Play-to-earn: veja os 7 principais jogos para ganhar criptos

Os jogos play-to-earn estão revolucionando o mercado de finanças descentralizadas e, nos próximos anos, prometem movimentar bilhões de dólares em investimentos.

Embora esteja sendo reconhecida agora, essa categoria de games conta com destaques antigos, que só se fortalecem entre os usuários.

Alguns dos jogos mais populares possuem mais de 7 milhões de jogadores ativos e, recentemente, a Binance, uma das maiores exchanges do mundo, investiu U$1 milhão para impulsionar oportunidades de emprego associadas aos jogos NFT e ao metaverso.

Neste artigo, você vai entender o que é o play-to-earn e quais são os principais jogos para ganhar criptos. Acompanhe a leitura!

[form-shortcode journey=”APIEvent-c50f1d2b-4fa4-5099-847b-e63d9384080c” img_src=”/wp-content/uploads/2022/04/guia-das-criptomoedas-para-investidores.png” title=”Aprenda com a XP Educação. Cadastre-se e receba esse e-book gratuito!” name=true email=true download_url=”https://image.mail.xpeed.com.br/lib/fe2811717d64047c7d1c78/m/1/a46437ac-71bc-4ebf-b24a-1c207d97143a.pdf” download_name=”E-book-Guia-das-Criptomoedas-para-Investidores.pdf”]

O que é “play-to-earn”?

O play-to-earn — ou jogue-para-ganhar, em tradução livre — é um modelo de negócios recente, que traz um conceito de economia aberta e permite que usuários ganhem dinheiro de verdade conforme dedicam tempo e esforço em games baseados na tecnologia de criptos.

Os games de finanças descentralizadas se tornaram extremamente populares nos últimos meses, especialmente devido a pandemia, que trouxe um maior índice de desemprego e impulsionou a busca por alternativas de renda.

Além disso, o universo dos jogos eletrônicos já é de grande influência em todo o mundo. Segundo a CNN Brasil, em 2021, o segmento arrecadou U$ 178 bilhões (um aumento de 23% em comparação ao ano anterior).

Unindo esses dois universos, é possível encontrar os jogos play-to-earn.

Sua tecnologia é baseada em ativos aplicados na blockchain e em NFTs (tokens não-fungíveis). Um token não fungível é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único.

Nesses jogos, o usuário basicamente adquire NFTs — como itens do jogo, por exemplo — e troca por criptomoedas, possibilitando arrecadar dinheiro de verdade enquanto movimenta o universo do game.

Esses ativos são de propriedade de cada jogador e podem ser negociados livremente, seja no mercado do próprio jogo ou entre outros usuários.

O modelo play-to-earn tem como base o free-to-play, que são mecânicas em que o cadastro ou a instalação do jogo é gratuita.

No entanto, a maioria dos games “jogue para ganhar” exige algum tipo de investimento inicial, que torna possível a manutenção do sistema.

Metaverso no Brasil

O investimento em jogos play-to-earn já traz outras possibilidades para os próximos anos, como sua união com o metaverso.

Basicamente, o metaverso é uma realidade virtual e aumentada, em que os usuários interagem em uma reprodução do mundo real por meio de avatares, além de consumirem itens e produtos totalmente digitais.

O metaverso já está em testes no Brasil por meio de plataformas como o Facebook e a Microsoft.

Enquanto isso, instituições como a Binance investem em guildas, ou grupos de criptojogos, que visam expandir esse universo em países menos desenvolvidos.

Espera-se milhões de dólares em investimentos nesse setor e o avanço da tecnologia do metaverso, junto aos NTFs e à possibilidade de ganhos reais em jogos eletrônicos, é o conjunto necessário para construir uma nova economia virtual.

>>> No vídeo abaixo, a especialista em finanças e professora da Xpeed School, Clara Sodré, revela tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas. Assista!

Quais os principais jogos play-to-earn?

Depois de conhecer mais sobre os jogos play-to-earn, muitas pessoas se interessam em iniciar uma carreira nessa categoria de games.

Caso você seja uma delas, vale a pena conferir alguns dos títulos mais populares, com sistemas estáveis e que oferecem oportunidades para usuários de todas as partes do mundo. 

Pensando nisso, listamos os 7 principais jogos play-to-earn do mercado atual. Confira!

1. Axie Infinity

Lançado em 2018, o Axie Infinity é o principal jogo em blockchain da atualidade.

Desde seu desenvolvimento, o game possui uma estrutura autorregulável e sustentável, sendo um dos primeiros a destravar a economia dos jogos virtuais baseados em tokens e moedas digitais.

Sua proposta permite que o jogador monte equipes de lutas com NTFs únicos enquanto produz mais personagens com características e forças distintas.

