Sistema de Informação: conheça o conceito e as tendências do mercado

Entenda tudo sobre Sistema de Informação e descubra se ingressar na área é um bom negócio.

A cada ano que passa, é possível acompanhar a exponencial evolução tecnológica e, com certeza, o Sistema de Informação (SI) faz parte deste processo.

A transformação digital tem sido responsável pela inserção de tecnologias disruptivas em nosso meio social, com o intuito de atender às demandas do mercado de uma maneira mais ágil, eficiente e prática. 

Apesar do Sistema de Informação já estar presente em nosso dia a dia antes mesmo do aparecimento da informática, é nesta nova geração altamente tecnológica que todos os conceitos e práticas de SI se tornaram muito mais importantes e vantajosos.

Nesse sentido, a carreira em Sistema de Informação se tornou uma tendência no mercado, pois os profissionais devem aprender a administrar o grande fluxo de informações geradas pelas redes, dentro e fora da organização em que trabalham.

Acompanhe a leitura e descubra tudo sobre este universo que envolve administração, armazenamento e processamento de informações, o qual, merecidamente, conquistou seu espaço no mercado.

O que é Sistema de Informação?

Sistema de Informação (SI) é um modelo de processos organizacionais usado para coletar, processar e armazenar dados. Caracteriza-se como um conjunto de softwares, hardwares e redes de telecomunicações capazes de manipular e transformar dados em informações utilitárias.

Como você viu, a transformação digital e o consequente desenvolvimento desta cultura fazem parte do novo cenário tecnológico e de suas reconfigurações sociais.

Pensando neste contexto, o Sistema de Informação é essencial para cumprir a demanda diária e crescente de coleta, processamento, armazenamento e distribuição informacional.

O SI atua para que as informações sejam tratadas adequadamente, garantindo impactos positivos em toda a estrutura organizacional e até mesmo nos modelos de gestão de determinada corporação.

Em um mundo onde informação é sinônimo de poder, fica fácil imaginar qual a importância do SI para a tomada de decisão em diversas – ou todas – empresas.

Isso acontece porque cada dado coletado é interpretado e pode ser considerado tão precioso a ponto de definir o rumo do nosso dia a dia.

< Leia também: Análise de Dados: entenda na prática e conheça os seus 4 principais tipos />

Quais são os fundamentos do Sistema de Informação?

Conhecer os fundamentos de SI é muito importante para entender melhor como todos os processos de fato funcionam. Pensando nisso, o primeiro passo é descobrir o que é um sistema e quais são suas possíveis divisões.

Vamos lá!

O que é um sistema?

Um sistema define-se como um conjunto de elementos que estão interligados e desempenhando determinada função de maneira conjunta para atingir os objetivos necessários.

Cada sistema pode ser dividido em algumas partes, como:

  • saída: apresentação de resultados do trabalho realizado;
  • entrada: insumos necessários para cumprir suas demandas;
  • processamento: processos que transformam os insumos em produto;
  • controle: monitoramento realizado para verificar a atividade do sistema;
  • feedback: parte da saída que informa ao sistema sobre seu funcionamento e permite que possíveis erros possam ser corrigidos.

Nos últimos tópicos, conversamos bastante sobre o poder das informações e como o SI é capaz de coletar diversos dados com o intuito de garantir um direcionamento informacional assertivo. Mas, afinal, o que é informação?

O que é informação?

Uma informação caracteriza-se pela junção de inúmeros dados que foram processados e devidamente organizados.

É importante ressaltar que dados isolados não têm valor algum, portanto, é apenas a soma e a análise deles que os tornam tão valiosos para muitas corporações.

Sistema de Informação: o que faz um profissional da área?

Agora que você já entendeu o que é um Sistema de Informação e seus principais fundamentos, chegou o momento de finalmente saber quais são as tarefas deste profissional.

Como visto, o processo de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados faz parte do que chamamos de SI e, consequentemente, do dia a dia do profissional desta área.

Considerada como função indispensável para qualquer empreendimento, a responsabilidade do trabalho está relacionada ao desenvolvimento e manejamento de programas informatizados.

