Como é a rotina de um assessor de investimentos? Confira de um especialista!

Ser um assessor de investimentos é saber que nenhum dia será igual ao outro e que, a cada dia, novos desafios serão enfrentados

Nos últimos anos, a rotina da assessoria de investimentos vem atraindo muitos profissionais dos mais diversos perfis e áreas de conhecimento, não se restringindo, apenas, àqueles com formação em economia.

A busca pela independência financeira, a possibilidade de empreender abrindo o seu próprio escritório ou sendo sócio de um já em atividade, a liberdade para gerenciar o seu tempo e a busca pela transição de carreira podem ser alguns dos motivos que têm feito pessoas a procurarem cada vez mais informações sobre essa atividade profissional.

Neste artigo, iremos entender o que faz um assessor de investimentos propriamente e qual a rotina desse profissional. Além disso, vou compartilhar algumas dicas de mercado que aprendi em mais de 30 anos de carreira. Dessa forma, você poderá se preparar para qualquer desafio do mercado!

O que faz um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos é responsável, basicamente, por auxiliar o investidor na melhor tomada de decisões. Para que isso ocorra, ele deve estar credenciado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após passar no exame de certificação da ANCORD.

Segundo dados da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores), hoje são quase 21.000 profissionais credenciados em aproximadamente 1.200 escritórios que possuem o registro na CVM, entidade esta também responsável pela regulação e fiscalização da atividade profissional de assessoria de investimentos.

Entre as responsabilidades de um assessor de investimentos, está a prospecção de clientes, negociação com corretoras, a orientação constante sobre o mercado financeiro para investidores, o direcionamento de estratégias de alocação, entre muitas outras.

Para exercer qualquer uma destas atividades, o assessor de investimentos pode atuar filiado a um escritório de assessoria ou de maneira individual. Estes últimos são chamados Agentes Autônomos de Investimento, ou AAI.

banner do ebook sobre mba em assessoria de investimentos

Afinal, qual a rotina de um assessor de investimentos?

De fato, não é uma pergunta simples de se responder. Como cada assessor de investimentos possui um amplo espectro de trabalho, cada rotina se torna única e diversificada. Basicamente, nenhum dia é o mesmo que o outro. Inclusive, dois assessores que trabalham lado a lado não necessariamente irão possuir a mesma rotina de trabalho.

🤔 Vamos refletir: imagine uma pessoa que trabalhou por muitos anos como colaborador de uma companhia. Neste meio tempo, ela aprendeu a ter uma rotina empresarial, com horário para chegar, almoçar e ir embora, tarefas pré-estabelecidas, rotinas de reuniões infindáveis e até comportamentos corporativos.

Por vezes, essa “mesmice” de hábitos inibe o crescimento e desenvolvimento do funcionário e ele acaba entrando em um estado letárgico, que por consequência leva à acomodação e falta de iniciativa.

Essa pessoa hipotética tem a segurança que seu salário entrará todo mês na conta, que seu plano de saúde e outros benefícios estarão disponíveis sempre que precisar, sem contar as férias, que serão programadas, entre inúmeras outras vantagens.

Nada disso acontece com a rotina de um assessor de investimentos. Como todo bom empreendedor, ele por vezes trabalhará 24/7, pois seus clientes só poderão recebê-lo à noite para o jantar ou aos fins de semana.

>>> Também vale ressaltar que a remuneração de um assessor está atrelada ao seu resultado. Ou seja, você não pode perder a oportunidade de sentar com um “prospect” no horário e no local que ele estiver disponível para conversar com você.

A importância do conhecimento faz com que o assessor de investimentos tenha a necessidade de estar sempre atualizado com as principais notícias do mundo e do Brasil, sem contar que se trata de uma atividade muito técnica, exigindo educação continuada e muito estudo sobre os mais diversos instrumentos financeiros, seus riscos e adequação ao perfil do seu cliente.

rotina de um assessor de investimentos estudando
A rotina de um assessor de investimentos é bastante agitada e fornece constante aprendizado

Dicas para lidar com a rotina de assessoria de investimentos

Sabemos que a rotina de um assessor de investimentos é agitada e, por consequência, não deve ser tratada como uma profissão tradicional. Desse modo, é imprescindível termos em mente qual o passo a passo que precisamos recorrer para desenvolvermos o perfil adequado para se tornar um assessor.

Após 30 anos de carreira, acabei descobrindo alguns “hacks” que podem auxiliar qualquer estudante a construir uma rotina de assessor de investimentos que leve ao sucesso. Reuni alguns deles abaixo:

1# Dedique pelo menos uma ou duas horas do dia para se atualizar

O mercado financeiro está em constante mudança. Logo, não é de se espantar que o assessor de investimentos, mais do que qualquer outro profissional, precise se manter sempre atualizado do que acontece no mundo das finanças.

Isso porque, no dia a dia de um assessor de investimentos, a consultoria e negociação com clientes ocupa um papel-chave. E como o profissional irá fornecer um atendimento qualificado se ele não estiver antenado no que acontece ao seu redor?

👉 A primeira dica, portanto, é esta: dedique uma ou duas horinhas por dia para conferir portais de notícias, escutar podcasts ou realizar a leitura de jornais de confiança, com o intuito de se manter atualizado sobre o mercado financeiro.

O planejamento, a organização e o foco são fatores que poderão influenciar nos seus resultados no curto, no médio e no longo prazo. Portanto, tenha em mente que quanto mais esforços dedicar a esses pontos, melhor será a administração do seu tempo e por consequência a sua produtividade.

