mais dinheiro – de fato.

O upsell é uma forma de aumentar as vendas e os lucros de uma empresa, pois permite que a instituição venda produtos mais caros e de melhor qualidade.

Além disso, a metodologia pode ajudar a fidelizar os clientes, pois mostra que a empresa está disposta a oferecer produtos que atendam às suas necessidades e expectativas de forma individualizada.

Entenda o que é upsell, como funciona, exemplos e principais vantagens. Boa leitura!

O que é e como funciona um upsell

O upsell uma técnica de vendas que consiste em oferecer ao cliente um produto ou serviço que é melhor ou mais caro do que o que ele inicialmente solicitou.

Por exemplo, se um usuário compra um telefone celular, o vendedor pode oferecer um plano de serviço mais caro que inclui mais minutos e mensagens, um seguro contra roubos ou acessórios adicionais como película protetora, capinhas e afins.

Qual a importância do upsell para as empresas?

O upsell é importante para os negócios porque aumenta o valor total de uma venda, alterando assim as vendas e os lucros gerais. 🤑

A técnica é eficaz porque aumenta o valor da compra do cliente sem aumentar significativamente o custo para o vendedor. Além disso, a técnica de upsell pode ajudar na fidelização daquele consumidor: ele percebe que você está interessado em oferecer produtos que atendam às suas necessidades.

Upsell nas estratégias comerciais são importantes. (Fonte: Getty Images)

Upsell vs Cross sell: como diferenciar?

Apesar de ter nomes similares, não confunda.

O upsell é uma técnica de marketing usada para fazer com que os clientes comprem produtos mais caros ou de melhor qualidade do que o produto que eles inicialmente pretendiam comprar.

Já o cross sell também é uma tática de venda que visa aumentar o valor total da compra de um cliente, oferecendo-lhe produtos complementares ao produto que ele inicialmente pretendia comprar.

Diferença entre Cross-sell vs Upsell. (Fonte: SCCheck)

E Upssel vs Downsell, quais as diferenças?

O upsell é uma estratégia de venda em que o vendedor tenta convencer o cliente a comprar um produto mais caro do que o que ele realmente planejava comprar.

Enquanto, o down sell é uma técnica de venda em que o vendedor oferece um produto mais barato — por vezes, de menor qualidade — ao cliente quando ele não está disposto a comprar o produto mais caro.

<Leia também: saiba tudo sobre a jornada do cliente />

Como fazer um upsell?

Para aplicar a estratégia poderosa, conheça algumas dicas para você:

  • Tenha proximidade genuína,
  • Atenda às necessidades,
  • Agregue valor,
  • Ofereça soluções personalizadas.

Tenha proximidade com o cliente

A proximidade é importante em qualquer relacionamento e nas vendas não são diferentes. Se você quer construir um relacionamento forte com um cliente, é importante se mostrar disponível e acessível. Crie uma conexão!

Isso significa estar sempre disposto a responder às dúvidas, fornecer orientação e aconselhamento, e estar por perto para conversar quando o cliente precisar.

Quanto mais próximo você estiver, provável que o interessado se sinta confortável e confiança em você, o que pode levar a uma venda bem-sucedida ou várias outras compras no futuro.

Reúna dados e conheça as necessidades dos seus consumidores

Sempre que puder, peça informações a respeito do cliente e seus gostos.

A importância de entender as necessidades do cliente é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Isso permite que você ofereça o produto ou serviço certo, na hora certa, e aumente as chances de fidelização.

Além disso, compreender as dores e os desejos de um cliente ajuda a melhorar a comunicação e a eficiência da empresa, uma vez que todos trabalharão em direção a um objetivo comum.

<Você pode gostar também: o que é Customer Centric e como aplicar? />

Agregue valor

Apenas oferecer produtos e serviços de qualidade não é suficiente, é preciso também saber como agregar valor ao cliente. Isso é o diferencial que faz com que uma pessoa escolha sua empresa em detrimento da concorrência. É o que faz com que ele se sinta satisfeito e leal à marca.

Para agregar valor ao cliente, é preciso ter um bom atendimento, oferecer produtos inovadores e diferenciados, ter preços competitivos e uma boa estratégia de marketing.

Ofereça soluções para os problemas do cliente

O cliente sempre deve ser o foco das soluções oferecidas. É importante ouvir atentamente o que ele tem a dizer e identificar quais são as suas principais preocupações.

A partir daí, é possível começar a elaborar ou reforçar as melhores soluções possíveis. É importante lembrar que cada cliente é único, portanto, os serviços ou produtos oferecidos devem ser adaptados às suas necessidades específicas. Ou passar a mensagem que seja assim!

É preciso ter um bom conhecimento dos produtos e serviços disponíveis e, a partir daí, oferecer as opções que mais são adequadas às necessidades e expectativas do cliente.

<Leia também: como montar um mapa de empatia para conhecer o seu cliente />

Exemplos de upsell

Conheça alguns exemplos de técnicas de upsell nas vendas:

  • Oferecer um produto complementar: quando o cliente está comprando um produto, oferecer um produto adicional que complemente o uso do produto original. Por exemplo, oferecer um carregador para um celular, fones de ouvido, chip e outros.

No caso de um carro, você pode disponibilizar um som, pneus mais novos, seguro e outros diferenciais.

  • Oferecer um produto de melhor qualidade: quando o cliente está comprando um produto, oferecer uma versão do produto de melhor qualidade. Por exemplo, oferecer um celular de maior qualidade ou um modelo com atualizações mais recentes.
  • Oferecer um produto com mais funcionalidades: quando o cliente está comprando um produto, oferecer uma versão do produto com mais funcionalidades. Por exemplo, oferecer um celular com mais aplicativos, mais memória interna ou um modelo com uma câmera melhor.

Principais benefícios do upsell

Se você tem uma marca e quer aplicar, faça quanto antes. Saiba alguns benefícios.

Como o objetivo do upsell é aumentar o valor total de uma venda, isso pode significar um aumento significativo nas receitas. Além disso, melhora a experiência do cliente ao poder oferecer produtos ou serviços mais adequados para as necessidades específicas.

Ao aumentar o valor das vendas para um cliente, você pode estar criando um cliente fiel que estará disposto a comprar novamente no futuro.

Outra vantagem é que ao oferecer produtos mais caros para os clientes, você pode incentivar a compra de itens que geram mais receita.

O upsell pode também oferecer a oportunidade de fazer cross-sell, sendo a venda de produtos complementares. Por exemplo, se um cliente está comprando um par de tênis, o vendedor pode oferecer meias para complementar a compra.

Como encantar os clientes (bônus)

Encantar clientes é criar uma conexão com eles, tratar eles para se sentirem especiais e queridos. Trata-se de proporcionar a eles uma experiência memorável e agradável. 🥰

Existem muitas maneiras de fazer isso, sabia? Pode ser algo tão simples quanto ir além, atender às suas necessidades ou fornecer um excelente atendimento. Pode ser oferecer a eles produtos ou serviços únicos e exclusivos, ou dar-lhes um tratamento VIP. Também vale para atos simples, como oferecer café, doces e brindes.

Não importa o que você faça, o objetivo é fazer com que seus clientes se sintam valorizados e que tenham uma experiência única. Ao fazer isso, você cria lealdade e valor vitalício para ele.


Gosta do assunto? Faça a Pós-Graduação em Customer Experience. Um conteúdo completo que vai te ensinar sobre como atrair, converter e reter clientes com sucesso.

Você sairá um profissional focado na Experiência e no Sucesso do Cliente, com pleno entendimento das metodologias que envolvem essa área de negócios.

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Continue Aprendendo

spot_img