Dessa forma, a área de atuação do profissional de Sistemas de Informação é organizar e garantir que todos os departamentos de determinada empresa tenham acesso ágil e seguro a todas as informações relevantes.

Assim, pode-se garantir que a corporação utilize tal conjunto de dados de maneira estratégica. No caso, o gerenciamento é feito a partir de fontes internas e externas, organizado em sites, bancos de dados ou softwares.

Perfil do profissional de Sistema de Informação

Quem deseja ter uma carreira em Sistema de Informação deve estar capacitado para atuar em todas as fases de desenvolvimento de sistemas. 

Por conta da importância que essa área tem para o planejamento estratégico das organizações, é importante que o profissional tenha algumas características, como:

  • ter afinidade com matemática e informática;
  • estar antenado às principais tendências do mercado e novas tecnologias;
  • ser ágil na identificação de problemas e conseguir propor soluções criativas e inovadoras;
  • ter inteligência emocional para lidar com os desafios que a área propõe;
  • ter conhecimento em inglês é um grande diferencial, uma vez que as principais linguagens de programação estão neste idioma.

< Veja mais: Qual a diferença entre TI e SI? Conheça as áreas />

O que se estuda na faculdade de Sistema de Informação?

Em SI, todos os estudos são voltados para análise e manipulação de dados e informações.

O estudante da área também conhece os conceitos e técnicas de informática, além da teoria de sistemas, que contribui com o conhecimento necessário para solucionar problemas relacionados ao tratamento da informação.

Além disso, é comum que algumas tecnologias e linguagens sejam ensinadas durante o curso, como:

  • Java;
  • C#;
  • Python;
  • JavaScript;
  • Métodos Ágeis;
  • Bancos Relacionais;
  • SQL.

< Veja mais: Linguagens de programação: as 5 mais utilizadas em todo o mundo />

Curso de Sistema de Informação

Alguns conteúdos variam de acordo com a instituição de ensino, mas grande parte da grade curricular de SI também conta com disciplinas como:

  • administração;
  • empreendedorismo;
  • ética;
  • algoritmos.

A semelhança existente entre Sistemas de Informação e demais cursos da área de tecnologia  – Ciência da Computação e Engenharia da Computação, por exemplo – é bastante questionada.

No entanto, algumas diferenças devem ser levadas em conta. A Ciência da Computação está voltada para questões mais acadêmicas e tem maior base em matemática. Já a Engenharia da Computação mistura software e hardware, bem como o SI envolve software e administração.

< Quer saber mais? Confira: Melhores faculdades de tecnologia: quais são? />

Vale a pena ter uma carreira em Sistemas de Informação?

A área de atuação de Sistemas de Informação é considerada como uma das mais promissoras do segmento de tecnologia e seu mercado é bastante amplo.

Por sinal, as funções exercidas por este profissional são imprescindíveis para o universo corporativo e para qualquer demanda relacionada à análise e processamento de dados.

Sabemos que a evolução tecnológica está apenas começando e portanto, a tendência é que as demandas para o futuro continuem a crescer. Dessa maneira, o papel do profissional de SI seguirá sendo extremamente valorizado e necessário.

Onde fazer faculdade de Sistema de Informação?

Se você chegou até aqui e deseja fazer parte do time de profissionais do futuro, o curso de Sistemas de Informação da Faculdade XP Educação é o primeiro passo para acelerar sua carreira.

Aqui na Faculdade XP, você se prepara para atuar em um mercado que exige profissionais cada vez mais qualificados.

Em paralelo, há a chance de alta empregabilidade em diversos tipos de empresas e você irá aprender com os melhores professores – os profissionais que, de fato, vivem a inovação.

Com essa formação, você se tornará um especialista em lógica de programação e gerenciamento de sistemas informáticos. Além de ter conhecimento prático de desenvolvimento de softwares, estará pronto para atuar nas mais diversas áreas do setor de Tecnologia. Dê o primeiro passo para acelerar sua carreira. Conheça mais sobre o curso e conquiste seu espaço no mercado de trabalho!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img