A cada luta, é possível completar missões que se transformam em recompensas no formato de criptomoedas, alocadas na rede da moeda Ethereum. Dessa forma, é possível trocar as moedas por dinheiro de verdade.

Além disso, um mercado secundário se formou dentro do jogo por meio da troca e venda de personagens que os próprios usuários criam em seus perfis.

Todos os ativos são registrados de forma livre e o jogo acumula milhões de participantes.

>> Leia também: Gamecoin: o que é, onde comprar, valor, como funciona e dicas!

2. Illuvium

Além do Axie Infinity, existem outras recomendações de jogos play-to-earn, como o Illuvium, que também está alocado na blockchain do Ethereum.

O jogo não requer investimento inicial para o cadastro dos jogadores, o que é um diferencial interessante, e o lançamento está programado oficialmente para 2022.

Apesar disso, seu token nativo já registrou uma alta de 1.871%, indo de registros de U$56,69 para U$1.117,09.

Sua gameplay também se baseia em montar equipes de lutas com personagens NTFs, e impressiona pela estética.

3. Guild of Guardians

Outra proposta play-to-earn que aguarda lançamento oficial é o Guild of Guardians, um game RPG que permite interação semelhante à mundo aberto.

Os NTFs são animais, heróis e auxiliares secundários importantes para as missões dos clãs, e podem ser negociados em mercados secundários também.

Além disso, o jogo ajuda os usuários com caixas de suporte, que oferecem bônus e possibilidade de encontrar NFTs gratuitos.

4. Monsta Infinity 

O Monsta Infinity é mais um jogo play-to-earn de batalha de monstros, mas baseado em cartas MMORPG.

Ele é construído em blockchain e parece misturar o Axie Infinity com jogos de quebra-cabeça e Minecraft. 

O game permite que os jogadores ganhem dinheiro vencendo batalhas e encontrando cartas raras, que funcionam como tokens.

O projeto iniciou as negociações de cartas NFT em outubro de 2021 e vem sendo desenvolvido desde fevereiro do mesmo ano. Espera-se que seja liberado em 2022. 

5. Alien Run

Alien Run é um dos jogos play-to-earn com proposta mais simples e em um cenário menos desenvolvidos graficamente, em que basta correr e pular para passar de nível.

Além disso, ele não trabalha com tokens, mas sim com a possibilidade de encontrar fragmentos de Bitcoins a cada objetivo cumprido, que pode incluir passar certo número de fases ou chefes.

Depois de concluir, o jogador ganha uma recompensa do jogo e deve reuni-las para trocar por criptomoedas.

6. My DeFi Pet

Jogos mais voltados para diversão também fazem parte do universo play-to-earn e um deles é o My DeFi Pet.

Trata-se de um game de pequenos animais de estimação combinado com o mercado de finanças descentralizadas por meio de itens colecionáveis.

O usuário utiliza a moeda do jogo para fazer negociações e aprimorar seus animais, e, futuramente, deve trocá-los e cumprir as missões para ganhar criptomoedas.

Esse jogo opera em redes compatíveis, como a Binance Smart Chain, e também está ganhando popularidade.

7. Tethan Arena

Por fim, o Tethan Arena é mais um projeto play-to-earn lançado recentemente (final de 2021) e promete reunir milhões de usuários.

Sua proposta inova ao permitir que os usuários ganhem fragmentos da moeda do jogo de maneira individual e em grupo, por meio de batalhas entre equipes.

Assim, é possível potencializar os ganhos ao ter bons resultados sozinho e também nas lutas compartilhadas com outros participantes.

Com base na rede Etherum, sua moeda ainda está valorizando, mas já torna mais fácil acumular fragmentos dentro do jogo e trocar por criptomoedas reais.

Vale a pena investir em jogos play-to-earn?

Muitos consideram investir em alternativas diferenciadas para ganhar dinheiro no mercado digital.

Embora o universo de jogos play-to-earn aparentemente esteja cheio de novos projetos e ofereça pouca estabilidade, a opção é interessante e vale a tentativa.

Isso porque os jogos eletrônicos compõem um dos mercados mais movimentados do mundo, e a segurança das redes blockchain garantem que inúmeras propostas saiam do papel.

Além disso, para os próximos anos, pode-se esperar que os jogos play-to-earn se tornem ainda mais populares.

Portanto, é interessante aproveitar esse momento para conhecer mais desse universo e procurar títulos para investir, com possibilidade de ganhar dinheiro jogando.

E, agora que você sabe o que é o play-to-earn e conhece os principais jogos, estudar sobre os aspectos que tornam uma companhia valiosa pode fazer toda a diferença na rentabilidade dos seus investimentos

Pensando nisso, a escola da XP Inc. preparou um curso completo sobre Valuation: Avaliação de Empresas e Ações. Então, não perca tempo. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga!

Campanha de um curso online sobre "Valuation: Avaliação de Empresas e Ações" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img