O que faz um Analista de Dados? Veja funções, salário e o mercado de trabalho da área

As carreiras ligadas à tecnologia têm registrado aumentos cada vez mais significativos. No artigo abaixo você conhece mais sobre a análise de dados

Não é segredo que o mercado de tecnologia tem aberto cada vez mais espaço para novos profissionais. Falando especificamente da área de dados, as oportunidades são promissoras, com crescimento de mais de 500% na demanda. O problema, no entanto, é que muita gente não sabe exatamente o que faz um analista de dados. Assim, também não se prepara corretamente para seguir na carreira.

Para ajudar você a atingir seus objetivos e a ingressar nesse mercado, preparamos um conteúdo especial. Nele, falamos como surgiu a profissão e o que faz um analista de dados, incluindo suas principais atividades.

O que faz um analista de dados?

Imagine que uma confeitaria deseja acrescentar novos doces ao seu cardápio. Para que as opções escolhidas façam sucesso entre os clientes, o dono fez algumas análises prévias. Entre elas, os sabores mais consumidos e o valor médio gasto a cada compra.

A função do analista de dados é basicamente essa. Tomar decisões a partir de dados coletados. Mas não pense que é tão simples quanto parece.

No universo da tecnologia, uma grande quantidade de informações é coletada e armazenada em sistemas complexos e com linguagens específicas. Por isso, um dos papéis desse profissional é o de traduzir as informações. Em resumo, ele as recebe, traduz, analisa e gera insights valiosos para os negócios.

De onde surgiu essa profissão?

Assim como no exemplo da confeitaria, a análise de dados sempre esteve presente na sociedade. Porém, diante de uma demanda cada vez maior de informações provocada por eventos como o da transformação digital, a profissionalização se tornou necessária.

Os primeiros passos dessa carreira foram dados no cenário acadêmico. Por volta de década de 1960, quando um grande volume de dados começou a circular nas universidades americanas, cientistas desenvolveram programas capazes de otimizar esse processamento.

Pouco tempo depois, a troca de informações aumentou consideravelmente, assim como a demanda por pessoas capazes de administrá-las. Assim nasceu o analista de dados.

Quais as principais funções o analista de dados?

De maneira ampla, as atividades desse profissional se estendem desde o recebimento dos dados até a geração de insights. Mas o escopo pode variar de acordo com o nível ou a empresa de atuação.

Veja algumas das principais atividades e como elas funcionam de maneira mais detalhada:

Obtenção de dados

Para isso, ele desenvolve ou implementa sistemas de coletas de dados e os sincroniza aos sistemas de captação da empresa.

Desenvolvimento e acompanhamento de KPIs

Para garantir que os dados obtidos sejam relevantes, o analista cria KPIs de acompanhamento.

Interpretação e análise

Após extrair os dados, ele faz cruzamentos e interpretações a partir das necessidades e estratégias do negócio. Para isso, usa ferramentas e técnicas estatísticas.

Geração de insights

Com os resultados das análises, o profissional identifica padrões e tendências do consumidor. Assim, pode gerar insights valiosos para o time de negócios, contribuindo com decisões mais inteligentes e rentáveis.

Limpeza de dados

A partir de indicadores de desempenho, o profissional identifica problemas e falhas de desempenho e os corrige. Além disso, nessa etapa ele também limpa e organiza os dados para descartar informações irrelevantes.

Quanto ganha um analista de dados?

Assim como todas as carreiras ligadas à área de tecnologia, a análise de dados é promissora financeiramente.

De acordo com o site Glassdoor, a média salarial de um Analista de Dados é de R$ 4.452. Esse valor pode variar conforme o nível de senioridade do profissional, ou seja, se ele é Júnior, Pleno ou Sênior, e também suas habilidades técnicas e a política salarial da empresa recrutadora, podendo passar de dois dígitos.

Mercado de trabalho: quais são as perspectivas para essa carreira?

Em um passado não muito distante, imaginar a comunicação em tempo real com qualquer parte do mundo era quase impossível. Com a cultura digital, as atividades online ganharam mais espaço e relevância.

Hoje, praticamente todas as empresas estão conectadas e interagindo com seus clientes e mercado. É por isso que a demanda por profissionais capazes de coletar e interpretar essas informações aumentou.

A criação de aplicativos, redes sociais, novos serviços financeiros e demais funcionalidades são essenciais para o funcionamento da sociedade. Para todos eles, um profissional de dados precisa estar disponível.

Assim, o mercado de trabalho para o analista de dados é promissor. E considerando que hoje essa posição ainda tem lacunas, se destacarão os que estiverem prontos.

Na XP Educação, o bootcamp de Cientista de Dados oferece uma visão completa sobre técnicas, conceitos e ferramentas para uma melhor coleta, armazenamento e interpretação dos dados. Com ela, o profissional desenvolve habilidades para atuar no banco de dados de qualquer empresa do país!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img