A transformação digital provocada pelo avanço da tecnologia tem gerado um alto volume de dados e informações para as empresas. Se antes a captação e análise desses dados era feita de maneira tímida, hoje já existem sistemas específicos. É o caso do Power BI, que otimiza esse processo e amplia a visão sobre o negócio.
Lançado em 2015 pela Microsoft, o Power BI é um dos softwares mais conhecidos e usados pelo Business Intelligence. Embora se fale muito sobre ele, ainda existem dúvidas sobre sua utilidade e funcionamento. Aqui neste artigo reunimos tudo o que precisa saber para gerar mais valor para a sua empresa. Vamos lá?
O que é Power BI?
Basicamente, o Power BI é uma ferramenta para organização, visualização e análise de dados. Ela foi desenvolvida pela Microsoft e ajuda as empresas a compreenderem melhor os dados coletados e tomarem decisões mais assertivas.
Imagine que você capta e armazena dados em diferentes sistemas, como SQL, Excel e SAP. Para montar visões a partir de tais dados, é preciso acessar esses sistemas individualmente, fazer as extrações e, eventualmente, combiná-las.
O Power BI é a solução para esse processo. Com ele, é possível direcionar os dados para um dashboard único, garantindo uma visão consolidada e completa.
Como o Power BI está relacionado com o Business Intelligence?
De acordo com a definição disponível no site da Microsoft, o Power BI é uma “plataforma unificada e escalonável para BI (Business Intelligence)”. Isso significa que ela viabiliza a inteligência do negócio a partir dos dados consolidados e apresentados em seu painel.
O que é Business Intelligence?
Para compreender melhor essa relação, é fundamental entender o conceito de Business Intelligence.
Embora tenha ganhado destaque nos últimos anos, esse não é um termo novo. Na verdade, ele data da década de 1980, quando as empresas passaram a priorizar a organização dos dados em prol de informações mais rápidas.
Na ocasião, o objetivo do BI era coletar, tratar e organizar os dados coletados. Dessa maneira, tornava-se possível tomar decisões mais estratégicas, baseadas nos resultados obtidos.
Hoje esse conceito tem sido cada vez mais adotado pelas companhias e existem até áreas específicas de BI. Isso porque o volume de dados armazenados é consideravelmente maior que há 40 anos e muito mais dinâmico. Isso sem falar que transformar os dados em informação é fundamental para escalar e se destacar no mercado.
Como o Power BI funciona?
Agora você já sabe que uma das funcionalidades do Power BI é consolidar dados de diferentes fontes. Por isso, o primeiro passo para o seu funcionamento é entender quais módulos serão considerados na construção do dashboard.
Entre as fontes frequentemente utilizadas pelas empresas estão sistemas de CRM e ERPs, bem como arquivos em Excel e linguagem SQL. Quando esses dados são inseridos no Power BI, eles são organizados e apresentados de maneira amigável, incluindo gráficos e indicadores.
O funcionamento do Power BI também contempla o uso de filtros para a combinação de dados. Assim, é possível obter informações estratégicas que guiem o negócio na tomada de decisões.
Para que serve o Power BI?
Quando falamos em grandes empresas, que utilizam diversos softwares para a captação de dados, também falamos sobre um grande volume de informações que, se não tratadas corretamente, geram pouca eficiência para o negócio. É esse desafio que o Power BI se propõe a resolver.
A principal função da ferramenta é organizar os dados transmitidos. Consequentemente, ela serve para simplificar e otimizar a visualização de informações sobre o negócio, favorecendo o entendimento e a tomada de decisões.
Quem costuma usar o Power BI?
Por ter uma navegação amigável e informações bastante claras, o Power BI pode ser usado por todos. Na verdade, essa é uma excelente maneira de ter visão sobre o negócio e sua performance em números.
Entretanto, quando falamos sobre obter respostas e, principalmente, traçar estratégias a partir de dados, é fundamental ter pessoas especializadas a frente da ferramenta. É o caso dos profissionais de business intelligence.
Esses profissionais muitas vezes têm entendimento de temas administrativos, financeiros e contábeis, bem como habilidades de processos, raciocínio e lógica. Assim, eles são capazes de criar modelos de dados e relatórios compatíveis com o negócio e suas necessidades.
Por fim, é o profissional de BI que tem expertise para olhar para o passado da companhia a partir de seus dados e prever possíveis impactos futuros.
Principais benefícios do Power BI
Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens e benefícios de usar o Power BI em seu negócio, listamos os 5 principais. Veja:
01. Integração com diferentes fontes de dados
Imagine uma rotina em que você precisa acessar um único link para ver dados de ferramentas como Analytics, Salesforce, Excel e MailChimp.
É essa capacidade de coletar dados de diferentes fontes que gera grande valor à ferramenta. Com ela, é possível visualizar informações robustas e completas a partir de diferentes etapas da jornada do negócio e de maneira consolidada.
02. Visão 360 do negócio
Complementar ao tópico 1, o fato de ter uma visão consolidada sobre os dados coletados faz com que a empresa tenha uma visão mais ampla também. Isso dá mais poder para entendimento do negócio, bem como para a elaboração de estratégias e previsão de riscos.
03. Fácil de ser implementado e compreendido
Engana-se quem pensa que é preciso ter grandes conhecimentos técnicos para implementar o Power BI. Essa tarefa é fácil e muito intuitiva.
Além disso, outra vantagem da transferência de diversas fontes para uma única ferramenta é o fato de que linguagens complexas se tornam facilmente compreensíveis.
04. Dados em tempo real
Tenha dados sempre atualizados em seu painel. Assim, a qualquer momento você pode fazer cruzamentos baseados em situações recentes e se planejar em cima disso.
E tem mais: diferente do Excel, que suporta cerca de 100 mil linhas, o Power BI pode receber milhões. Isso contribui com a visão consolidada das informações.
05. Personalização
O Power BI tem flexibilidade para personalizações de seus dashboards. Assim, você pode optar por ordenar os dados da maneira que for mais conveniente, inclusive com gráficos e indicadores.
>>> Se você tem interesse em seguir na carreira de BI, que tal se matricular no bootcamp Gestor de Business Intelligence, da XP Educação?
Nele, você adquire habilidades para se tornar a peça principal na tomada de decisões para o negócio a partir de dados e análises. Aprenda sobre fundamentos da estratégia organizacional, domine estatísticas, análise de gráficos e muito mais.
Assinantes Multi+ têm acesso a esse e dezenas de outros cursos e especializações. Para conferir mais detalhes sobre, clique aqui.