Simulador da bolsa de valores: aprenda a investir na prática!

Entrar no mundo dos investimentos pode ser bastante desafiador. Para facilitar esse começo, é essencial ser estratégico, como usar o simulador da bolsa de valores. 

Com ele,  você terá uma noção melhor sobre o que e como investir, além de ter um primeiro contato com o ambiente de negociação da bolsa. Quer saber como fazer isso?

Continue por aqui para conferir quais são os melhores simuladores do mercado, mais um passo a passo bem prático de como simular investimentos. 

Boa leitura!

O que é um simulador da bolsa de valores?

O simulador da bolsa de valores é, basicamente, um ambiente criado para reproduzir o que acontece ao investir em determinados ativos na bolsa. O uso desta plataforma é uma boa opção para quem quer entender melhor onde investir e a quantidade de aporte financeiro necessária para conquistar seus objetivos.

Qualquer pessoa pode utilizar um simulador de como investir na bolsa. Não é necessário abrir conta em corretora ou em instituições financeiras, por exemplo, mesmo que em alguns casos essa seja a melhor opção. 

Além disso, não há um tipo certo de investidor para fazer uso do simulador, ele também não é só recomendado para quem está iniciando. Muitos investidores arrojados e traders utilizam essa plataforma para testar novas estratégias de operação. 

>>> Leia também: Descubra como entender o gráfico da bolsa de valores.

Por que simular antes de investir?

Antes de mostrar quais os melhores simuladores da bolsa de valores, qual a importância de fazer essa simulação antes de começar a investir de fato? É preciso deixar claro que esse passo não é algo obrigatório, mas é recomendado por alguns fatores. São eles:

  • caso nunca tenha tido contato com o ambiente de negociações da bolsa;
  • para ter noção dos tipos de riscos de certa operação ou investimento;
  • se é um novo investidor e quer treinar bastante antes de aplicar seu dinheiro;
  • fazer projeções de investimentos;
  • caso seja trader e esteja treinando novas maneiras de operar.

Utilizando um simulador da bolsa de valores você estará mais ciente de como a movimentação do mercado pode impactar nos investimentos. 

Quer entender como a macroeconomia pode impactar o resultado dos seus investimentos na bolsa? Com o curso da Xpeed School “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores” você alcança esse objetivo!

Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

5 melhores simuladores de investimento da bolsa de valores

Agora que já entendeu o que é e os motivos de usar um simulador de como investir na bolsa, antes de aplicar seu dinheiro em operações reais, a pergunta que fica é: quais os melhores simuladores de investimento da bolsa de valores?

Podemos citar cinco, são eles:

  • simulador da XP;
  • Tradezone;
  • Metatrader;
  • Fast Trade;
  • Flashchart.

Confira a seguir os detalhes de cada um deles.

Simulador XP

O primeiro simulador da bolsa de valores da nossa lista é o da corretora XP Investimentos. Mesmo que ele seja feito pela corretora, não é necessário criar conta nela para simular.

Ele é recomendado para quem nunca investiu, ou vai migrar de renda fixa para variável. O motivo é que com o simulador da XP, após colocar as informações necessárias, é proposta uma série de recomendações, como:

  • qual investimento fazer;
  • seu perfil de investidor;
  • recomendação de portfólio para atuar; e
  • produtos que mais se encaixam nos seus objetivos.

É certo que ele pode ser considerado mais um simulador de investimentos do que propriamente um local onde é simulado o ambiente da bolsa. No entanto, com ele já é possível observar a volatilidade dos ativos e os riscos.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma de simulação da Bolsa de Valores do Brasil (B3). O ambiente de análise é atualizado em tempo real, enquanto acontecem os pregões. Além disso, é disponibilizado 100 mil reais (fictícios) diariamente para que seja possível realizar vários tipos de operação com diversos investimentos.

Ou seja, com a Fast Trade é possível testar muitas possibilidades. Mas há um porém, caso não seja cliente de uma das corretoras que a plataforma atende é liberado apenas sete dias gratuitos.

Por outro lado, a boa notícia é que caso seja cliente de alguma corretora do grupo XP, o acesso à plataforma é liberado para simular quantas vezes quiser. 

Metatrader

A última plataforma de simulação da bolsa da nossa lista é o Metatrader. Como o próprio nome já indica, ela se relaciona melhor com o trabalho do Trader

Diferentemente das outras duas plataformas, o Metatrader é pago e não há opção de usar por um período de maneira gratuita. Uma opção mais barata e também mais vantajosa é contratar o simulador dentro de uma corretora que o possua.

A Clear, por exemplo, oferece essa possibilidade. 

Como simular investimentos com a XP?

1. Entre no site

O primeiro passo para simular com a XP é entrar no site da corretora: www.xpi.com.br. Em seguida passe o mouse sobre o ícone “Comece a investir” e clique na opção “Simulador de investimentos”.

2. Autorize o uso dos dados

Você será enviado para a página do simulador. Antes de começar a simulação é importante que autorize o uso dos dados e leia a política de privacidade. Em seguida clique no ícone “Simule Aqui”.

3. Insira as informações necessárias para a simulação

Ao chegar no terceiro passo você precisará inserir o valor que deseja investir e por quanto tempo quer que ele fique rendendo. É válido citar que o valor mínimo é de 1 mil reais e o prazo máximo de tempo é de cinco anos.

Ao inserir as informações clique em “Próximo”.

4. Decida a porcentagem de lucro

Para que a simulação respeite seus interesses e também predisposição aos riscos é preciso que responda qual das possibilidades de ganho mais interessam. São elas:

  • 100% de chance de ganhar 10%;
  • Ganho possível entre 5% e 20%;
  • Possibilidade de ganhar entre 0% e 25%; 
  • Possível perda de 10% ou ganho de até 40%.

Assim que escolher, clique em“Próximo”.

5. Analise o resultado

Passando pela etapa anterior, informe os dados pedidos pela plataforma e clique na opção “Ver resultado”. Com isso todas as informações sobre seu perfil de investidor, tipo de investimento recomendado, quantia que renderá, opções de portfólio e produtos serão mostradas.

Caso tenha se interessado, basta clicar na aba “Abrir sua conta” e começar a investir de verdade. 

Tenha um guia para chamar de seu!

Agora que já entendeu tudo sobre o que é, quais são e o uso de um simulador da bolsa de valores, o que acha de ter o conhecimento sobre a bolsa de valores sempre à mão? 

A Xpeed School também pode te ajudar nisso! Com o Guia da Bolsa para Investidores, sempre que a dúvida surgir você terá um companheiro ao seu lado.
Ele é totalmente gratuito e conta com informações de qualidade sobre conceitos e práticas para investir sem medo na bolsa de valores. O que está esperando? Clique no banner aqui embaixo e tenha agora mesmo seu guia para investir com propriedade!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img