O que é espólio e como fazer a declaração no IRPF? 

Após o falecimento de uma pessoa da família, é normal surgir a dúvida sobre o que é espólio. O assunto ganha destaque porque está relacionado a todos os bens que foram deixados por alguém depois da morte.

Geralmente, esse processo não ocorre da noite para o dia. Ele pode demorar meses ou anos para ser concluído e necessita de um representante para acompanhar todas as etapas. 

Neste artigo, explicaremos mais detalhes sobre o que significa espólio e inventário, quem representa o espólio, entre outras questões. Leia até o final e saiba tudo sobre esse documento. 

O que é o espólio?

Espólio é um grupo de bens e direitos que foram deixados por um indivíduo falecido para os seus herdeiros. Em outras palavras, o espólio se refere ao patrimônio líquido de uma pessoa antes de ir a óbito. 

De forma jurídica, o espólio é denominado de “de cujus” e está relacionado a todo o património que o falecido deixou para os seus herdeiros legais. Em um único espólio, é possível encontrar os seguintes elementos abaixo.

  • Imóveis;
  • Carro;
  • Aplicações financeiras;
  • Saldos em conta corrente;
  • Contas a receber (cheques e notas promissórias). 

Qual a diferença entre espólio e herança?

Uma situação bastante comum é confundir espólio com herança. Embora sejam parecidos, cada termo tem a sua particularidade. 

  • Espólio: está relacionado aos bens e direitos que um indivíduo deixou para os seus herdeiros. No documento, não estão compreendidos os deveres da pessoa;
  • Herança: contém o espólio (conjunto de bens e direitos) e os deveres (dívidas, ações legais) do indivíduo que faleceu. 

Quem representa o espólio?

Essa resposta depende do período em que se encontra o inventário: antes ou depois da abertura do processo. Confira abaixo quem pode representar o espólio em cada etapa. 

Administrador provisório

O falecimento de uma pessoa e a abertura do processo de inventário nem sempre ocorrem de forma imediata. Os casos podem sair do papel depois de meses ou até anos. Porém, o espólio não fica sem representante. A responsabilidade é direcionada a um administrador provisório. 

O mais interessante é que esse indivíduo não precisa de uma nomeação formal. Basta escolher alguém que tinha um contato frequente com a pessoa falecida. 

Porém, é importante deixar claro que o administrador provisório é responsável por prestar contas, ou seja: ele deve informar o que foi feito com o espólio até o momento em que o inventário entra em produção. 

Então, é necessário mostrar recibos, transações e tudo que estava sob responsabilidade dele. Os danos sofridos pelos patrimônios também devem ser registrados. 

Inventariante

Após a abertura do inventário, independentemente se ele é judicial ou extrajudicial, é escolhido um inventariante, isto é: um indivíduo responsável legalmente para desenvolver o documento e o espólio. A definição pode ser feita pelos herdeiros, caso ocorra consenso entre os familiares. 

Se algum membro da família discordar da pessoa escolhida para ser inventariante, a prioridade é sempre do cônjuge ou companheiro da pessoa falecida. Na ausência dele, o administrador provisório tem a preferência. 

Como é feita a divisão de um espólio? 

Após descobrir o que é espólio, provavelmente, você está com dúvidas sobre como é feito o processo de divisão dos bens, não é mesmo? Bem, ela é documentada por meio de um inventário. O documento é produzido quando alguma pessoa da família morre e ela detém um patrimônio. 

Porém, conforme aponta o artigo 1784 do Código Civil, a posse e o domínio de bens é transferido de forma automática aos sucessores, não sendo necessário a formalidade. 

Para a representação do espólio, é fundamental nomear em juízo um representante. Ele, que será denominado como inventariante, deve ser selecionado pelos próprios herdeiros. 

Quais são os riscos do espólio? 

Todos os envolvidos (herdeiros, administradores provisórios e inventariantes) precisam redobrar a atenção em relação ao espólio de um falecido. 

Além de ser uma grande responsabilidade, em grande parte dos casos, esse processo gera brigas na família. O sentimento ocorre quando alguém toma uma decisão sem consultar outras pessoas. 

A melhor estratégia é sempre encontrar um consenso para as discussões. Dessa forma, impede que qualquer pessoa seja prejudicada. Além disso, quando as situações não são resolvidas com parcimônia, o processo é conduzido com mais lentidão. 

Confira dicas de como falar de dinheiro com a família nessa live da XP Educação + QCarreiras

Como é feita a declaração do imposto de renda de um espólio?

O processo é aplicado normalmente. Assim, a obrigação de contribuir com o imposto de renda da pessoa física prosseguirá mesmo depois do falecimento. 

De forma prática, o “de cujus” tem obrigação de declarar o imposto de renda do espólio. Essa exigência é aplicada até que ocorra a conclusão da partilha legal dos bens entre os herdeiros. 

A partir de agora, o espólio pertence aos herdeiros e, por isso, deve ser declarado como patrimônio deles e os respectivos impostos sobre herança.

Formas de declaração do Imposto de Renda 

Há três opções que podem ser aplicadas para a declaração do Imposto de Renda, de acordo com o programa padrão da Receita Federal. Elas são classificadas como inicial, intermediária ou final. 

  • Declaração inicial: está relacionada ao ano-calendário do falecimento;
  • Declaração intermediária: está associada aos anos-calendários posteriores ao falecimento, enquanto o inventário está sendo conduzido. Então, durante a execução do inventário até o ano anterior ao da decisão judicial transitada em julgado da partilha de bens, a responsabilidade da declaração de renda é do inventariante; 
  • Declaração final: está relacionada ao ano-calendário em que foi proferida a decisão judicial transitada em julgado da partilha. Nessa situação, é concluída a vida fiscal do “de cujus”, sendo quitada as obrigações dele com a Receita Federal. 

Agora que já sabe o que é espólio, restou alguma dúvida?  Se você deseja se aprofundar sobre outros termos importantes do mercado financeiro, a XP Educação tem o curso perfeito para você.

Continue Aprendendo

spot_img