Projetos de UX: como criar e apresentar os seus?

Para desenvolver bons projetos de UX é importante ter planejamento e toda a documentação do seu processo

Provavelmente, você já ouviu falar em User Experience (Experiência do Usuário), ou simplesmente UX. O termo se refere a como o usuário interage com um produto ou serviço. Por conta dessa importância para o usuário, é indicado montar projetos de UX e evitar problemas durante a execução do seu trabalho ou na entrega para os clientes. 

Se você deseja ingressar na área, ou se começou a pouco tempo e ainda tem dúvidas, este artigo vai te ajudar. Nele, vamos ensinar como fazer e como documentar projetos de UX, e qual a importância deles para o seu trabalho e para a sua carreira.    

O que são os projetos de UX?

Um projeto de User Experience consiste no desenvolvimento de um produto que se preocupa, sobretudo, com a experiência e a relação que o usuário cria com o seu produto ou serviço. 

Por exemplo, se você tem como cliente uma empresa de roupas que quer melhorar a experiência do usuário ao fazer compras pelo app da marca, esse é o projeto que você está trabalhando atualmente.   

Importância de se realizar projetos de UX

Ter uma estratégia de UX bem estruturada faz com que os profissionais consigam desenvolver produtos cada vez mais coerentes com as expectativas dos usuários. Assim, elas conseguem realizar experiências inesquecíveis para o usuário através do que elas estão oferecendo.

Para a empresa, um bom projeto de UX significa economia de tempo, dinheiro e energia.  Além disso, outros benefícios mostram a importância dos projetos de UX: 

  • Acompanhamento de padrões comportamentais dos usuários: entenda o que os seus usuários sentem e o que eles esperam em relação ao seu produto. A partir disso, é possível criar novas ferramentas e recursos para melhorar ainda mais a experiência do usuário;
  • Mensuração de resultados: acompanhe os gráficos e relatórios de desempenho para entender quais os erros e os acertos do seu produto até então;
  • Priorização dos recursos: nos projetos UX, são construídos MVPs (Produto Mínimo Viável) para testar versões mais enxutas do produto e garantir que o produto vai entregar valor aos usuários na sua versão final; 
  • Redução de riscos: com as reais necessidades dos usuários identificadas, menores são as chances de criar um produto que não agregue valor à experiência do usuário. 

Etapas para criar projetos de UX Design

Criar um projeto de UX exige, além de tempo, dedicação e organização por parte dos envolvidos. 

Abaixo, preparamos um passo a passo com dicas que te ajudarão a criar seu projeto de forma prática e eficiente. 

1. Pesquisa

Em primeiro lugar, você precisa entender qual o problema que o produto se propõe a solucionar. Por isso, é necessário que aconteçam reuniões entre a equipe e o cliente. 

Com a UX Research, você conhece mais sobre a empresa, entende quais são as reais necessidades e qual público ela deseja alcançar.  

Logo em seguida, é de começar a desenhar o seu projeto. Aqui, a equipe pode usar uma pergunta-chave para todo o projeto: em quais aspectos essa solução se diferencia das que já existem no mercado? 

Faça pesquisas iniciais, salve referências e registre tudo da forma que preferir. Quanto mais organizado você for no seu trabalho, melhor será a execução e o resultado final.    

2. Planejamento

Com as principais informações sobre o produto em mãos, é hora de começar o projeto UX de fato! 

Para isso, monte um checklist com as atividades que precisam ser feitas desde a fase inicial até a final do projeto. Aqui, você pode utilizar a metodologia 5W2H para definir o planejamento estratégico.

É importante que o seu planejamento responda a perguntas centrais do projeto. Por exemplo: qual o problema deste produto? Quem é o seu usuário? Por que ele está sendo feito?    

3. Design de fluxo

A próxima etapa consiste em desenhar os fluxos reais do produto, com o auxílio de fluxogramas, mapas, textos, entre outras ferramentas que ajudam na fase de testes.  

4. Design

Por fim, os profissionais de UX Design começam a projetar o produto a partir do que foi definido na fase anterior. 

