O que faz um arquiteto de software e como iniciar na área?

Pensando em alavancar a sua carreira em TI? Trabalhar com arquitetura de software pode ser um bom caminho!

Pensando em alavancar a sua carreira em TI? Trabalhar com arquitetura de software pode ser um bom caminho. Esse profissional trabalha para entregar valor aos negócios de empresas, clientes, parceiros e colaboradores.

Ele é responsável por garantir o seguimento das diretrizes de um projeto de desenvolvimento de software que, geralmente, são: qualidade dos sistemas, contexto organizacional, funcionalidade, usabilidade, performance, desempenho e baixo custo de investimento.  

Com todas essas responsabilidades, o arquiteto de software é o profissional que está envolvido diretamente com mais questões estratégicas do que técnicas de uma operação.

O especialista estuda como as empresas podem melhorar sua performance por meio do desenvolvimento de sistemas e aplicações. Para lidar com essas demandas, as habilidades interpessoais como liderança e gestão de pessoas também são bem-vindas.

Quer descobrir mais informações sobre o arquiteto de software? Então, leia o conteúdo até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é desenvolvedor de software? 

É o profissional responsável pelo planejamento, desenvolvimento e teste de uma aplicação web, que pode ser um software, um aplicativo, um website, um sistema operacional, entre outras opções.

O desenvolvedor de software é um dos especialistas mais importantes de todo o segmento tecnológico, uma vez que o crescimento da inteligência artificial não seria possível sem a atuação de programadores de qualidade. 

Quais são os diferenciais do arquiteto de software?

O principal diferencial do arquiteto de software, comparado a outros cargos de tecnologia, é priorizar a etapa da solução de um problema de modo eficiente, enquanto as outras pessoas do time estão focadas na  implementação. 

Por isso, é tão importante que este profissional tenha uma visão direcionada aos negócios. 

O que faz um desenvolvedor de software? 

É comum encontrar diferentes tipos de arquitetos de software nas corporações, porque depende da maturidade da empresa e também da especialização do profissional. Porém, algumas funções são imprescindíveis para desempenhar este cargo.

  • Definição da estratégia e escolha da tecnologia certa para o desenvolvimento de um software;
  • Seleção de ferramentas, códigos, programação, sistemas e linguagens;
  • Identificação e compreensão das prioridades da empresa e dos negócios;
  • Tomada de decisão com base no design e limitações do sistema. 
  • Revisão e teste do modelo de padrão de arquitetura.
  • Trabalho em equipe com líderes de diferentes áreas.

Conhecimento prévio do arquiteto de software 

O arquiteto de software precisa ter uma base sólida de conhecimento em desenvolvimento de front-end, back-end e full stack . Sem contar análise de negócio e arquitetura de dados. 

“Para entrar na área de arquitetura de software, o profissional precisa primeiro dominar o desenvolvimento de sistemas e estar disposto a encarar desafios, inclusive em tecnologias que nunca atuou antes”, reforça Rafael Lobato, professor de Arquitetura de Software da XP Educação. 

Hoje, um arquiteto de software precisa ter nível sênior de conhecimento, porque é primordial aplicar habilidades técnicas de outros trabalhos anteriores. 

“Normalmente, este profissional já trabalhou com a implementação de software com foco nas camadas de front, back-end e arquitetura de dados para, depois, conseguir priorizar o desenvolvimento de soluções para os sistemas e aplicativos com um foco mais estratégico. Em algumas empresas o arquiteto pode até fazer parte do corpo executivo”, explica Lobato. 

Qual o papel do arquiteto de software dentro da carreira de desenvolvimento de sistemas? Confira no vídeo abaixo em quais níveis o profissional pode atuar e como os aspectos tecnológicos impactam o estudo da arquitetura de software. 

Qual é o perfil do arquiteto de software mais desejado por recrutadores? 

Você gosta de estudar, tem facilidade para aprender coisas novas, está aberto para desafios, analisa as situação antes de tomar uma decisão e possui habilidades de comunicação e gestão de pessoas? 

Se respondeu sim para todas as alternativas anteriores, investir nessa profissão pode ser um caminho viável para a sua carreira. 

No entanto, não pense que será fácil desempenhar esse papel nas empresas, porque é preciso ter um senso crítico e analítico bem aguçado para que a tomada de decisão seja mais rápida. 

O conhecimento técnico também é essencial para que este profissional consiga encontrar a melhor solução para os negócios, já que é fundamental levar em conta os recursos, ferramentas e sistemas disponíveis para desenvolver novos projetos ou atualizar o software existente. 

Dentro das competências, o perfil do arquiteto de software deve atender algumas características básicas. Veja abaixo quais são as mais importantes.

Criatividade

Uma boa parte da rotina do arquiteto de software será encaminhar diferentes soluções para potenciais problemas e abstrações, sem ter de fato um objeto palpável pela frente. 

Por isso, o profissional precisa ter uma mente lúdica para usar as tecnologias disponíveis de formas efetivas. Sair da zona de conforto é fundamental.