Leve em consideração, também, que esse esforço diário de 1 ou 2 horas tem como objetivo principal a fidelização com os investidores.

Sem ética e sem conduta profissional você não fideliza o seu cliente. Ele é o principal protagonista do mercado e o seu maior ativo. Preserve-o e o sucesso será garantido!

2# Faça um planejamento de onde gostaria de chegar em 1, 3 e 5 anos

Para se tornar um assessor de sucesso, é necessário ter ambição. Em outras palavras, sem um objetivo final, você não irá encontrar as energias necessárias em sua rotina de assessoria de investimentos para enfrentar todos os desafios da área.

Para te ajudar alcançar seu planejamento pessoal, trouxe algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia de um assessor de investimentos:

  • Programe quantos contatos/ligações telefônicas e reuniões fará por dia e siga à risca essa programação
  • Estabeleça metas de geração de leads;
  • Revise sua programação e suas metas semanalmente;
  • Organize o seu pitch (apresentação curta e assertiva) de forma matadora, mas antes faça uma análise e estude bem o perfil do seu prospect (pragmático, analítico, intuitivo ou emotivo);
  • Determine um horário para entrar nas suas redes sociais. Isso poderá ajudá-lo a manter o foco e não dispersar ao longo do dia.

Essas dicas podem fazer a diferença caso levadas em consideração no planejamento semanal ou até diário. Lembre-se que uma carreira de sucesso é construída a partir de uma rotina constante, evoluindo pouco a pouco e comemorando pequenas vitórias todos os dias.

>>> Um outro exercício que poderá ajudar muito na sua rotina é fazer a matriz de Einsenhower, ou de urgência, nas suas atividade. Com ela você poderá gerenciar melhor o seu dia e as suas prioridade. Confira abaixo como construir esse esquema:

matriz de eisenhower
(Fonte: Runrun.it)

Desse modo, a administração do tempo aumentará a sua produtividade e ajudará você a conciliar a sua vida pessoal com o seu trabalho.

Além disso, a resiliência é um exercício diário na vida de um comercial, o que inclui a rotina de um assessor de investimentos, pois por vezes esse profissional se deparará com frustações, negativas, mercados adversos e até mesmo com a concorrência.

Assim, guarde um tempo do seu dia para o seu bem-estar mental e desligue de tudo para se recarregar e se reenergizar. É o que falaremos a seguir!

3# Exercite constantemente o seu corpo e a sua mente

Buscando fazer exercícios físicos todos os dias e mantendo um equilíbrio mental e físico, pode ter certeza que você se sentirá cada vez mais apto para encarar os desafios do dia a dia com mais leveza.

Além disso, é de extrema importância exercitar a sua mente com estudos e atividades diárias relacionadas à área. Foi com o desenvolvimento desses entre os colaboradores que alguns escritórios atingiram relevância e grau de complexidade.

Mantendo a mente e o corpo sempre na ativa e dentro da rotina do assessor de investimentos, o profissional poderá se especializar em alguma outra área não necessariamente comercial. Desse modo, o dia a dia acabará sofrendo alguns ajustes.

Para finalizar esse tópico, trago alguns mantras que aplico em minha carreira diariamente, e que pode te auxiliar como pontos fundamentais para lidar com seus objetivos como assessor de investimentos:

  • Ética;
  • Conduta Profissional;
  • Planejamento e organização;
  • Administração do tempo;
  • Disciplina;
  • Responsabilidade;
  • Proatividade;
  • Resiliência.

Pratique esses elementos constantemente e a sua produtividade o surpreenderá! 🌟

4# Faça cursos especializados em assessoria de investimentos

É comum existir nos escritórios de assessoria de investimentos especialistas dos mais diversos tipos: em produtos, em renda variável ou renda fixa, na alocação de carteiras, no operacional ou até na liderança de times.

Isso, no entanto, faz parte de um processo de evolução da profissão do assessor de investimentos e o mais comum é que no início dela o relacionamento com clientes seja o caminho mais natural.

Com o tempo e a experiência, essas outras habilidades poderão ser descobertas e desenvolvidas, mas perceba que quanto mais especialista você for, mais o conhecimento técnico e a educação continuada – também chamada de lifelong learning – serão essenciais para o seu sucesso.

O MBA de Assessoria de Investimentos da XP Educação é a oportunidade para você, que se identificou com toda essa jornada descrita, para aumentar o seu aprendizado sobre a atividade do mercado financeiro que mais cresce nos últimos anos e quem sabe ser mais um assessor de sucesso!

Torne-se Assessor de Investimentos com a XP Educação + ABAI

Depois de entender a importância de se manter sempre em constante aprendizado, aqui vão algumas indicações de cursos para deslanchar sua carreira em assessoria de investimentos.

A primeira delas é a capacitação gratuita em Empreendedorismo para o Mercado Financeiro, ofertado pela ABAI – Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Este curso online, de caráter introdutório, visa exatamente oferecer a você a oportunidade de conhecer o seu perfil empreendedor, além de ouvir a experiência de profissionais de sucesso, como Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, que talvez possam te ajudar nesse processo de decisão.

Após conhecer os básicos do mercado financeiro, por que não aprofundar sua carreira com o novo MBA em Assessoria de Investimentos da XP Educação?

>>> Com duração de 8 meses, o MBA é uma imersão completa para quem deseja fazer transição de carreira ou aprimorar suas skills em assessoria de investimentos. Além disso, você terá aulas ao vivo com mais de 10 grandes especialistas do mercado financeiro do Brasil. Eu estarei entre eles, claro!

O que está esperando? Inscreva-se agora!

Continue Aprendendo

spot_img