Aqui são criados os protótipos que simulam toda a experiência do usuário com o uso do produto. Quando todos estiverem aprovados, a equipe de UX Design passa o projeto para a equipe de desenvolvedores que cria a versão final da aplicação.   

Como documentar um projeto UX?

Apesar de ser visto por alguns como uma etapa desnecessária, a documentação de projetos de UX em programas de textos, como Word e Google Docs, é essencial e traz diversos benefícios ao projeto.

Afinal, apenas com as informações do projeto você consegue criar o seu storytelling e montar o seu portfólio.

Abaixo, separamos quatro dicas que te ajudarão na hora de documentar o seu projeto:

  • Crie um roteiro da sua documentação;
  • Faça uma espécie de diário do seu projeto e anote tudo o que aconteceu nos seus dias de trabalho;
  • Nomeie tudo e todos os itens que aparecerem ou forem utilizados no projeto. Assim fica mais fácil você fazer a conexão entre os pontos na hora de criar o documento final;
  • Defina a conclusão do projeto assim que terminá-lo e monte o seu dossiê. Mensura o que deu certo e o que deu errado, o que você teria feito se tivesse mais tempo ou mais dinheiro para investir. 

Adicionar os projetos ao portfólio UX

Antes de mais nada, é preciso entender a importância de manter o seu portfólio atualizado. 

Normalmente, os projetos de UX Design são adicionados no Behance. Devido à popularidade da plataforma, ela é uma das mais indicadas. 

Porém, se você não curte o Behance, existem outras possibilidades onde você adicionar os seus projetos sem problemas. Por exemplo, Drible ou o seu próprio site. 

Como apresentar projetos de UX para clientes

Ao apresentar os seus projetos, é importante considerar que o seu portfólio é a primeira impressão que o cliente terá do seu trabalho. Por isso, é importante que ele seja bem organizado, mas que tenha a sua cara e reflita bem o seu trabalho. 

No geral, portfólios de UX precisam ter mais processos em si do que as telas finais. Por exemplo, como foram feitas as descobertas das necessidades, as pesquisas e levantamentos de dados, e o fluxo de trabalho. 

Portanto, ao criar o seu portfólio, considere os seguintes pontos:

  • Biografia profissional que mostre as suas experiências e diferenciais;
  • Formato ideal para o seu portfólio (site, slides, etc.);
  • Mostre em imagens o processo do projeto com detalhes;
  • Selecione os seus melhores projetos. 

Exemplos de projetos de UX Design

Agora, que você já sabe como criar projetos de UX, que tal ver alguns exemplos de projetos? 

1. Onna App

Trabalho de Conclusão de Curso de alunos de Comunicação Social, o projeto experimental do Onna App tinha como objetivo “dar autonomia para que a mulher possa administrar e ter controle da sua carreira profissional” através de uma plataforma para compra e venda de produtos produzidos por elas próprias.

Criação do projeto UX Onna
Metodologia utilizada para o desenvolvimento da solução.

2 – RamSuperstore

A Ram Superstore é uma empresa que chegou ao mercado brasileiro com uma proposta de integração entre lojas físicas e e-commerce. Para que isso funcionasse, o projeto de UX apresentou ao cliente uma solução de pagamento na loja física que lhe permite ter mais liberdade e integração com a loja. 

Projeto de UX da Ram Superstore
Imagem do aplicativo desenvolvido como solução para o problema da Ram Superstore.

3 – Bullying

O projeto Bullying tem como principal proposta desenvolver uma solução onde o aluno pode desenvolver casos de bullying diretamente a diretoria da escola, caso ele seja alvo ou espectador desse tipo de violência.

Esboço do projeto de UX Bullying
Projeto de UX Bullying

Para melhorar ainda mais os seus projetos de UX, confira os cursos da XP Educação para a área de User Experience. Com a assinatura do Multi+, você pode acessar todos os bootcamps de tecnologia e se tornar um profissional cada vez mais qualificado.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img