Senso Crítico

O arquiteto deve ter uma visão analítica dos problemas apresentados para desenvolver soluções adequadas às necessidades dos negócios, com base em uma estratégia consistente, eficaz e assertiva.

Proatividade

Acompanhar as novidades do mercado e explorar as ferramentas é uma característica essencial para um profissional de TI em qualquer área. Isso porque é importante testar diferentes padrões, atualizações e novas linguagens. Assim, fica mais fácil desenvolver a criatividade e senso crítico nas tomadas de decisão.

Resiliência

Por lidar com diferentes áreas, pessoas e dificuldades no dia a dia, o profissional deve aprender a lidar com pressão ou mudanças no direcionamento de um projeto.

Comunicação

Lidar com pessoas e explorar o carisma pessoal são essenciais para o arquiteto de software. Afinal, muitas vezes, será necessário usar a oratória para explicar de que maneira o problema pode ser resolvido, seja para os outros colaboradores ou clientes.

O arquiteto de software precisa ser comunicativo e explorar suas competências interpessoais para desempenhar seu papel nas empresas. 

O conhecimento técnico é importante, mas a combinação do perfil é levada em conta no momento da contratação. É um cargo que exige habilidade emocional de uma pessoa. 

Quais são as habilidades necessárias do arquiteto de software?  

Quando se fala em soft skills, também conhecidas como competências comportamentais, o arquiteto de software deve contar com o poder de persuasão para realizar a negociação de projetos com clientes, parceiros e até outros times. 

É necessário também ter senso crítico e um perfil de liderança para conseguir desenvolver a sua equipe no trabalho

Já no quesito capacitações técnicas – ou hard skills –, é vital que o arquiteto de software tenha experiência em full stack – programador que atua no desenvolvimento completo de uma aplicação. 

Quais são os principais desafios para desenvolver um software?

A responsabilidade pelo desenvolvimento inicial de uma aplicação está nas mãos do arquiteto de software, que precisará se certificar de que algumas medidas e soluções estão sendo consideradas pelos diferentes gestores de um projeto. 

Diante desse cenário, é possível dizer que o envolvimento deste profissional ocorre, desde a ideia à ação de um sistema.

Com o avanço do projeto, o arquiteto de software terá que se adaptar às diferentes tarefas em sua rotina. Em um único dia, é possível desempenhar funções bem distintas. Nada de mesmice!

Quer conhecer mais informações sobre a carreira de arquiteto de software? Dê o play no vídeo abaixo e descubra todos os detalhes nesse webinar exclusivo. 

Quais são as empresas que precisam de um arquiteto de software?

Qualquer negócio que tenha algum tipo de tecnologia envolvida precisa de um arquiteto de software. 

O profissional é responsável por garantir que o desenvolvimento das soluções estejam de acordo com os padrões necessários e atue de modo assertivo, como mencionamos no conteúdo sobre a definição e aplicação da arquitetura de software

“Toda solução tecnológica se inicia a partir de uma boa solução arquitetural”, completa Lobato.

Qual é o salário do arquiteto de software?

Por ser um cargo com grandes responsabilidades, os profissionais que decidem seguir a carreira de arquiteto de software costumam ser bem remunerados pelas empresas. De acordo com o site Vagas, o salário pode variar entre R$7 mil a R$12 mil reais por mês. 

Para chegar em um nível mais sênior, o profissional precisa completar algumas certificações educacionais após completar o seu bacharel. 

Hoje, muitos arquitetos de software escolhem Ciências em Computação como sua principal formação e, em seguida, buscam por cursos de pós-graduação ou MBA com foco em arquitetura de software .

Para se destacar em um mercado de trabalho competitivo, o profissional que busca por uma educação de excelência precisa considerar os métodos de ensino e níveis de interatividade para conseguir aplicar a teoria em suas tarefas no cotidiano. 

“Fora a prática, as disciplinas para a formação de um arquiteto de software precisam estar voltadas para o desenvolvimento de sistemas e detalhamento dos padrões arquiteturais”, reforça Rafael Lobato, professor da XP Educação. 

Como ser um arquiteto de software? 

A pós-graduação em Arquitetura de Software e Soluções é uma das possibilidades para ajudá-lo a ingressar nesse mercado. Você aprende na prática com profissionais experientes. Esqueça aquelas metodologias complexas e que não ajudam o aluno a lidar com situações reais de trabalho. 

Na XP Educação, as turmas são reduzidas para facilitar o seu aprendizado. Você também tem acesso a debates interativos ao vivo para estudos de caso e soluções colaborativas. E mais: interação, trocas, práticas e aprendizado com profissionais experientes.

O mundo de Arquitetura de Software e Soluções pode ser um bicho de sete cabeças. Mas, quando você aprende com desafios reais, de empresas reais, com interação de alunos e professores, o processo se torna ainda mais fácil. 

Matricule-se agora mesmo na pós em Arquitetura de Software e Soluções e conclua a sua formatura em até 7 meses. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img